Certificação – Certificação GLOBALGAP Batata e Alho Wehrmann

Produção certificada é sinônimo de garantia de permanecer e conquistar novos mercados



Mariana Burgos Meloni
Consultora em Certifi cação de Qualidade Agropecuária


Agrícola Wehrmann,
Cristalina (GO)
(61) 3204-5300
www.wehrmann.com.br


A crescente preocupação do consumidor final em relação à segurança, qualidade sanitária e condições em que os alimentos são produzidos, fazem com que a Certificação Agropecuária torne-se cada vez mais uma ferramenta imprescindível para
que os produtores rurais, exportadores e processadores consigam manter mercados e acessar novos. Grandes redes de supermercado começam a colocar a certifi cação dos alimentos como uma exigência para os fornecedores. Os governos aumentam as legislações sobre o tema (Ex: Japão,  Europa e Estados Unidos). E para os produtores, a certifi cação é uma oportunidade de aprimorar o sistema produtivo, enquadrar-se nas novas exigências de mercado e tornar o negócio mais competitivo.


Agregar valor é necessário


A certificação permite agregar maior valor ao produto, e possibilita aos produtores atingirem novos mercados que exigem o cumprimento das normas, garantindo um melhor preço para o produto.
Com base neste panorama a Agrícola Wehrmann Ltda., grande produtora  de grãos; sementes e hortaliças no município de Cristalina (GO), investiu desde setembro de 2007 na implantação do Protocolo de Certifi cação GLOBALGAP (antes conhecido como EUREPGAP), sob a coordenação da consultora Mariana Burgos Meloni, e conseguiu em maio a certifi cação das produções de alho e batata, através da Certificadora OIA Brasil.
A norma consiste em um Sistema de Gestão da Qualidade e visa as Boas Práticas Agrícolas, que abrange pontos referentes à segurança e higiene na produção do alimento; conservação do meio ambiente; segurança e saúde dos trabalhadores.
Para adequar o sistema de produção  da batata e alho Wehrmann ao Protocolo GLOBALGAP, algumas modificações foram necessárias. Com relação a higiene na produção e manipulação do produto colhido realizou-se a capacitação dos funcionários de todos os setores sobre normas de higiene no plantio, colheita e processamento dos produtos. Foi implantado um Sistema de Controle de Qualidade, baseado na análise de amostras retiradas durante o beneficiamento da batata e do alho. Esta verificação nos permite avaliar a qualidade do produto colhido e do beneficiamento realizado pelos funcionários.


                         
Local para o armazenamento de agrotóxicos em fazenda de produção da empresa Wehrmann
                         
Instalação, na sede da empresa Wehrmann, destinada ao armazenamento de agrotóxicos

Rastreabilidade dentro e fora da porteira

Quanto à segurança do produto foram tomadas medidas como a utilização apenas de agrotóxicos registrados para a cultura da batata e do alho; realização anual de análises de resíduos de agrotóxicos em laboratório especializado e realização anual de análises completas (incluindo avaliação microbiológica) nas águas utilizadas no processo de produção seja para irrigação ou para a lavagem, no caso da batata. Elaborou-se um Sistema de Rastreabilidade capaz de reunir, a qualquer momento, as informações necessárias para elaborar a trajetória do produto do campo de produção até o cliente. Esse sistema tem como base a identifi cação de todos os lotes de batata e de alho no momento do plantio e na manutenção deste código identifi cador durante todo o processamento pós-colheita até a expedição.
Outros procedimentos para garantir a qualidade também foram desenvolvidos como o Sistema de Recebimento e Tratamento de Reclamações, que atrelado ao Sistema de Recolhimento do Produto, garantem segurança e satisfação ao cliente; possibilitando à empresa desenvolver um processo de melhoria contínua através da identificação, avaliação e correção de possíveis não-conformidades detectadas durante a produção.
Deve ser salientado que um dos pressupostos básicos para a certifi cação é o emprego de produtos defensivos registrados junto aos órgãos competente do governo. Porém, como observou o engenheiro agrônomo Rafael Jorge Corsino, responsável pelas culturas de alho, cebola, cenoura e beterraba da Agrícola Wehrmann e presidente da ANAPA (Associação Nacional dos Produtores de Alho), “o registro de produtos para culturas de menores escalas, como por exemplo, a cenoura e a beterraba, é dificultado tanto pela falta de interesse das empresas multinacionais, pois priorizam produtos para cultura em larga escala,  como pelo Governo Federal, o qual impõe uma série de restrições e burocracias para o registro”.
Como não é possível usar apenas produtos registrados no processo, em face a falta de interesse das multinacionais em determinadas culturas, bem como a lento processo imposto pelo Governo, o agrônomo Rafael Jorge Corsino entende que deveria existir uma política para incentivar as empresas privadas e outra para facilitar o registro junto ao Governo, para que todas as culturas possam trabalhar com produtos de procedência e efi ciência comprovada, facilitando eventual certificação e melhorando a qualidade do produto final.


