Controle da Requeima (Phytophthora Infestans) na Cultura da Batata

Marcelo Giovanetti Canteri
Eng. Agrônomo – Doutor Fitopatologia
Universidade Estadual de Londrina (UEL),
CP 6001, CEP 86051-990, Londrina/PR
(43) 3371.4555 – canteri@uel.br
João Batista Cason
Eng. Agrônomo – Pesquisador Fungicidas
Dow AgroSciences Industrial Ltda.,
CP 226, CEP 13800-970, Mogi Mirim/SP
(19) 3805.8757 – jbcason@dow.com


A batata é uma das culturas que produz a maior quantidade de energia e proteína por hectare/dia e portanto apresenta-se como uma das boas alternativas alimentares para a população. Entre os problemas enfrentados pela cultura, além da oscilação de preços na venda do produto, está a Requeima (Phytophthora infestans (Mont.) De Bary) com perdas que podem variar de 10 a 100%, sendo as maiores observadas quando as condições climáticas estão favoráveis logo no início do ciclo da cultura.
O ataque da doença depende das condições ambientais e pode ocorrer em qualquer estádio da cultura. A temperatura ótima para a Requeima é em torno de 16 oC, com mínima de 3 oC e máxima de 30 oC. Alta umidade relativa e água livre na superfície das folhas favorecem a frutificação do patógeno.


Para o controle da doença existem algumas técnicas culturais recomendadas tais como: uso de batata-semente sadia, uso de cultivares com alguma resistência, destruição da fonte de inóculo potencial e evitar plantio em locais com alta umidade. Entretanto, somente a adoção dessas medidas tem se mostrado ineficiente no controle da doença para a maioria dos cultivares, sob condições favoráveis, tornando indispensável o emprego de fungicidas.


Após 40 anos de sucesso do uso do Dithane*, a Dow AgroSciences desenvolveu uma nova formulação denominada Dithane* NT. Essa nova formulação possui componentes que permitem maior persistência do produto na superfície das plantas, o que resulta em maior resistência à lavagem por águas da chuva ou irrigação, garantindo melhor eficácia do fungicida entre as aplicações. O Dithane* NT (Nova Tecnologia) representa um dos mais importantes e versáteis fungicidas existentes para o uso em programas integrados de proteção de plantas. Pertencente à família dos alquilenobis (Ditiocarbamato EBDC) , o Dithane* NT é um fungicida de contato que se caracteriza por formar uma película protetora na superfície vegetal, impedindo assim a penetração do patógeno. Apresenta múltiplos sítios de ação o que lhe confere fundamental importância como ferramenta nas estratégias anti-resistência.


Pesquisas têm demonstrado a excelente eficiência do Dithane* NT, registrado em mais 70 culturas e controle de pelo menos 400 doenças. Trabalho realizado pelo departamento de fitopatologia da Universidade Estadual de Londrina, instalado em duas condições (Irrigação com lâmina de 25 mm/12 horas após a aplicação e sem irrigação) comprovou a performance do Dithane* NT no controle da requeima (Phytophthora infestans) na cultura da batata (Figura 1).



Pela figura observa-se que mesmo sob condição de lâmina de 25 mm de irrigação o Dithane* NT manteve o controle da requeima quando comparado com o tratamento sem irrigação.
A superioridade da formulação NT resulta em maior cobertura da superfície tratada e maior resistência à ação da chuva ou irrigação. Os resultados de diversos trabalhos de entidades de pesquisas oficiais indicam que a nova formulação permite que o Dithane* NT seja um importante aliado ao agricultor no controle de doenças.


Vantagens da nova formulação:


a) Resistência à lavagem, sem aumentar os níveis de resíduo em folhas e frutos.
b) Ótima capacidade de proteção.
c) Excelente barreira contra os fungos.
d) Ferramenta ideal para o manejo de resistência.
e) Fornecimento de nutrientes (Dithane* NT tem em sua formulação 16% de Manganês e 2% de Zinco).
f) Performance comprovada.


A nova tecnologia já está à disposição em território nacional para os produtores de mais de 34 culturas, como: batata, tomate, uva, maçã, feijão, citros, café e várias outras do segmento de Hortifruti, no controle de 44 doenças. O Dithane* NT é o único fungicida ditiocarbamato com esta característica.


 

VEJA TAMBÉM

Estágio – Alunos de Graduação – Agronomia

Cultura de Batata – Fazenda Progresso – BA A ABBA proporcionou, pela primeira vez, estágios para cinco estudantes de Agronomia em 2003.Os acadêmicos Edgar Schebeski e Marcelo Kusman realizaram excelente trabalho na condução dos...

LER

Certificação – Certificação GLOBALGAP Batata e Alho Wehrmann

Produção certificada é sinônimo de garantia de permanecer e conquistar novos mercados Mariana Burgos MeloniConsultora em Certifi cação de Qualidade Agropecuária Agrícola Wehrmann,Cristalina (GO)(61) 3204-5300www.wehrmann.com.br A crescente preocupação do consumidor final em relação à...

LER

Base Bibliográfica da Batata: Embrapa Hortaliças lança nova fonte de informações para a cultura

Sieglinde Brune, Gilmar P. Henz & Rosane Parmeggiani Embrapa Hortaliças, BR 060 km 9, 70359-970Brasília-DF O acesso à informação é fundamental na sociedade moderna. Para todos aqueles envolvidos no sistema produtivo da batata, informações...

LER

Baculovírus: maior inimigo da traça-da-batata

Atualmente, a traça-da-batata, Phthorimaea operculella (Zeller, 1873), é a praga mais importante da cultura, contribuindo para a redução da produção e para os prejuízos do bataticultor. Esta praga tem distribuição cosmopolita, sendo capaz de...

LER