Associativismo e Cooperativismo uma idéia que deu certo


Vargem Grande do Sul, desde a década de 50 já se plantava batata na Serra da Mantiqueira, em 1966 iniciou o plantio nos campos, por imigrantes japoneses. Sendo plantado até hoje. No final dos anos 80, pelas dificuldades existentes na bataticultura, houve a necessidade de mudanças. E no ano de 90, inicia-se a Associação dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul com apenas 14 associados, contando atualmente com mais de 140 associados, atuando na região de Vargem Grande do Sul (Aguaí, Casa Branca, Itobi, Santa Cruz das Palmeiras, Mogi Guaçú, São João da Boa Vista e Vargem Grande do Sul) e ainda nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina, com projeção estadual, nacional e internacional, onde os nossos associados cultivam atualmente 9.000 hectares de batata colhida nos meses de Julho a Outubro (consumo, industria e semente), 16.000 hectares de milho e aproximadamente 12.000 hectares de feijão na região de Vargem Grande do Sul (SP).


Em 95, devido o advento da tecnologia fez – se necessário introduzir novas tecnologias para baixar custos, e uma vez mais o grupo de bataticultores une – se. Iniciando a construção da Câmara Frigorifica, sendo inaugurada em setembro de 1995 a 1ª Câmara com 50 mil caixas em 96 amplia para 100 mil, em 98 para 150 mil , em 99 – 200 mil, em 2001 com 250 mil caixas e atualmente conta com uma capacidade de armazenamento de 300 mil caixas. Hoje, como já se pode ver somamos 300 mil caixas de batata semente, sendo assim a maior ou uma das maiores Câmara Frigorifica de batata semente do Brasil e da América do Sul.
Devido a globalização precisamos de novos rumos, nova tecnologia para que nossos custos sejam competitivos no mercado nacional e, principalmente, para que possamos ter resultados satisfatórios, o que não vem acontecendo.


Por isso, mais uma vez unimos o grupo de bataticultores da região para criarmos e inovarmos, sendo que no ano de 2000 fundamos a COOPERBATATA – Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul, onde esta empresa é responsável pela aquisição de insumos de nossos associados, conseguindo desta também reduzir os custos na aquisição de insumos em conjunto com nossos produtores. No ano de 2003, fundamos o Condomínio dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul, entidade que gerência toda a parte de Departamento Pessoal de nossos trabalhadores volantes (colhedores), sendo que naquele ano de 2003 trabalhamos com uma média de 850 trabalhadores rurais e no ano de 2006 foram mais de 1.100 trabalhadores rurais, todos com registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social, e o que é fundamental a garantia de seus direitos preservados e nós Bataticultores temos a certeza e a segurança de estarmos fazendo nossa parte social. Já no ano de 2005, nos unimos mais uma vez e assim iniciou o Laboratório de análises em viroses da batata , dando uma maior agilidade no processo e sempre visando a qualidade e eficiência em nossos resultados laboratoriais. E por fim no ano de 2006, inaugurou se a unidade de grãos da Cooperbatata, visando desta forma agregar valores em nosso produto, uma vez que passamos a ter parte da comercialização também.


Atualmente, a região de Vargem Grande do Sul se destaca na bataticultura nacional, sendo responsável por 60% da batata de inverno do estado de São Paulo e 50 % de toda a batata produzida no Brasil neste período de inverno, com alto índice de tecnologia e produtividade, se destacando principalmente na qualidade de nossas batatas. Há mais de uma década de existência a ABVGS – Associação dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul vem fazendo um trabalho sério, honesto e transparente junto a bataticultura nacional, apoiando e unificando o setor em seus diversos seguimentos, sendo que no período de nossa colheita concentramos grande parte de informações do mercado nacional, servindo de referencia para toda a cadeia produtiva da batata.


Apesar de todas as dificuldades encontradas em nosso caminho podemos hoje afirmar com firmeza e confiança que graças a união de nossos associados conseguimos nos tornar uma instituição sólida e respeitada em todos o nosso país e sabemos que temos muito a fazer ainda pela nossa bataticultura.


Antônio Carlos Gonçalves Filho
Presidente ABVGS-Associação dos Bataticultores
da Região de Vargem Grande do Sul
abvgs@abvgs.com.br
telefones: (19) 3641-3116 / 3641-3831


 

VEJA TAMBÉM

Mudanças no mapa da bataticultura nacional.

Com a reestruturação da cadeia, surgem novas regiões produtoras, mais modernas, mas ainda incapazes de agregar valor final ao produto João Paulo Bernardes Deleoe Margarete Boteonorcepea@esalq.usp.br No Brasil, a produção de batata já foi...

LER

Variedades – Novas Variedades e Proteção: problema ou solução

 Engº Agrônomo Paulo Roberto PoppPP Consultoria Agrícola Ltda., pesquisador e consultor de empresas obtentoras de variedadesrppopp@netpar.com.br     A legislação da proteção de cultivares no Brasil completou 10 anos em 2007. Lamentavelmente, a grande...

LER

Seção Especial 100 Anos de Imigração Japonesa – História de um pioneiro

Produção de batata no sudoeste de São PauloAntonio Kaitro Warikoda filho de Tasaenon Warikoda e Sue  Warikoda, natural de Aira Gun – Fukushima Mura da província de Kakoshima Ken. Nascido em 19 de agosto...

LER

Aruba Chopp & Bar

Rua das Castanheiras, 150, Centro78550-000 – Sinop/MT(66) 3531.8838Caco Carvalho (proprietário)cacocarvalho@hotmail.com 1 – Onde você compra batata fresca para seu restaurante?Nossas compras são feitas no supermercado local. 2 – Que tipo de batata fresca e...

LER