Necrose Interna Bilateral (NIBLA): defeito da batata-semente associado à nutrição cálcica.

Quando um produtor de batata, destinada à propagação, verifica a existência de defeitos fisiológicos em seu material após o armazenamento, procura, quase sempre, atribuir esses defeitos a problemas ocorridos na câmara frigorífica.


Defeitos fisiológicos em tubérculossemente associados ao ambiente de armazenamento têm, normalmente, três causas: temperaturas excessivamente altas; temperaturas excessivamente baixas; ou ausência de oxigenação suficiente. No primeiro caso, o sintoma sempre claro é a brotação excessiva nos tubérculos armazenados, pois seu período de dormência não teria sido prolongado pela baixa temperatura recomendada para o armazenamento. Temperaturas próximas as de congelamento, simplesmente, causam a morte dos tubérculos, não havendo nesse caso interação com as variedades armazenadas. Um problema desse tipo deveria afetar todos os lotes de batata-semente armazenados em uma mesma câmara. Tubérculos armazenados em blocos compactos, onde não fosse possível a chegado de oxigênio ao centro dos blocos, podem manifestar o sintoma conhecido como “coração preto”, onde células do centro geométrico do tubérculo morrem, formando uma massa negra, seguida ou não do ocamento do tubérculo.
A partir de 2004, o Instituto Agronômico recebeu uma série de consultas sobre esse problema, no cultivar Monalisa. As análises efetuadas permitiram o reconhecimento de diferentes graus de intensidade, conforme mostram as fotos.



Ilustração 1: Sintomas iniciais



Ilustração 2: Sintomas intermediário



Ilustração 3: Estágio avançado.



Ilustração 4: Escala de sintomas


Inicialmente, apenas se reconhece a presença de manchas de coloração castanho- avermelhada, no terço superior do tubérculo, nas regiões exteriores à medula, que permanecia intacta. Posteriormente, as regiões afetadas passam a ter uma coloração branco-azulada, desenvolvendo- se paralelamente ao eixo longitudinal do tubérculo, já com a presença de ocamento.


Em estádio mais avançado, a parte oca ocupa a maior parte do terço superior do tubérculo interna a região vascular. Esse ocamento pode, contudo, atingir a superfície externa, quando então é comum o apodrecimento, possivelmente sendo esse induzido por organismos oportunistas. Em alguns casos, nota-se ainda o remanescente da região medular. Verificando-se a escala sintomatológica, verifica-se claramente não se tratar do “coração preto”. Por se tratar de cultivares que, normalmente, apresentam problemas de brotação relacionados ao suprimento de cálcio, suspeitou-se que esse elemento poderia estar relacionado a sua causa. Submetidos a análise os teores de cálcio dos tubérculos mostraram-se normais. Mas, quando plantados deram origem a plantas anômalas, com sintomas típicos da deficiência desse elemento. Em 2007, problema similar foi constatado em material armazenado em Vargem Grande do Sul, no cultivar Cupido. Aqui, a película externa dos tubérculos também mostrava sintomas, caracterizados por um notório enrugamento dos tubérculos afetados em relação aos normais.


Diferentemente do caso anterior, os tubérculos afetados podiam perder completamente a capacidade de brotação; e seus sintomas internos mostravam diferenças na intensidade dos sintomas em relação ao eixo do tubérculo, não tendo sido verificada a ocorrência de ocamento. Mesmo tubérculos com a película lisa podiam ter sintomas internos (Ilustração 7).



Ilustração 5: Planta originada de tubérculo afetado



Ilustração 6: Tubérculos afetado (acima) e normais (abaixo)



Ilustração 7: Cupido, pele lisa, sem brotos e com manchas internas


Os cultivares que apresentaram essa anomalia, além de Caesar que segundo informações também pode ter o problema, são de brotação tardia e, normalmente, mostram-se mais sujeitos a terem problemas de brotação associados à deficiência de cálcio. Embora mais estudos sejam necessários para a perfeita correlação entre uma adubação cálcica deficiente na produção da batata-semente e a ocorrência de necroses internas, sugerimos que esse tema seja levado em consideração na produção de semente desses cultivares.


Hilario da Silva Miranda Filho
Centro de Horticultura
Instituto Agronômico – APTA
hilario@iac.sp.gov.br

VEJA TAMBÉM

Mosca-Branca: Bemisia tabaci espécie Mediterranean (MED – biótipo Q)

Vinicius Henrique Bello, Luis Fernando Maranho Watanabe, Bruno Rossito de Marchi, Felipe Barreto da Silva, Lucas Machado Fusco, Eduardo Vicentin, Eduardo da Silva Gorayeb, Regiane Cristina Oliveira de Freitas Bueno, Cristiane Müller*, Marcelo Agenor...

LER

Yoki oferece produtos de acordo com o paladar brasileiro

sac@yoki.com.br, (11) 4346.4037 – C.P. 291,CEP 09720971, São Bernardo do Campo (SP) A Yoki, empresa brasileira sucessora da Kitano S/A, foi fundada em novembro de 1960, por Yoshizo Kitano, imigrante japonês. Kitano, que no...

LER

Desenvolvimento de novas cultivares de batata

César Augusto Brasil Pereira Pinto Universidade Federal de Lavras – UFLA e-mail: cesarbrasil@ufla.br A bataticultura brasileira teve seu início no final do século XIX, com a introdução de cultivares vindas da Europa. As cultivares...

LER

A lei é essa!!! A responsabilidade é nossa???

Engº Agrº José Francisco Tristão Coordenadoria e Defesa Agropecuária – SAA/SP Em junho/2000, houve modificações nas normas e legislação sobre rótulos, bulas e destinação de embalagens de defensivos. Modificações essas, impostas pela Lei 9974...

LER