Desde a primeira edição, a revista Batata Show tem nos trazido informações relevantes e importantes para o desenvolvimento de nossa atividade. Aproveito esta oportunidade para enfocar a situação atual da agricultura do nosso País. Há tempos, não vivíamos uma conjuntura tão favorável para nossa atividade, dada à evolução profissional dos agricultores, o que, infelizmente, significa que os que não evoluíram foram fatalmente excluídos do sistema, e vale lembrar, que não são poucos. A participação da agricultura, antes tida até como atividade marginal no PIB brasileiro, é notícia nos quatro cantos do mundo e fez com que fosse mudado o ponto de vista da maioria das pessoas em relação à nossa atividade. Porém agora, deparamos com uma nova realidade em relação ao mercado de máquinas e insumos. O parque de máquinas da maioria dos agricultores estava praticamente sucateado com os anos difíceis. Agora, com as sucessivas melhorias nos índices da atividade e para não ficar fora do mercado, o produtor rural voltou a investir em máquinas, insumos e tecnologias modernas, promovendo uma grande demanda e, consequentemente, um aumento assustador dos preços, reflexo da lei do mercado e dos oportunistas. Como exemplo, basta atentar para o volume de negócios e preços efetivos praticados na última edição da Agrishow de Ribeirão Preto. No caso dos insumos, apesar das oscilações que o dólar vem sofrendo para baixo, os preços continuam nas alturas com vários produtos inclusive aumentando seu valor mais do que a variação anual do dólar ou da inflação. A racionalização e a busca pela qualidade total na produção agrícola mostram-se cada vez mais necessárias e imperiosas para que o produtor rural sobreviva em sua atividade e possa acompanhar o ritmo do desenvolvimento globalizado, bem como planejar estrategicamente suas atividades e, principalmente, definir o que comprar, quando comprar e quanto vale a pena pagar, executando-os de uma maneira criteriosa e, buscando eliminar qualquer tipo de desvio que possa comprometer o resultado final. Analisar minuciosamente os resultados a fim de corrigir a trajetória, alcançar o que foi planejado e finalmente promover a união da classe, buscando somar potencial corporativo para ter poder de decisão junto a todos os segmentos da cadeia produtiva, serão ações que cada vez mais farão parte do dia-a-dia do produtor rural que aspira sobreviver.
Airton Shiguekazu Arikita
Associado ABBA
Hayashi Batatas
A produção de batata que predomina no Brasil é altamente tecnifi cada e não há como não ser. O produtor que o diga. Hoje já não há lugar para oportunistas leigos, atraídos pelos altos preços sazonais. Estes permanecem por poucos...
A ABASP realizou pesquisas sobre o consumo de batata com 513 pessoas, durante a Expo Agro de Itapetininga em 1999 e 2000. Os resultados obtidos mostram as principais preferências dos consumidores:
Fernando Antonio Reis Filgueira, M.Sc., Dr. – Professor de Olericultura e Coordenador de Agronomia na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ipameri – GO – 330, Km 241, s/n Anel Viário Ipameri,...
Hamilton H. RamosEng. Agrônomo, Pesquisador Científico V, CentroAPTA de Engenharia e Automação,Instituto Agronômico, Jundiaí/SP, e-mail:hhramos@iac.sp.gov.brRoberto M. AraujoBASF S.A. – Agro, roberto.araujo@basf-sa.com.br O uso adequado de agrotóxicos tem sido um dos temas que vem atraindo...