Grupo Nascente – União dos conhecimentos para o progresso

I – Histórico
O Grupo Nascente é uma empresa composta exclusivamente por profissionais “aficcionados” pela cultura da batata, haja visto a composição societária que somam mais de 115 anos dedicados à bataticultura na extinta Cooperativa Agrícola de Cotia, no departamento de batata, em diferentes setores, desde a pesquisa, assistência técnica, produção e comercialização de batata semente e batata consumo e também industrialização.
O início da formação da empresa foi em 1993, quando os componentes desligaram-se da Cooperativa Agrícola de Cotia, e devido aos seus ideais serem semelhantes, resolveram constituir o Grupo Nascente para que todas as experiências e conhecimentos não fossem perdidas em iniciativas individuais.


II – A Empresa
Atualmente o Grupo Nascente trabalha predominantemente com atividades relacionadas à cultura da batata, atuando em todos os seus segmentos, desde à multiplicação de mudas (plantulas) “in vitro” em laboratório, produção e comercialização de batata semente pré-básicas produzidas em telados, batata semente classes básica, registrada e certificada; e batata consumo produzidas em campos próprios. Possui ainda infra – estruturas próprias de beneficiadoras, empacotadoras em Salto, boxes no Ceasa de São Paulo e Rio de Janeiro para atender a todos os segmentos de mercado, desde grandes redes de supermercados, grandes atacadistas até pequenos comerciantes em todo o Brasil; sendo que para a verticalização completa falta apenas a indústria própria. Além da cultura da batata, cultiva as culturas de cenoura, cebola e alho.


III – Composição Societária
Isamu Hamahiga – Engenheiro Agrônomo – Gerencia administrativa geral
Júlio Ueda – Técnico Agrícola – Gerência administrativa agrícola e na produção de cenoura
Haruki Yokoo – Engenheiro Agrônomo – Gerência agrícola na produção de batata e cebola
Hermes Hattori – Engenheiro Agrônomo – Gerência agrícola na produção de batata
Valdomiro Fujikava – Engenheiro Agrônomo – Gerência agrícola na produção de batata
Jones Ito – Engenheiro Agrônomo – Gerência agrícola na produção de batata
Francisco Yamaguchi – Técnico Agrícola – Gerência agrícola na produção de batata e cebola
Yoshiharu Mukai – Engenheiro Agrônomo – Gerência agrícola na produção de batata
Joaquim Takarada – Engenheiro Agrônomo – Gerência agrícola na produção de cebola
Soko Hamahiga – Agricultor Vera Hamahiga – Bióloga – Gerência administrativa e técnica do laboratório de cultura de tecidos e virologia
Carlos Hamahiga – Engenheiro Agrônomo – Gerência administrativa e técnica dos telados e pesquisa
Renato Ogawa – Engenheiro Agrônomo – Gerência comercial de batata consumo
Oséias Jacó – Técnico Agrícola – Gerência comercial de batata consumo
Lúcia Hamahiga de Gennaro – Economista Doméstica – Gerência administrativa e comercial de batata consumo
Edson Asano – Engenheiro Agrônomo – Gerência administrativa e comercial de batata semente e consumo


IV – Laboratórios


A – Biotecnologia
Com o emprego de técnicas de multiplicação “in vitro”, são produzidas mudas (plantulas) de batata isentas de doenças, principalmente viroses que causam a degenerescência, isto é, perda da capacidade produtiva. 


B – Virologia
Através da utilização do equipamento de teste Elisa, é realizada a indexação, isto é, o monitoramento da sanidade em todas as fases de produção, desde as plantulas produzidas no laboratório de biotecnologia até os campos de produção de batata semente, para as principais viroses que atacam a cultura da batata, garantindo desta forma a qualidade do material produzido.



V – Estufas/Telados
As estufas ou telados tem fechamento antí – afídeos (pulgões) e são próprios para receber as plântulas oriundas do laboratório de biotecnologia, previamente indexadas no laboratório de virologia, aonde serão produzidas a batata semente de classe pré – básica (mini – tubérculos).


