A comercialização da batata no Brasil

Natalino Shimoyama Gerente Geral da ABBA


A comercialização de muitos produtos agrícolas é o principal problema do segmento produtor no Brasil. No caso da batata podemos destacar como principais fatores: a globalização, as variedades e a inadimplência. A globalização, apesar dos indiscutíveis benefícios vem causando grandes danos à comercialização de batatas, à medida que provoca a exclusão social, o domínio das grandes redes mundiais de varejo e as importações de batata processada.


A exclusão social gera principalmente desemprego e consequentemente a redução do consumo de batatas. As grandes redes de varejo aproveitam-se da desorganização dos produtores para comprar batatas a menos de R$ 0,50/Kg e vender acima de R$ 1,50/ kg ao consumidor. O resultado desta prática provoca também a redução do consumo.


As importações de batata processada principalmente na forma de pré-fritas são vendidas à população brasileira de maior poder aquisitivo que pode pagar mais de R$ 5,00/ Kg. Moral da história: Mais de 10.000 hectares de batata são vendidos justamente para quem realmente pode pagar e quem recebe são os produtores do exterior. Outro importante fator que está contribuindo para provocar um verdadeiro caos na comercialização é a produção de variedades inadequadas às necessidades do consumidor.


Atualmente as variedades mais plantadas possuem uma aparência bonita (pele, brilho e formato) e péssimas características culinárias (bonitinha, mas ordinária). A principal consequência está sendo a redução do consumo. O atual sistema financeiro também contribui fortemente para a elevação dos índices de inadimplência na comercialização de batatas frescas. A utilização de cheques sem fundos, a facilidade de sustar cheques e a cobrança de elevadas taxas de juros não causam nenhum prejuízo aos bancos, mas proporcionam receita ao comerciante e a falência de muitos produtores.


Qual é a solução? A solução para estes problemas depende de ações que devem e podem ser tomadas através do diálogo e das negociações entre os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata.


Qual é o resultado? O governo poderá resolver dois grandes problemas: a fome e o desemprego, pois a Cadeia Brasileira da Batata produz um alimento saudável, universal, versátil e gera centenas de milhares de empregos. Todos os segmentos da cadeia da Batata serão beneficiados.

VEJA TAMBÉM

Batata – Alimento Saudável

Valor NutricionalUma batata média (150g) não contém gordura, é rica em ferro, potássio e fibras, além de ser excelente fonte de vitamina C. Confira: Dicas A sopa ficou salgada?Coloque uma batata crua, ferva eretire...

LER

Seichan: culinária e exemplo de vida

A imagem da ABASP como uma associação modelo tem muito a ver com a equipe da Seichan.A liderança e criatividade deste grupo proporcionaram grandes realizações culinárias e exemplos de vida. Como realizações culinárias destacamos...

LER

Carta ao leitor

A ABBA completa 10 anos de existência em agosto de 2006.Durante este período, a ABBA organizou dezenas de eventos; viabilizou a união profissional de produtores, empresas e instituições; criou e continua produzindo a Revista...

LER

Chega ao Brasil última palavra em tecnologia para seleção de batatas

KORIMA Equipamentos Industriais, fone (11) 5594.2003,www.korima.com.br – best@korima.com.br A empresa BEST, de origem belga (Belgian Electronic Sorting Technology), através de sua representante brasileira, Korima Equipamentos Industriais, anuncia o lançamento no mercado nacional de tecnologia...

LER