No inicio de 2009, mais precisamente no dia 11 de janeiro, a bataticultura brasileira perdeu um grande aliado e batalhador – o nosso querido companheiro Dr. Sérgio Mário Regina.
Natural de Varginha, graduou-se em Agronomia pela Escola Superior Luiz de Queiroz – ESALQ e mais tarde fez o curso de pós-graduação a nível de mestrado pela Universidade Federal de Viçosa. Fez ainda inúmeros cursos de especialização e viagens técnicas no Brasil e exterior, acumulando um grande conhecimento e experiência, principalmente na cultura da batata.
Tendo iniciado sua carreira profissional como extensionista na ACAR, hoje EMATER MG, Sérgio Regina dedicou-se intensamente na luta junto aos diversos setores da cadeia produtiva da batata, buscando aumentar a produtividade com racionalidade, através do planejamento da produção, do uso de tecnologias poupadoras de insumos, da preservação ambiental, da organização e modernização da comercialização, além de incentivar o movimento associativista, do qual ele pregava como melhor solução para os problemas da batata. Para isto organizou e ministrou inúmeros cursos de capacitação para técnicos, treinamentos para produtores, organização de eventos e feiras, além da incessante luta junto aos governantes e sindicatos visando a implementação de políticas sólidas para o fortalecimento da bataticultura.
Intrigado com a dependência de importação de batata-semente e com a constante oscilação de preços da batata no mercado, em razão da irregularidade da oferta, Sérgio implantou o plano de contingenciamento da batata-semente e o plano das safras solidárias para a batata-consumo. Com isto criou condições para alavancar a produção de batata-semente no país e a regularização da oferta e dos preços no mercado. Criou também o Plano Nacional da Batata – o PLANABA, quando gerente nacional de horticultura, durante a gestão do então ministro da agricultura Antonio Delfim Neto, do qual recebeu a incumbência de reduzir pela metade a importação de frutas e hortaliças. Atuou também como conselheiro da EMBRAPA onde prestou relevantes serviços em diversos setores da Empresa.
Além da batata, Sérgio Mário Regina prestou relevantes serviços para a cultura do alho, cebola, maçã, criando planos nacionais como o PLANALHO, PLANACE e PLANAMA. Promoveu a fundação de diversas associações que até hoje são atuantes como a ANABA, ANALHO, ANACE e ANAMA. O trabalho do Sérgio, além de resgatar a soberania nacional na produção destas espécies, possibilitou ainda uma grande economia de divisas aos cofres públicos do país.
Aposentado como extensionista, foi convidado pela EPAMIG para o cargo de consultor ambiental onde implantou diversos programas em defesa do meio ambiente, entre os quais, o comitê da bacia do Rio Verde.
Como demonstração de reconhecimento público, Sérgio recebeu inúmeras condecorações e o título de cidadania honorária dos municípios de Ouro Preto, Gouveia, Cambuquira e Baependi, em Minas Gerais, e Curitibanos, em Santa Catarina.
Com sua expressão carismática e rica em trocadilhos, Sérgio cativava a todos, e deixou uma legião de amigos autênticos, seguidores e defensores da sua pregação.
Por Joaquim Gonçalves de Pádua
Pesquisador EPAMIG
NÚCLEO TECNOLÓGICO BATATA E MORANGO
Pouso Alegre – MG
Desde 1993, a PROTECT confecciona EPI agrícola para a o manuseio e aplicação de defensivos no campo, com o objetivo de reduzir o risco de acidentes proveniente do manuseio de defensivos. Buscando tecnologia, desenvolvimento...
Instituição desenvolve trabalhos com a cultura da batata desde o início da década de 80 O IAPAR foi fundado em 29 de junho de 1972. Vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB),...
Alexandre Andreatta Diretor da Andreatata Sementes Ltda. tatasem@uol.com.br Representante exclusivo no Brasil de HZPC Holland B.V. No mundo todo existem produtores que são pontos de referência, seja local ou internacionalmente, pela qualidade aplicada em...
www.rewritchieseedpotatoes.com representante no Brasil Solanex Agrícola – www.solanex.com.br batata@solanex.com.br Contato com o Diretor Marcos Bernardi (19) 3623-2445A produção da Escócia se inicia com o envio de um novo lote ou variedade para o serviço...