Oferta e Demanda

Valores excepecionais pagos pela saca de 50 quilos de batata no primeiro semestre de 2016 expõem tripé negativo, composto por problemas climáticos, fitossanitários e redução do número de produtos.

PARA LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA CLIQUE AQUI

Autor: Natalino Shimoyama

Fonte: Revista Cultivar HF - Agosto / Setembro 2016

VEJA TAMBÉM

Pesquisa parada

A falta de integração do segmento e também de incentivos governamentais impede o desenvolvimento de trabalhos de pesquisas na cadeia produtiva da batata e estimula a entrada e o consumo do produto importado.

LER

Desastres Climáticos

A instabilidade do clima, efeito do aquecimento global, já atinge a cadeia produtora de batata. Períodos de secas, intercalados com excesso de chuvas, derrubam a produtividade das lavouras e depreciam a qualidade dos tubérculos.

LER

Organização profissional

A profissionalização e a união das cadeias produtivas destinadas ao abastecimento interno são a saída para o fortalecimento do setor, que perde cada vez mais espaço no Brasil

LER

Cenário preocupante

A produção de biocombustíveis poderá causar desequilíbrio nos setores econômico, social e fitossanitário devido à expansão demasiada da produção de determinadas culturas em detrimento das que abastecem o consumo interno

LER