Introdução

A Associação Brasileira da Batata (ABBA) foi fundada, em 28 de agosto de 1997, por meio da iniciativa de alguns agricultores oriundos de diversas regiões produtoras do Brasil.

A necessidade de se criar uma associação teve como objetivo a busca pela sustentabilidade e pela modernização da Cadeia Brasileira da Batata, diante das grandes mudanças provocadas pela globalização.

Inicialmente, a ABBA era composta por dez associações regionais de produtores de batatas, localizadas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais que, por diversos motivos, encerraram as atividades.

Atualmente, a ABBA é composta por produtores – que representam mais de 50% da produção nacional de batatas, por empresas fornecedoras de insumos e por pesquisadores de importantes instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

A sustentabilidade econômica da ABBA é proveniente da contribuição voluntária dos produtores e das empresas parceiras, apoiada pela ajuda técnica e científica dos colaboradores.

A sobrevivência e a evolução da ABBA são resultados da dedicação, honestidade, confiança, apoio e competência de todos que ingressam na associação e permanecem até os dias atuais.

A ABBA valoriza a união profissional de todos que aceitam compartilhar benefícios coletivos.

A ABBA tem certeza que o associativismo é o caminho para o futuro neste mundo globalizado.

A ABBA está convicta de que a batata é saudável e um dos principais alimentos atuais e do futuro para a humanidade.

A ABBA é patriota e continuará lutando sempre pela Cadeia Brasileira da Batata e pelo nosso maravilhoso Brasil.