Certificação da Batata. Antes um ideal, agora uma realidade.

Juliani Kitakawa – Gerente Técnica
SGS do Brasil Ltda. – www.br.sgs.com
Acompanhando as exigências do mercado e do consumidor cada vez mais consciente, a ABBA criou em 2003, o Programa de Certificação Voluntária, fundamentado em Boas Práticas Agrícolas, Proteção ao Meio Ambiente, Conduta Socialmente Responsável, Garantia do uso correto de agroquímicos e Rastreabilidade.
Nos anos de 2004 e 2005 a ABBA promoveu palestras e treinamentos que buscaram fornecer aos associados as informações necessárias para a implantação do programa e a busca da certificação.
Programas de certificação da produção agrícola têm sido cada vez mais presentes no mercado internacional, dentre os quais podemos citar: Eurepgap (para frutas e vegetais, café e criação animal), Utzkapeh (código de conduta para produção de café), PIF (Produção Integrada de Frutas), dentre outros.




A certificação é a comprovação de atributos intrínsecos e reafirmação a segurança quanto ao consumo, principalmente quando se trata de um produto básico e necessário para a sobrevivência, como é o caso dos alimentos. É a forma de demonstrar que o produto atende a características que o cliente deseja, mas não consegue visualizar no produto. Assim, através de um certificado ou selo, o cliente acredita que o produto satisfaz seu desejo quanto a aspectos ligados à segurança do alimento e responsabilidade sócio-ambiental.


Para o processo de certificação a ABBA conta com os serviços da SGS do Brasil, multinacional suíça, líder mundial em inspeções, testes e certificações, a qual avalia de forma independente todo o processo produtivo e emite o certificado de conformidade. Em abril deste ano, o produtor Marcelo Balerini de Carvalho, foi o primeiro certificado no Programa ABBA, para 164,5 ha para as fazendas Marazul, Paiol Queimado, Santa Regina, São João, Eixo Quebrado e Chácara Montesa.
Recentemente, as fazendas Ãgua Santa e Lagoa da Capa, do produtor João Emílio Rocheto, com área cultivada de 553,31 ha, também foi certificado.


O programa de certificação traz benefícios internos e externos. Internamente, há uma maior “profissionalização” do trabalho, com o treinamento dos colaboradores, registro das aplicações de agroquímicos e fertilizantes, controle de estoques, controle de prazo de carência, uso de técnicas adequadas que visam a minimização do uso dos recursos. Externamente, o produtor pode demonstrar sua preocupação com os aspectos ligados a qualidade, segurança do produto e dos trabalhadores e meio ambiente, estando apto a atender programas de avaliação de fornecedores de indústrias de alimentos e grandes redes de varejo, o que melhora seu posicionamento nas tratativas comerciais.
A ABBA incentiva para que outros produtores sigam o exemplo do Balerini e Rocheto e busquem a certificação, para que possa, cada vez mais, promover a qualidade do produto certificado e melhorar seu posicionamento no mercado nacional.


Para programar sua auditoria de certificação ou pré-auditoria, o produtor deve entrar em contato com a SGS através do e-mail: katia_nogueira@sgs.com ou pelo telefone 11-55048889 (somente aos associados ABBA que fazem parte do grupo que aderiu ao programa de certificação).


 

VEJA TAMBÉM

Restaurantes – Trairas Filé

Batata é um dos ingredientes mais consumidos em restaurantes “Maioria dos pratos do Traira’s Filé, de Minas Gerais, acompanha batata” Restaurante consome cerca de300 kg de batata pré-frita por mês Um dos ingredientes mais consumidos...

LER

IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE SEMENTES DE BATATA

Uma perspectiva do que ocorreu no setor nos últimos dez anos Alexandre Andreatta, representante no Brasil de HZPC Holland B.V. e Semillas SZ S.A.tatasem@uol.com.br Podemos produzir no Brasil sementes de batata em material básico...

LER

UMA PERSPECTIVA DIFERENTE

ANDREU, Mario Alejandro. Licenciado en Genética (U.Na.M./Misiones/Argentina). Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas. (DBI/UFLA/MG). Diretor da empresa exportadora ANDREU ALIMENTOS, San Javier, Misiones-Argentina. – marioandreu@ig.com.br Como leitor desta prestigiosa revista, tive a oportunidade...

LER

Produção de Juta

Para falarmos sobre a juta, gostaríamos inicialmente de comentar e esclarecer o que de fato vem a ser esse material. A Juta (Corchorus Capsularis) é um arbusto de cerca de 3 m de altura...

LER