A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, assim como o Brasil é o 2º maior mercado consumidor potencial, naturalmente a globalização interfere fortemente na Cadeia Brasileira da Batata . Esta interferência provoca grandes ameaças a diversos segmentos da cadeia e também grandes oportunidades a outros segmentos. Destacamos como segmentos beneficiados os importadores, as grandes redes de supermercados e fast food, as grandes indústrias de processamento de batata e os consumidores de maior poder aquisitivo. São prejudicados os produtores, os provedores de insumos, o pequeno varejo e a maioria da população.
Esta situação implica em medidas imediatas por parte dos segmentos que estão sendo prejudicados e por isso, entre as diversas atividade desenvolvidas pela ABASP, foi criadauma revista da batata. A proposta da revista ABASP Batata Show é integrar e beneficiar todos os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata. A ediçõe atual e posteriores tratarão de importantes assuntos exclusivos sobre batata: semente, legislação, variedades, agroquímicos, fertilizantes, embalagens, combustíveis, máquinas/implementos, produção, beneficiamento , comercialização, importações, varejo, indústria, consumo, países produtores, etc.
A viabilização desta revista é uma das atividades resultantes da parceria entre produtores de batata da ABASP e as seguintes empresas: Aventis, Basf, Bayer, Castanhal, DA Petrus, Dow AgroSciences, Du Pont, Fertilizantes Mitsui, FMC, Utilfertil, GF Lub, Hokko, Iap Serrana, Ihara, Itupetro, Manah, Milênia, Novaplast, Procópio, Risel, Rohm Haas, Sacaria Imperial , Solorrico e Syngenta. Outras importantes atividades da parceria são: aumentar o consumo da batata brasileira, modernizar a comercialização da batata fresca e desenvolver o marketing da batata brasileira. Sem dúvida, são grandes desafios a serem superados. Sem dúvida, isto beneficiará a Cadeia Brasileira da Batata. Confiança é o ponto de partida…
Júlio César de Souza1 Rogério Antônio da Silva2 Paulo Rebelles Reis2 Fernanda Aparecida Abreu3 Introdução e biologia Traça-da-batata: Bioecologia, dano e controle A traça-da-batata Phtorimaea operculella (Zeller, 1873) (Lepidoptera: Gelechiidae) é tida...
Assessoria de Comunicação da Ceasa-Campinas comunicação@ceasacampinas.com.br – 19-3746-1000 A comercialização média da batata comum cresceu 33% entre 2001 e 2003 na Ceasa-Campinas e deve chegar a 58,59% este ano. A oferta subiu de 37.572...
DuPont do Brasil – Produtos Agrícolas – Assessoria de ImprensaBureau de Idéias, Imprensa e Comunicação Corporativa – 11 3031.7579Jorge Pacheco – jorge@bureauideias.com.brLuiz Giágio – luiz@bureauideias.com.brMarcelo Quaglio – marcelo@bureauideias.com.br Produto é reconhecido por sua eficiência...