VI – Campos de produção


A – Batata Semente
São campos destinados à produção de batata semente de alta qualidade, com a utilização de técnicas e práticas culturais totalmente nacionais, principalmente os materiais pré – básicos que são oriundos do laboratório e dos telados. As classes produzidas são:



  • classe básica

  • classe registrada

  • classe certificada

B – Batata Consumo
São campos destinados à produção de batata para consumo, com a utilização de técnicas e práticas culturais de última geração, possibilitando assim a obtenção de batata de boa qualidade.


C – Cenoura, Cebola e Alho


VII – Armazém/Câmara frigorífica
São unidades localizadas em São Gotardo- MG, para classificação e armazenamento de batata semente.


VIII – Comercialização/Distribuição


A – Diretamente do campo de produção
Sediada em São Gotardo – MG, os campos de produção do Grupo Nascente estão distribuídos em vários municípios da região do Alto Paranaíba, de forma que a distribuição seja feita para todo o Brasil, atendendo diretamente do campo todos os clientes, desde grandes atacadistas e redes de supermercados, otimizando assim o custo de transporte e intermediações.


B – CEASAS
As unidades próprias nas Ceasas de São Paulo e Rio de Janeiro, estão preparadas para a comercialização de batata, cebola e alho, em atacado e semi atacado.


C – Beneficiadora e Empacotadora
Localizada em Salto – SP, a unidade de beneficiamento (lavadora) e máquina empacotadora importada de última geração, totalmente automatizada, possibilita a oferta de uma grande gama de embalagens, para atender satisfatoriamente a todas as necessidades dos clientes do varejo, isto é, as redes de supermercados.



IX – Considerações finais
Na cadeia produtiva da batata, o Grupo Nascente atua em todos os segmentos; faltando somente a unidade própria de indústria, uma vez que o brasil ainda não dispõe de variedades adequadas para a industrialização na forma de “french fry” (palito), com boas características industriais e que tenha um bom potencial produtivo no campo, com custo de produção compatível para a fábrica. Pela sua própria constituição societária, o Grupo Nascente é partidário do processo de “associativismo”, e somente desta forma, com a união de esforços e conhecimentos, existe a possibilidade de força e independência para a superação, frente à chegada do processo de globalização mundial.


 



AGRÍCOLA
Produção de Batata Semente e batata para consumo
R. Dr. Joaquim dos Santos Siqueira, 799 Telefax: (34) 3671-2095 / 2853 CEP: 38.800-000 – São Gotardo – MG



COMERCIAL
Comércio de batata, cebola e alho
Matriz Estrada de Salto à Capivari – Km 7 – nº 2000 Telefax (11) 7827-90002 / 9125 / 9128 Bairro de Buru – Salto – SP – CEP: 13.320-000
Filial Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Pav. AMG Box 18 – Ceagesp – Vila Leopoldina – SP – CEP: 05318-010 – Telefax: (11) 3641-1463

VEJA TAMBÉM

Restaurante Warong

Onde você compra batata fresca para seu restaurante?R: No batateiro de São João da Boa Vista. Que tipo de batata fresca e de embalagem você compra regularmente para seu restaurante?R: Batata Asterix, bem embalada...

LER

PESQUISA COM BATATA TEM NOVAS PESQUISADORAS EM SÃO PAULO

Eng. Agr. PqC. Hilario da Silva Miranda FilhoIAC – APTA – hilario@iac.sp.gov.br Depois de longo intervalo, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão daSecretaria da Agricultura e Abastecimento, do Governo do Estado...

LER

Maravilhas com Batatas

NHOQUEIngredientes: 1Kg de batata bintje, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de maisena, 2 colheres de maionese, 2 colheres de manteiga, 1 gema e sal a gosto. Modo de fazer: Cozinhe as...

LER

MAPA – Coordenadoria de Apoio à Cadeia Brasileira da Batata

Ronaldo Amaral de PaivaSecretaria de Política AgrícolaMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(61)218.2741 Direto Fax:(61)225.4726ronaldopaiva@agricultura.gov.brwww.agricultura.gov.br O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Secretaria de Política Agrícola – SPA, criou dentro do Deagro –...

LER