Batata Semente – Escócia

www.rewritchieseedpotatoes.com representante no Brasil Solanex Agrícola – www.solanex.com.br batata@solanex.com.br Contato com o Diretor Marcos Bernardi (19) 3623-2445
A produção da Escócia se inicia com o envio de um novo lote ou variedade para o serviço de quarentena no Ministério da Agricultura em Edimburgo, Escócia. Lá eles testam as batatas para qualquer doença ou problema bacteriológico. Este processo leva aproximadamente dezoito meses e precisa ser feito antes que a variedade seja liberada para a multiplicação no laboratório de cultura de meristema para produzir material pré-básico (os quais são plantados na estufa da REW Ricthie). Em novembro, é feito o pedido ao laboratório de pré-básicas em quantidades necessária para dar a Dra. Sandra Goodfellow (responsável pelo escritório do Ministério da Agricultura), tempo para continuamente repicar cada clone para que na primavera ela possa suprir nossas necessidades previamente planejadas e, nós temos vários recebimentos para nossa época de plantio e para completar o nosso programa de pré-básicas.


No final de março as nossas mudas já estão prontas e enraizadas para plantio. A equipe da estufa de vidro (REW Ricthie) plantam imediatamente os repiques. Estas plantas são deixadas para crescer a 25º e uma vez que as plantas estiverem grandes suficientes para transplante são colocados dois litros de composto por planta aonde iremos deixa-las até o final do ciclo. Semanalmente o Ministério da Agricultura visita as estufas para inspeção visual e continua até o final do crescimento. Isto é uma breve descrição da produção de mini-tubérculos de pré básicos.
As sementes de batatas são produzidas na Escócia de acordo com o estatuto de classificação (padrões) administrado pelo SEERAD que significa o departamento executivo escocês para meio ambiente e assuntos rurais. Toda cultura de batata semente produzida na Escócia é derivada de tubérculos e micro plantas que são plantadas e testadas pelo SEERAD para certificar que estão livres de vírus, fungos e bactérias antes do plantio, já o solo onde será plantado é testado pelo SEERAD e nenhum traço ou sinal de nematóide do cisto pode ser encontrado, nenhuma batata deverá ser plantada em terrenos onde tenham sido plantada batatas nos seis anos anteriores. Várias testagens para a batata semente básica escocesa estão disponíveis e são chamadas: Talos testados para vírus (VTSC1 VTSC2); Super Elite (SE e Elite teste).
A geração 1 (um) é quando plantamos os mini- tubérculos no ano seguinte da produção, o plantio do mini – tubérculo é feito manualmente por serem pequenos demais para o plantio mecanizado.
Durante o período de crescimento no campo eles são checados por nossa experiente equipe novamente, isto é feito três vezes pelo Ministério da Agricultura.
Depois da colheita esta safra de VTSC 1 é armazenada separadamente dos lotes comerciais depois que eles estejam secos. A geração 2 (dois) ( produzindo VTSC 2), é toda plantada mecanicamente e inspecionada até duas ou três vezes pelos inspetores do Ministério da Agricultura, esta colheita também é mantida separada dos lotes comerciais.
A geração 3 e 4 (três e quatro) são plantadas novamente e inspecionadas duas vezes no campo pelos inspetores de batata do Ministério da Agricultura.
Durante todo nosso período de crescimento a lavoura é pulverizada regularmente (a cada sete a dez dias) para prevenir qualquer requeima ou pinta e pulverizações preventivas para pulgão.
Uma vez através dessas inspeções as batatas são checadas pelo tamanho e se elas estão prontas, a rama é queimada com ácido sulfúrico. Usamos ácido sulfúrico por ser estéril e imediato. O ácido mata qualquer fungo na rama da planta e não afeta a batata pelo ácido ser neutralizado pelo pH do solo. A esta altura deixamos as batatas por poucas semanas para permitir a maturidade da pele antes da colheita. Imediatamente nossas batatas são colhidas, secamos e armazenamos as batatas em bins de madeira de uma tonelada permitindo um simples manuseio das batatas então elas são armazenadas em um dos nossos armazéns ou câmara fria até o necessário.
Uma vez vendidas as batatas são classificadas de acordo com o tamanho exigido em um sistema de sofisticada classificação onde as batatas são tratadas como ovos. Elas são embaladas em sacos e colocadas mecanicamente em palets e então embrulhadas a fim de prevenir qualquer dano. Antes de sair do nosso armazém as batatas precisam ser inspecionadas pelos inspetores do SEERAD que checam por doenças, danos e tamanho e quais as tolerâncias para países específicos. Uma vez que as batatas passaram por essa inspeção elas podem ser carregadas em contairnes refrigerados para embarcar para o país de destino. Um certificado fitossanitário é então expedido pelo SEERAD para certificar a sanidade das variedades São muitas as variedades de batatas produzidas na Escócia. Mais de 40 variedades são plantadas para distintos fins. Aproximadamente 30.000 ha de batatas são plantadas na Escócia para mercado e maioria delas são brancas, enquanto poucas são de pele vermelhas.
Uma pequena parte das batatas plantadas são para mercado fresco. As variedades mais populares cultivadas no Reino Unido são Maris Piper (polpa creme formato oval) com 21% da área plantada, Estima (polpa creme formato oval) com 10% e Nadine (polpa creme formato oval) é a terceira com 7% . Desiree (pele vermelha polpa amarelada formato oval) também tem um grande número de hectares plantado. As variedades Lady Roseta, Pentland Dell, Hermes e Russet Burbank são plantadas para processamento. R.E.W. Ritchie sementes de batata, produz variedades apropriadas para diferentes países, tentamos produzir qualquer variedade de sementes solicitada pelo cliente.Nossa exportação tem inicio em setembro logo depois da colheita enviando nossos primeiros pedidos para o Oriente, Tailândia, Indonésia e Filipinas. As batatas são empacotadas em sacos de 25 ou 50 quilos dependendo do destino. Em novembro começamos a exportar para o Oriente Médio e mais tarde para Mediterrâneo e Mercado Europeu. Como a Escócia produz sementes tão sadias? A resposta é simples a Escócia é simplesmente a melhor área no mundo para se plantar batata em nível de vírus, somos uma ilha bastante afastada ao Norte, rodeada pelo mar gelado o que propicia um lugar inóspito para vírus que são disseminados pelos pulgões que não sobrevivem. Nosso clima é frio demais para a presença de podridões bacterianas (podridão marrom e anelar).
Para maiores detalhes, por favor, visite a nossa pagina na Internet.




