Tecnologia para Batatas fritas é em Batatais (SP)

VALMAQ – (16) 3662.8614
valmaq@com4.com.br / www.valmaq.ind


A Valmaq, que em outubro vai fazer 8 anos de vida, tem como missão ser a melhor e mais inovadora empresa no desenvolvimento de tecnologia para as indústrias de pequeno e médio porte de batatas fritas. “UM IDEAL AO QUE NÃO SE CHEGA SUPERANDO AOS DEMAIS, SE NÃO SUPERANDO A SI MESMO.” – diz seu Diretor Proprietário, Omar Valentini, que com mais de 20 anos de experiência no mercado de Snacks de Batatas, Milho, Trigo e Nuts em 1998 realiza seu sonho e cria a VALMAQ com a finalidade de desenvolver e fabricar soluções inovadoras traduzidas em equipamentos de qualidade com alta produtividade e sempre focados em garantir a lucratividade de seus clientes.


Prova disso é a velocidade e força com a que crescem seus clientes, como por exemplo, o sr. Jorge Sene das Batatas Bavy´s, da cidade de Itapetininga, que começou a fritar em dezembro de 2004 e hoje já está produzindo em torno de 500 kg/hora de Batatas Fritas; o sr. Décio Gomes de Macedo da Art Fritas de Capão Bonito, que começou a fritar a meados de 2005, hoje esta produzindo 250 kg/hora, continua crescendo e fechando contratos com importantes marcas; o sr. Jeremias Cândido Ferreira, das Batatas Palha D. Minas, de Ipuiuna (MG) que está inaugurando sua nova planta e produzindo em torno de 400 kg/hora; o sr. Armando Cândido Gonçalves, da Gold Chips e Fio de Ouro, de Maria da Fé (MG), que hoje com duas plantas produz em torno de 700 kg/hora de Batata Frita.



Fritador


Os equipamentos desenvolvidos pela VALMAQ têm como lema: “Produtividade, com Qualidade e Lucratividade”, por esse motivo foram os primeiros a desenvolver um Fritador Manual, com capacidade para produzir 80 kg/hora de Batatas Fritas, consumindo 16 kg/hora de Gás, o que representa um consumo de 200 gramas para cada kg de batata frita produzido. Foram os primeiros e únicos a desenvolver um fritador Manual com capacidade para produzir 100 kg/hora de Batata Frita consumindo 20 kg/hora de Gás, o que representa um consumo de 200 gramas para cada kg de batata frita produzido. Desenvolveram um Filtro de Circulação Contínua para limpeza do óleo de fritura, eliminando completamente a necessidade de esvaziar o tacho de fritura para limpeza do fundo.



Fritador Supermatic


Como se tudo isto fora pouco, continuaram trabalhando focados em garantir a lucratividade de seus clientes e desenvolveram o único Fritador manual com esteira de saída com capacidade para produzir 120 kg/hora de Batata Frita, consumindo 22 kg/hora de GLP, o que representa um consumo de 180 gramas para cada quilo de batata frita produzido. A esteira do FVQ120 foi projetada para descarregar as batatas fritas na calha vibratória do Salgador Continuo SVQ 250, que pode trabalhar com até dois FVQ120 acoplados formando uma linha continua.


Os consumos e rendimentos são comprovados, durante a instalação, por sua equipe técnica que brinda todo o serviço de assessoria de pré e pós-venda Quem não quiser trabalhar com gás tem como opção o Queimador Industrial a Serragem Dragon500, especialmente projetado para trabalhar acoplados aos Fritadores FVQ da VALMAQ com o mesmo rendimento que os Queimadores a Gás.
Esta alternativa tem sido a preferida por produtores de Batatas que têm instalado suas plantas de fritura em zonas rurais para, desta forma, agregar valores a Bataticultura e, desta maneira, poder controlar as variáveis do mercado, evitando desperdícios e aumentando sua lucratividade, pois o produtor pode fritar seu descarte, utilizando como combustíEsteira vel serragem de madeira conseguido em qualquer madeireira da região.


Prova desta tendência são o sr. Ivo Guadagnin, da COBIG, de Porto Alegre (RS) que começara a fritar no presente mês; a Batata Bites, propriedade de um grupo de produtores de batatas da cidade de Tatuí (SP); além das empresas mencionadas anteriormente.


No mês de junho a VALMAQ participou, mais uma vez, com total sucesso, da 22ª Edição da FISPAL TECNOLOGIA, onde fez o lançamento do seu revolucionário CONJUNTO LAVADOR e SECADOR CONTÍNUO de Batatas Fatiadas, que tem como finalidade retirar o amido superficial das fatias de batatas para conseguir uma cor uniforme durante a fritura e secar as batatas para diminuir a rancidez hidrolítica da gordura, sem contar que este equipamento elimina a utilização das trabalhosas centrífugas. Este equipamento extrai e compacta o amido da batata, evitando problemas de saneamento, e permite seu acúmulo para posterior comercialização. Como diz um ditado japonês “Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje.”, por esse motivo a VALMAQ continua trabalhando e se prepara para participar da TECNOFIDTA que acontece do dia 19 a 22 de setembro, na cidade de Buenos Aires, Argentina.











Esteira


Omar Valentini


Art Fritas

VEJA TAMBÉM

Compactação do Solo: um prejuízo pouco percebido

Carlos Francisco Ragassi Embrapa Hortaliças A compactação é um processo de adensamento do solo, ou seja, de redução do espaço poroso existente entre as suas minúsculas partículas minerais, que ocorre frequentemente abaixo da camada...

LER

Vira-Cabeça: Ameaça à Bataticultura no Brasil

Mirtes Freitas Lima (Virologista) Miguel Michereff Filho (Entomologista) Embrapa Hortaliças   Várias doenças afetam a cultura da batata (Solanum tuberosum L.), entre as quais as de origem viral se destacam pela complexidade, inexistência de...

LER

Importância do silício na agricultura

Prof. Dr. Gaspar H. Korndúrfer Email: ghk@triang.com.br Universidade Federal de Uberlândia – MG O silício ainda é um elemento pouco conhecido na agricultura, mas promete crescer muito em importância, com os novos estudos de...

LER

Exportar é o que importa

O agronegócio vem sendo responsável pelo saldo positivo da balança comercial brasileira, compensando o saldo negativo de outros segmentos: industria e serviços.Este resultado positivo é fruto da superação de inúmeras cadeias produtivas que enfrentam...

LER