Batata na Alemanha

Joerg RENATUS, Managing Director SOLANA GmbH & Co info@solana.de – site: www.solana.de Contato no Brasil: Green Mount Ltda, São Paulo Fone: 11 255.2856


Através dos séculos o seu cultivo veio a ocupar um lugar principal na nutrição humana na Europa. A produção anual de batata na Alemanha é de 12 milhões de toneladas cultivados em 300.000 hectares. Aproximadamente 3% de todas as terras agricultáveis da Alemanha são cultivadas com batata. É cada vez maior a tendência de produção em maior escala com superfície individual mais extensa e que pode ser especializada no cultivo destinado para consumo, processamento ou semente. Estas fazendas são  administradas por produtores altamente qualificados, experientes e que usam mecanização e modernas tecnologias tornando-as bastante produtivas e competitivas. A média de rendimento é de 31 toneladas/hectare para as variedades precoces e de 42 toneladas/hectare para as variedades de ciclo normal.


Duas regiões são as principais produtoras de batata. A mais importante é localizada na Baixa Saxônia no Norte da Alemanha; uma área de solos arenosos nos quais batatas de excelente qualidade podem ser produzidas para o mercado consumidor. A segunda maior região em importância é a Bavária no Sul da Alemanha que produz o suficiente para uma grande parte da população alemã. No Mercado Comum Europeu, o preço de venda da batata não é controlado podendo haver variações de ano para ano. Em comparação com outras culturas como trigo ou cevada, os custos de produção de batata são bastante altos. Estima- se que, para a produção de 1 hectare de batata consumo, o custo é de aproximadamente • 2000 enquanto que para batata semente é de • 6000.


 


O consumo anual de batatas decresceu de mais de 100 kg/habitante na década de 60 para aproximadamente 70 kg/ habitante na última década. Cada vez mais está aumentando o consumo de atatas processadas como chips, pré-fritas ou pré-cozidas.
Uma vez que a Alemanha desenvolve o melhoramento de novas variedades há muito tempo – as primeiras empresas de melhoramento de batata foram criadas há mais de 100 anos – um grande número de variedades foi criado.
O papel das variedades é importante no desenvolvimento da cultura da batata na Alemanha sendo substituídas após um certo por outras novas que apresentem melhor desempenho, características de qualidade e resistência à doenças. Hoje, o mercado está buscando por variedades com as seguintes características:


1. Para consumo fresco; de ciclo precoce; de polpa amarela; rendimento elevado e sabor agradável.
2. Com dupla aptidão – para mercado fresco e processamento, com ciclo mediano.
3. Alta qualidade culinária – preferência para uso como salada em consumo caseiro.


Além do alto consumo de batatas para alimentação humana, a Alemanha é também um dos maiores países europeus produtor de amido de batata. Mais de 3 milhões de toneladas de batatas são transformadas anualmente em amido que é utilizado como importante ingrediente na indústria química.
Assim como a batata ocupa um lugar de expressão na agricultura alemã, o cultivo de batata-semente é igualmente importante. São cultivados anualmente cerca de 20.000 hectares de campos de batata- semente com aproximadamente 200 variedades diferentes e que resultam na produção de um volume de 650.000 toneladas.


 
A SOLANA AGRAR PRODUKTE GMBH & CO., com sede em Hamburgo, é uma das mais importantes empresas melhoristas e produtoras de batatasemente na Alemanha. Com a experiência de mais de 100 anos de atividade, a SOLANA é uma parte integral da cultura da batata na Alemanha e Europa. Muitas das variedades que propiciam bons e vantajosos resultados para produtores ao redor do mundo foram criadas pelos melhoristas da SOLANA. A grande maioria dos produtores brasileiros certamente cultivou ou ainda cultiva a variedade ACHAT que teve um grande impacto na produção de batata do país durante um longo período devido à combinação de rusticidade, elevado rendimento e boas características de mercado.


A variedade PANDA tem sido usada no Brasil pelas indústrias de chips sendo uma das melhores variedades para este fim com características de alta matéria seca e excelente cor de fritura resultando em um produto final de qualidade.


 
CARMONA: variedade de uso múltiplo, para mesa e excelente para fritura


 



JULIANE: variedade de rendimento elevado, alta resistência e pele lisa


 


Atualmente, a SOLANA está trazendo e testando no mercado brasileiro as variedades JULIANE, EOS,
CARMONA e FLAVIA que apresentaram resultados promissores nos primeiros campos experimentais e que deverão novamente beneficiar os produtores locais.
Assim, a SOLANA segue desempenhando o seu papel na melhoria e desenvolvimento da Cadeia Produtiva da batata.


A fim de assegurar a alta qualidade da batata-semente das variedades da SOLANA, a empresa tem concentrado seus campos de multiplicação nas áreas da costa norte da Alemanha onde as condições climáticas são favoráveis combinadas com a experiência e habilidade de produtores. Esta ação garante a produção de batata-semente de primeira classe destinada à exportação para vários países ao redor do mundo que irão permitir uma produção de batata bem sucedida aos produtores em todos os lugares onde eles estiverem.




 

VEJA TAMBÉM

Carta ao leitor

A variedade ÃGATA está afetando fortemente a Cadeia Brasileira da Batata, devido basicamente aos seguintes fatores: brotação fácil, alta produtividade e características culinárias.O fato de brotar com muita facilidade, em menos de 30 dias,...

LER

Fiscalização Trabalhista – Multas no Campo

Frederico Melo Assessor Jurídico Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio de sua Comissão Nacional de Relações do Trabalho e Previdência Social...

LER

VIII REUNIÃO TÉCNICA DE PESQUISA E EXTENSÃO DA CULTURA DA BATATA DA REGIÃO DO SUL DO BRASIL

O evento foi realizado de 20 a 21 de novembro de 2002 em São Joaquim/SC, contou com 94 participantes e o apoio das seguintes entidades: EPAGRI, EMBRAPA/CPACT, IAPAR, UFSM, UPF, UEPG, EMATER/RS, ICEPA/SC, ASEPROBASC,...

LER

Avaliação de Promotores de Quebra de Dormência e de Brotação em duas Cultivares de Batata-Semente1

Gustavo Furman2, Carlos Alberto Scotti 3& Maurício César Iung 31 Trabalho de conclusão do Curso de Agronomia, PUC/PR, ano 2005, do primeiro autor.2 Engenheiro Agrônomo, São Mateus do Sul/PR3 Professores do Curso de Agronomia...

LER