Seção Especial – Ano Internacional da Batata – Saudação à Batata Brasileira

Neste ano em que merecidamente te homenageiam, oh batata, que todos os teus clones sejam venerados, não importa tua idade ou tua origem.
Simplesmente serás brasileira se nosso solo aqui te acolhe. Saúde e vida longa, para ti e teus admiradores. Prosperidade para todos os que te cultivam e os que te fazem chegar à mesa dos que te apreciam cada vez mais.
Que tua semente seja sempre boa, preservados fielmente teu “pedigree” e tua sanidade, e daí aproveita a chance de expressar teu quase inigualável potencial produtivo.
Teu broto seja forte, rompa os torrões úmidos, quiçá suficientemente férteis. Nasce de novo, perpetua teu tipo e abre tua copa para receber a brisa fresca e pura de que necessitas.
E, ao encontrares a claridade, repete o milagre da vida que transforma a luz do sol nesse alimento abençoado.
Tuas raízes claras desçam fundo em busca dos adubos e da água que te suportam e te dão força. Agradece se esses te forem fornecidos em doses apenas necessárias.
As tuas partes cresçam livres das pragas que te afligem. Se necessário, combate-a, que te submetam somente à proteção que te seja permitida, para que não carregues, nunca mais, a pecha de vilã da natureza pelos venenos em demasia que recebes e que quase sempre te sufocam.
Confirma o cio da terra. Engravida por baixo teus estolões, racha o solo e cresçam fortes teus tubérculos… nutritivos, sim, lisos se puderes, enquanto assim os preferirem. Faze da tua cova um ninho farto de batatas, presente antigo dos deuses das terras altas dos Andes.
Enfeita os campos com teus cachos coloridos. Belo é que, mesmo sem flores, tuas lavouras são jardins. E, ao ser cultivada com respeito à natureza, do Sul ao Nordeste, seja colhida com fartura, abarrotando sacos e carretas que vão te espalhar por esse Brasil afora.
Abastece feiras, bancas e indústrias de matéria prima Dedicada aos heróis batateiros do Brasil. E em especial aos seus amigos especiais: Olavo Boock, Delorge Costa e Sérgio Regina nobre. Vira alimento esse energético, que ajuda a matar a fome dos pobres – mesmo que hoje ainda delicie mais os ricos – e seja até o raro alimento dos aflitos pelas dores.
Que um dia te aceitem sem preconceitos, seja de cor, formato, tamanho e pele, para que teu consumo neste Brasil mestiço não venha a sucumbir por abundante oferta desta matéria prima aguada em que hoje te transformaram.
E ao procurarem te fazer melhor, que não te sujeitem a genes estranhos, só em nome da modernidade, mas que não te neguem as tecnologias desenvolvidas para teu bem (e o dos que te apreciam).
Que continues saudável a gordos e magros, a doentes e sadios, a carnívoros e vegetarianos, enfim, a todos nós que te saudamos.
E que sejas sempre a batata contundente (não batatinha), sul-americana de origem (inglesa que nada), brasileira por adoção, maçã da terra, nosso alimento, ganha-pão de heróis.


Dedicada aos heróis batateiros do Brasil. E em
especial aos seus amigos especiais: Olavo Boock,
Delorge Costa e Sérgio Regina

VEJA TAMBÉM

Quando se está virado para Lua

José Marcos Bernardi – batata@solanex.com.br – (19) 3623.2445 Não é só pelos subsídios agrícolas que os americanos conseguem sucesso na atividade agrícola. Há também algumas coincidências naturais, que lhes são altamente favoráveis. Seja pelo...

LER

Batata Show – A voz da Cadeia Brasileira da Batata

LER

Produção Integrada-Boas práticas de campo produz batatas sadias e incentiva a produção integrada

A produção de batata que predomina no Brasil é altamente tecnifi cada e não há como não ser. O produtor que o diga. Hoje já não há lugar para oportunistas leigos, atraídos pelos altos preços sazonais. Estes permanecem por poucos...

LER

A maioridade da batata suíça “made in” Brasil – Criação do restaurateur Robert Amorim completa 18 anos de sucesso

LER