Parceria 2002

A ABBA foi fundada em agosto de 1997 através da iniciativa de alguns produtores de batata, que acreditavam na associatividade como uma alternativa interessante para resolver grandes problemas que afetavam suas atividades.
Durante o período inicial (1997 a 1999), as dificuldades financeiras, a desunião dos associados, a falta de legitimidade da Associação e o predomínio de interesses particulares impediram a geração de resultados práticos e benéficos aos associados. Felizmente, alguns associados mantiveram seu apoio e buscaram soluções para este período de dificuldades, ao contrário de outros que, ao menor sinal de insatisfação, abandonaram a ABBA.
A partir de novembro de 1999, quando foi realizado o X Encontro Nacional de Batata, em Itapetininga, a ABBA se firmou como uma associação de produtores selecionados em busca de objetivos comuns. Desde então, a Associação vem crescendo gradualmente através de uma atuação profissional que inclui um plano de trabalho definido, produtores modernos, contribuição voluntária e equitativa e uma equipe de profissionais comprometidos com o sucesso da ABBA.
Como principais realizações da ABBA, até a presente data, podemos destacar:


– Formação de um grupo de produtores moder nos e sensatos e constituição de sede própria;
– Processo contínuo de profissionalização de nossos associados com palestras e viagens técnicas;
– Realização de dois Encontros Nacionais da Batata – 2.500 participantes, 106 empresas e 25 países;
– Fornecimento de informações diárias e mensais sobre batata e assuntos de interesse;
– Aquisição de legitimidade: referência nacional e internacional;
– Representação do País em nível internacional: EUA, Europa e América Latina;
– Defesa fitossanitária e modernização de legislações (semente e consumo);
– Atuação política: redução das importações de batata consumo;
– Publicação da Revista Batata Show;
– Mídia: produção de matérias para televisão, jornais e revistas;
– Testes de novas variedades de batatas;
– Incentivo e divulgação de novas tecnologias;
– Apoio ao ensino e pesquisa de batatas.


Com a experiência e conhecimentos adquiridos, percebemos que os problemas e desafios não são somente dos produtores, mas sim da cadeia como um todo. Entendemos que os itens relacionados abaixo são de interesse de todos os segmentos da cadeia:


– Redução da importação de batata semente, consumo e processada;
– Estagnação no consumo de batata;
– Defesa política e fitossanitária nacional;
– Modernização das legislações atuais;
– Integração e sinergismo entre os segmentos;
– Reduzir as imposições das grandes indústrias e varejo;
– Reduzir a utilização de matéria- prima importada;
– Beneficiar o consumidor nacional de batata.


Diante desta realidade, a ABBA criou o projeto Parceria – Solução Inteligente, que tem como objetivo a sustentabilidade e modernização da Cadeia Brasileira da Batata. Podemos dizer que a parceria já nasce muito forte:


– 50 associados no RS, SC, PR, SP, MG, GO, BA;
– 85 mil hectares (ha): batata (23 mil ha), milho (23 mil ha), soja (17 mil ha), feijão (11 mil ha), reflorestamento (4.500 ha), HF (3.500 ha) e café (2 mil ha);
– Aproximadamente 30 empresas parceiras: Barana, Basf, Bayer, Bradesco, Castanhal, Cargill, Dow, Du Pont, FMC, GF Lub, Green Mix, Hennipman, IAP, Ihara, Improcrop, Manah, Milenia, Mitsui, Netafim, Nova Plast, Procópio, Risel, Sac Plast, Serrana, Sipcam, Solanex, Syngenta, Utilfértil e Watanabe.


Como resultado desta parceria esperamos os seguintes resultados:


– Maior integração entre os associados e empresas parceiras;
– Seleção e fortalecimento dos associados e empresas parceiras;
– Profissionalização dos associados e técnicos das empresas;
– Seleção e sensibilização de problemas políticos;
– Aumento do consumo de batata;
– Melhoria tecnológica, pesquisa e ensino;
– Melhoria da Cadeia Brasileira da Batata.

VEJA TAMBÉM

Síntese Histórica da Universidade Federal de Viçosa – UFV

Edifício Arthur da Silva Bernardes, núcleo inicial do campus, inaugurado no dia 28 de agosto de 1926 A Universidade Federal de Viçosa originou-se da Escola Superior de Agricultura e Veterinária – ESAV, criada pelo...

LER

Supermercado Guarani

Comercialização de HortifrutiOs cinco mais vendidos são : batata, cebola, laranja pêra, banana nanica e folhosas. Sobre a Batata Fonte de abastecimento: São dois atacadista de São João da Boa Vista: Márcio Cereais e...

LER

Batata-semente com qualidade. O que falta para sermos autosuficientes!!!

Engº Agrº José Francisco Tristão Presidente da COBATEC/SAA/SP O Brasil desde a década de 80, vem trabalhando no sentido de possibilitar um sistema de certificação de batata-semente, onde o produtor é o principal interessado...

LER

Cartas

Gostaria de parabenizá-los pela esclarecedora reportagem sobre proteção de cultivares, abordando também a batata semente, publicada na revista batata show nº5 de setembro 2002. Também em setembro, na revista frutas e legumes (ANO II...

LER