COMERCIALIZAÇAO DE BATATA FRESCA.

O Super Varejão 03 Irmãos é o principal local de compra de frutas, legumes e verduras da população de Itapetininga – aproximadamente 120 mil habitantes e distante 170 km da cidade de São Paulo.
A liderança e o sucesso da empresa são resultados de décadas de trabalho de uma família muito unida que durante anos foi produtora de hortaliças e frutas.



 



O nome da empresa foi uma idéia sugerida pela matriarca da família e aprovada por unanimidade: se o pai, o filho e o genro são como irmãos a empresa deveria ser chamada de 03 Irmãos.


Criada há 05 anos o Super Varejão 03 Irmãos tem uma equipe de trabalho composta por 18 funcionários e 08 familiares que atendem mensalmente mais de 5.000 clientes. A empresa compra mais de 200 produtos (1.000 variedades) diretamente de produtores da região, Ceagesp – SP e Ceasa – Sorocaba. Os mais vendidos são acelga, alface, banana, batata, beterraba, cenoura, laranja, melancia e tomate.


Segundo José Cláudio Gonçalves, um dos 03 Irmãos, a empresa vende mensalmente 200 sacos (50 kg) de batata das principais variedades (ágata, monalisa, asterix, mondial, bintje) e de todos os tipos de classificação (especial, especial x, primeira, pirulito e boneca).


Apesar do esforço em comprar sempre batata de boa qualidade, José Cláudio informa que há sempre duas situações em que ocorrem perdas significativas:


1- O descarte de tubérculos com danos mecânicos (esfolamento) provocados pelos inúmeros “choques” durante o transporte e manuseio do produto.


2- O “Fundo de Banca” – A necessidade de retirar e vender por preços inferiores os tubérculos menores da batata especial que foram rejeitados pelos consumidores.


Questionado sobre sugestões de alternativas para aumentar o consumo de batata, José Cláudio sugeriu:


1- Desenvolver ações de marketing para incentivar o consumo.


2- Oferecer novas variedades com melhores aptidões culinárias.


3-Fornecer informações aos consumidores: aptidão culinária, garantia de alimento saudável.


4- Substituir as atuais embalagens de 50 kg por sacos ou caixas com 20 a 25 Kg. Finalizamos esta matéria agradecendo ao José Cláudio pela importante contribuição à Revista Batata Show.

VEJA TAMBÉM

Eventos Nacionais e Internacionais

NacionaisXXVI Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas DaninhasXVIII Congreso de la Asociación Latinoamericana de MalezasData: 4 a 8/5/2008Local: Ouro Preto/MGInformações:http://www.sbcpd.org26cbcpd@cnpms.embrapa.br InternacionaisALAP’08Data: 30/11/2008 a 5/12/2008Local: Mar del Plata, ArgentinaInformações:propapabalc@balcarce.inta.gov.ar

LER

Cargill Fertilizantes

Departamento Agronômico Eng. Agronômos – Fabio Vale, Márcio Marini Tortorelli, Marcelo VieiraRolim, Júlio César Bertoni, Marco Antonio Araújo, Hernani Vasconcelos, Antonio Jamas. O mercado de fertilizantes está recebendo uma nova marca, a Cargill Fertilizantes,...

LER

A Rentabilidade dos Ativos e a Gestão de Empresas do Agronegócio: o caminho para a profissionalização

Ivan Wedekin – RC.W Consultores Ltda Av. Moema 94 – Cj. 81 – CEP: 04.077-020 (11) 5052-0973 – rcw@rcwconsultores.com.br O agribusiness brasileiro passou por profundas mudanças ao longo da última década do século passado,...

LER

Grupo Nascente – União dos conhecimentos para o progresso

I – HistóricoO Grupo Nascente é uma empresa composta exclusivamente por profissionais “aficcionados” pela cultura da batata, haja visto a composição societária que somam mais de 115 anos dedicados à bataticultura na extinta Cooperativa...

LER