A vez da qualidade

Ricardo Batassa – ITUPETRO batassa@itupetro.com.br


A década de 90 foi marcada por grandes transformações no comportamento empresarial no Brasil. A abertura de mercado, quebras de monopólios, investimentos em tecnologias de ponta e acesso a informações outrora limitadas, revolucionaram a sociedade econômica em busca de novas fronteiras. Várias oportunidades de negócios surgiram num ritmo mais acelerado do que o concebível, derrubando antigos conceitos que num passado próximo não era tão valorizado.


A população, de uma maneira geral, passou a ser mais exigente amparada por normas e regras legais que saíram do papel e passaram a vigorar com força jurídica plena, salvaguardando seus direitos de consumidor.


Hoje, percebemos que todos os segmentos de mercado, após terem negligenciado durante anos o valor de um comportamento essencial para a manutenção do seu negócio, voltaram suas atenções para aquilo que podemos chamar de básico: A qualidade! No ramo de derivados de petróleo, ainda custará algum tempo até que o consumidor final se conscientize de que os “milagres” ofertados no mercado, prometendo soluções básicas de economia de custos para se obter melhor rentabilidade no resultado, poderão ser o grande vilão num futuro próximo.


Algumas empresas, sejam aquelas denominadas distribuidoras ou simplesmente retalhistas, insistem numa conduta de desprezo total pela qualidade, desrespeitando o consumidor final que quer simplesmente exercer suas atividades sem prejuízos a si e/ou a terceiros. O comércio de produtos “batizados” ainda persiste em algumas regiões de nosso país, causando prejuízos não só ao adquirente, como também aos cofres públicos que deixam de arrecadar milhões de reais em impostos que são sonegados por esta industria da falsificação. Nossa opção, ao contrário dos caminhos que eram acenados pelo mercado, foi uma busca incessante pela qualidade, com a parceria de quase 40 anos junto à Shell, uma das companhias de petróleo mais bem conceituada no mundo, proporcionar não só o que existe de melhor em combustíveis como diesel e querosene, mas também tudo o que pudesse ser agregado ao valor do produto, proporcionando a satisfação total dos nossos clientes.


E deu certo, tão certo que hoje, não temos simplesmente clientes, temos parceiros e amigos que nos honram com sua fidelidade e honestidade, independentemente do volume que necessitam consumir para manter em funcionamento seus caminhões, ônibus, tratores, geradores, motores para irrigação, caldeiras, fornos, etc…, sempre com a qualidade a que fazem questão de estarem recebendo.


Fazemos questão absoluta de exercer nossas atividades com esta filosofia, pois sabemos que por maiores turbulências que o mercado possa atravessar, sempre teremos nosso espaço determinado por consumidores que fazem absoluta questão de adquirir qualidade, pois se doutrinaram ao aprendizado do tempo, no aperfeiçoamento de métodos administrativos que não permitem mais arriscar seu capital em busca de economias fantasiosas.


O avanço da tecnologia vem mostrar que o mundo precisa acompanhar o ritmo acelerado de mudanças que não esperávamos que acontecesse com tamanha rapidez e que nos induz a buscar metodologias que nos tornem mais competitivos perante a globalização a que estamos sendo submetidos. Contudo, precisamos estar sempre atentos ao que nos é ofertado para atender nossas necessidades, pois seu custo pode simplesmente encobrir uma diferença a ser paga num futuro qualquer, seja técnica, jurídica fiscal ou operacional, às quais não estamos atribuindo no preço de nosso produto final, mas que, se contabilizados, vão influir diretamente nos seus custos.


Hoje, temos por obrigação, alertar o consumidor de uma maneira geral, que analise todos os processos de aquisição a que irão se submeter, para que façam de seus fornecedores verdadeiros parceiros e influenciadores na qualidade do produto que será disponibilizado ao consumidor final. Nossa metodologia, regras e condutas para a manutenção da qualidade total, sempre estarão disponíveis ao usuário que queira conferir ou simplesmente dar continuidade à inovação a que se submeteu num passado próximo e hoje colhe seus benefícios.


Independente dos rumos político e econômico que nossa nação trilhará nos próximos anos, sabemos que o homem, por sua natureza, sempre estará em busca de soluções ideais para atender suas necessidades, vontades e vaidades, com a mentalidade voltada para a obtenção de soluções e consequente permanência no mercado, onde deverá atribuir à qualidade, o sucesso de sua sobrevivência e destaque perante seus concorrentes.

VEJA TAMBÉM

Instituto Biológico preserva isolados de Streptomyces spp.

Dr. Julio Rodrigues NetoM.Sc. Irene M. Gatti de AlmeidaLaboratório de Bacteriologia VegetalCentro Experimental do Instituto BiológicoRodovia Heitor Penteado, Km 3,513094-430 – Campinas, SPfone/fax (19) 3253-2112julio@biologico.sp.gov.br O Laboratório de Bacteriologia Vegetal (LBV) do Instituto Biológico...

LER

Outros usos do álcool a partir da batata

Além da produção de etanol combustível a partir de batatas, uma outra alternativa é a obtenção de álcool com maior valor agregado, seja álcool neutro ou bebidas alcoólicas. Em ambos os casos o preparo...

LER

Nutrição – Importância dos micronutrientes na batata

Para se ter competitividade no mercado agrícola atual, o agricultor brasileiro necessita aumentar a produtividade com consequente redução de custos. Porém, algumas práticas precisam ser adotadas e o uso de micronutrientes na produção é...

LER

Comitê Técnico de Melhoramento de Batata se reúne na UFSM

  Dr. Francisco Vilaró, responsável pelo Projeto de Melhoramento Genético de Batata do Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria do Uruguai.   O Comitê Técnico do Projeto de Cooperação Técnica para Intercâmbio de Germoplasma e...

LER