 

VEJA TAMBÉM

A gestão das águas – A inserção da variável ambiental nos usos dos recursos hídricos

João Carlos Menck Engenheiro Agrônomo / Especialista em Gestão Ambiental Membro do CBH – ALPA e da Câmara Técnica de Planejamento do CBH-ALPA Presidente do Sindicato Rural de Paranapanema Histórico:Até o início deste século,...

LER

Viroses de batata transmitidas por tripes

Alice Kazuko Inoue Nagata, Pesquisadora da Embrapa Hortaliças – Km 09, BR060,C.P. 218, Cep 70.359-970, Brasília, DF – fone: (61) 3385.9053, (61) 3556.5744alicenag@cnph.embrapa.br Tatsuya Nagata – Professor da Universidade Católica de Brasília – SGAN...

LER

Coluna do Leitor

À partir desta edição, a revista Batata Show dedica este espaço à participação dos leitores com a publicação de sugestões, opiniões, reclamações, dúvidas e esclarecimentos de assuntos ligados à cadeia produtiva da batata brasileira.As...

LER

Importância da Revista Batata Show

Nessa edição, começamos questionando a importância do associativismo (capa).No mundo atual, você pode ser uma presa fácil quando estiver isolado (capa). A Revista Batata Show procura levar informações sobre os diversos segmentos da Cadeia...

LER