                          
Lavoura de batatas com a sinalização de segurança utilizada em áreas tratadas pela empresa Wehrmann.


                             
Banheiros móveis utilizados nas lavouras, equipados com água para lavagem das mãos


Controle das informações
Segundo o agrônomo Sandro Bley, gerente do projeto Wehrmann Batatas e diretor de Batata Semente da ABBA (Associação Brasileira da Batata), “Na certifi cação de qualidade da produção,  a rastreabilidade é um dos fatores mais importantes na implantação do processo. O controle das informações desde o processo de produção, transporte, beneficiamento, armazenamento e chegada até o cliente nos permitiu uma visão mais clara de todas as etapas que envolvem o sistema produtivo, facilitando as tomadas de decisões. Com isto temos acesso rápido a qualquer informação necessária para esclarecer dúvidas e resolver problemas que ocorram com o produto fi nal. Também nos auxilia no planejamento e execução da próxima safra. Para isto é fundamental que todas as pessoas que participam do processo produtivo estejam totalmente esclarecidas e envolvidas com as mudanças exigidas. Hoje na empresa todos os funcionários são conscientes que produzem alimentos com responsabilidade social, ambiental com segurança no trabalho e segurança alimentar, isto é motivo de orgulho para todos”.
Além do benefício em atender as novas exigências do mercado internacional, a certifi cação permitiu à Agrícola Wehrmann atingir um alto nível de organização e transparência no sistema de produção, possibilitando a identifi cação de fatores desfavoráveis ao crescimento do negócio e facilitando na determinação de novas estratégias que garantam o sucesso de uma produção sustentável com maior valor agregado frente ao novo mercado. Desta maneira, a empresa decidiu implantar a certificação nas demais produções de cenoura, cebola e abóbora, que estão atualmente na fase fi nal do processo de implantação.


                               
Refeitórios nas lavouras, equipados com água para lavagem das mãos antes e depois das refeições
                               
Instalação de benefi ciamento: as batatas são lavadas; selecionadas; classifi cadas e embaladas, seguindo a política de qualidade estabelecida
                           
Ãrea de plantio de alho da empresa Wehrmann: exigência no uso de EPI para a segurança do trabalhador
                               
Lavoura de alho Wehrmann: o sistema de rastreabilidade da empresa começa com a identificação dos talhões no campo.





 

VEJA TAMBÉM

Hortitec 2016

Os motivos da participação no maior e mais organizado evento que reúne as cadeias produtivas destinadas principalmente ao abastecimento do mercado interno foram divulgar a ABBA, a importância do associativismo e da batata para...

LER

Análise de preços da batata in natura nos últimos sete anos

Por Ãlvaro Legnarobatcepea@esalq.usp.br O objetivo do presente artigo é avaliar os principais fatores que infl uenciaram o comportamento de preços da batata in natura pagos ao produtor coletados diariamente pelo Centro de Estudos Avançados...

LER

Cepea comemora quatro anos de estudos no mercado da batata

João Paulo Bernardes Deleo, responsável pelacoleta de levantamento de dados e análise dosetor bataticultor do CEPEA.Daiana Braga, auxiliar de pesquisa eresponsável pelo levantamento dos dados,Margarete Boteon, coordenadora do projetoHortifruti Brasil CEPEA/ESALQ.horcepea@esalq.usp.br Em julho de...

LER

NITROGÊNIO – O Elemento da qualidade

Eng.º Agr.º Clayton Monaco Freitas Supervisor Técnico/Utilfertil – (15) 3275-7070 comercial@utilfertil.com.br Esse elemento faz parte da composição das proteínas de todas as plantas e animais. Em geral, o nitrogênio é o elemento exigido em...

LER