As maiorias das cadeias produtivas agrícolas brasileiras de hortaliças estão desorganizadas. O resultado desta situação tem sido desastroso para a maioria dos segmentos das cadeias, para as regiões produtoras e consequentemente para o país, pois contribui efetivamente para o desequilíbrio sócio econômico.
Mediante esta situação, após 08 anos de sua fundação, a ABBA – Associação Brasileira da Batata decidiu que chegou o momento de agir objetivamente e profissionalmente em prol da Cadeia Brasileira da Batata.
Composta atualmente por produtores, empresas provedoras de insumos, pesquisadores e profissionais autônomos que trabalham diretamente na produção de batata do Brasil, a ABBA pode ser considerada como a legítima representante da Cadeia Brasileira da Batata.
Assim sendo, a ABBA desenvolveu um projeto para o período de 2005 a 2010 visando realizar as seguintes atividades consideradas prioritárias para gerar competitividade da Cadeia Brasileira da Batata:
1- Ensino: incentivar estudantes de agronomia, engenharia de alimentos, nutrição, economia, marketing, administração, etc, a trabalharem em prol da Cadeia Brasileira da Batata.
2- Pesquisa: desenvolver soluções de problemas da produção, geração de novas tecnologias, sustentação da defesa fitossanitária, produção de alimentos saudáveis e acessíveis à população etc.
3- Legislações: desenvolver propostas para a modernização das atuais legislações inerentes à classificação e padronização de batata semente, consumo, indústria, trabalhistas, ambientais, etc.
4- Político: integração com o governo visando à sensibilização da importância sócia econômica da Cadeia Brasileira da Batata.
5- Eventos: proporcionar a integração, o intercâmbio e apresentações de novas tecnologias.
6- Profissionalização: realizações de cursos sobre a Cadeia da Batata e viagens técnicas a locais onde as Cadeias da Batata são organizadas.
7- Certificação da Produção: batata produzida através da utilização correta de agroquímicos e respeito às legislações sociais e ambientais.
8- Comercialização: desenvolver propostas para modernizar o sistema atual, introduzir novas variedades, etc.
9- Associativismo Profissional: viabilizar a união intra e inter segmentos na Cadeia da Batata visando benefícios mútuos.
10- Informações: envio e geração de informações importantes e/ou estratégicas.
11- Consumidor: proporcionar satisfação e aumentar o consumo de batata brasileira.
Temos certeza que os resultados destas atividades proporcionarão importantes mudanças e benefícios à Cadeia Brasileira da Batata.
Portanto, se você acredita no processo associativista e está disposto a contribuir para a modernização da Cadeia Brasileira da Batata e melhoria sócio econômico do Brasil, você esta convidado a integrar o grupo da ABBA.
I – HistóricoO Grupo Nascente é uma empresa composta exclusivamente por profissionais “aficcionados” pela cultura da batata, haja visto a composição societária que somam mais de 115 anos dedicados à bataticultura na extinta Cooperativa...
Afonso Peche Filho – Pesquisador IAC (Instituto Agronômico de Campinas)fone: (11) 4582-8467 – peche@iac.sp.gov.br Procurando diretrizes para uma nova concepção na produção de batata, o empresário agricultor Sr. Roberto Sakô criou o “Sistema Mafes...
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A edição número 14 da Revista Batata Show traz para você informações técnicas, comerciais, institucionais, de consumo, legislações, cadeia produtiva de batata do exterior, fotos interessantes relacionadas à batata, etc. A partir desta edição,...