A comercialização da batata no Brasil

Natalino Shimoyama Gerente Geral da ABBA


A comercialização de muitos produtos agrícolas é o principal problema do segmento produtor no Brasil. No caso da batata podemos destacar como principais fatores: a globalização, as variedades e a inadimplência. A globalização, apesar dos indiscutíveis benefícios vem causando grandes danos à comercialização de batatas, à medida que provoca a exclusão social, o domínio das grandes redes mundiais de varejo e as importações de batata processada.


A exclusão social gera principalmente desemprego e consequentemente a redução do consumo de batatas. As grandes redes de varejo aproveitam-se da desorganização dos produtores para comprar batatas a menos de R$ 0,50/Kg e vender acima de R$ 1,50/ kg ao consumidor. O resultado desta prática provoca também a redução do consumo.


As importações de batata processada principalmente na forma de pré-fritas são vendidas à população brasileira de maior poder aquisitivo que pode pagar mais de R$ 5,00/ Kg. Moral da história: Mais de 10.000 hectares de batata são vendidos justamente para quem realmente pode pagar e quem recebe são os produtores do exterior. Outro importante fator que está contribuindo para provocar um verdadeiro caos na comercialização é a produção de variedades inadequadas às necessidades do consumidor.


Atualmente as variedades mais plantadas possuem uma aparência bonita (pele, brilho e formato) e péssimas características culinárias (bonitinha, mas ordinária). A principal consequência está sendo a redução do consumo. O atual sistema financeiro também contribui fortemente para a elevação dos índices de inadimplência na comercialização de batatas frescas. A utilização de cheques sem fundos, a facilidade de sustar cheques e a cobrança de elevadas taxas de juros não causam nenhum prejuízo aos bancos, mas proporcionam receita ao comerciante e a falência de muitos produtores.


Qual é a solução? A solução para estes problemas depende de ações que devem e podem ser tomadas através do diálogo e das negociações entre os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata.


Qual é o resultado? O governo poderá resolver dois grandes problemas: a fome e o desemprego, pois a Cadeia Brasileira da Batata produz um alimento saudável, universal, versátil e gera centenas de milhares de empregos. Todos os segmentos da cadeia da Batata serão beneficiados.

VEJA TAMBÉM

Efeitos do tratamento Aminoagro na cultura da batata

Aminoagro SAAN Quadra 01 Lote 980 – Brasília-DF Cep. 70632-100 / telefax: 61-361-0311 aminoagro@aminoagro.agr.br ObjetivoAvaliar o desempenho dos produtos Aminoagro na cultura da batata. Descrição geralProdutor: Shuishi HayashiLocal: Fazenda São Martinho – Pivot 04Cultura:...

LER

La Producción de Papa en Ecuador se Encuentra Amenazada por un Problema Fitosanitario

Carmen Castillo Carrillo1 Xavier Cuesta Subía1 1Instituto Nacional de Investigaciones Agropecuarias (INIAP), Estación Experimental Santa Catalina. Quito, Ecuador Introducción En este artículo se presenta un resumen de la situación del problema fitosanitario de la...

LER

Restaurante Warong

Onde você compra batata fresca para seu restaurante?R: No batateiro de São João da Boa Vista. Que tipo de batata fresca e de embalagem você compra regularmente para seu restaurante?R: Batata Asterix, bem embalada...

LER

Previsão do Tempo – Meteorologia no Brasil

  Ronaldo Coutinho do Prado – Climaterra Av. Prudente Cândido da Silva, C.P. 173. 88600-000 São Joaquim – SC (49) 233.0349 ou 9983.6544 coutinho@pwa.com.br As atividades meteorológicas no Brasil tiveram início durante a ocupação...

LER