Sonia Regina Herrerias Margossian – Filha de Abraham Margossian
Natalino Shimoyama – Gerente Geral ABBA
Margossian Sementes Ltda
(19) 3894.5325 – Margossian ou Sonia
margossian@uol.com.br
Uma das pessoas mais conhecidas entre os produtores de batata do Brasil é o Sr. Abraham Margossian nascido há 78 anos em São Paulo.
Filho de imigrantes armênios, casado há 56 anos com a Sra. Leonor Herrerias Margossian, tem cinco filhos – Luiz Roberto (in memoriam), José Augusto, Abraham (in memorian), Sônia Regina e Antonio Carlos; nove netos e um bisneto.
Margossian começou a trabalhar com 14 anos (1942) no Banco Fluminense de Produção S.A., em São Paulo. Em 1951, saiu do banco e foi trabalhar na empresa Irmãos Herrerias, em São Paulo. A empresa era especializada no comércio de sacarias novas e usadas para todas as finalidades, principalmente para algodão, café, arroz, feijão, batata, etc. No inicio da década de 50, vendeu muitos sacos de batata na região sudoeste de São Paulo, principalmente aos produtores que pertenciam ao grupo Raposo Tavares. Os sacos feitos de juta ou ráfia tinham capacidade para 60 kg de batata.
No inicio da década de 1970, com a introdução de embalagens plásticas, transporte a granel, armazenagens em graneleiros ou silos, etc, o sr. Margossian começou a trabalhar também com embalagens plásticas. Nesta época foi introduzida no mercado uma sacaria para batata utilizando o polipropileno (nylon) que e utilizada ate hoje. Neste período de dificuldade, agregou também em sua atividade, a comercialização de sementes de hortaliças e batata semente.
A primeira importação de batata semente realizada pelo sr. Margossian foi em 1972. Nesta ocasião, ele importou 4.000 caixas (30 kg) das variedades bintje, spunta e radosa.
Nova Resende/MG, Campo de Batata-Semente Delta. Sr. Margossian, Eng. Agrônomo Enio (IMA/MG) e José Augusto Margossian – 1983.
Conseguiu vender facilmente todo o material importado e, com o lucro obtido, fez uma viagem para a Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia para conhecer empresas produtoras de batata semente, entre elas, Wolf & Wolf, Hettema, Potatex, IVK e outras.
Nesta época (inicio da década de 70), haviam grandes importadores de batata semente no Brasil (CAC-CC, Cooperativa Agrícola Sul Brasil, Sebastião Dias, Romeu Andreatta e outros). A variedade bintje correspondia a aproximadamente 80% das importações.
Com o crescimento da utilização de sementes importadas pelos produtores, foi criada em 1975, a ANABA – Associação Nacional da Batata, cuja principal atividade visava normatizar o mercado de importações de batata semente, pois neste ano foi importado 850 mil caixas de batata semente.
Simultaneamente, surgem neste período, diversas regulamentações estabelecidas pelo MAPA visando disciplinar o mercado: Plano Quinquenal de Produção e Abastecimento de Batata, as Comissões Técnicas de Batata Semente, várias legislações inerentes à produção e comercialização de batata semente, etc. e também a zerar a importação comercial de batata semente no prazo de 5 anos.
Mediante estas mudanças, sr. Margossian passou a prestar assessoria aos produtores de batata com o objetivo de produzirem parte de suas sementes, começando pelo grupo Raposo Tavares. Em 1984 tornou-se representante da Wolf & Wolf para todo o Brasil no sentido de divulgar suas variedades.
Atualmente representa a Cooperativa Agrico – Emmeloord – Holanda devido à incorporação da Wolf & Wolf que é detentora de centenas de variedades de sementes de batata. Em 1994, introduziu no Brasil a variedade ágata que hoje representa mais de 50% da produção nacional de batatas frescas destinada, principalmente, ao consumo doméstico. No intuito de proporcionar mais opções aos produtores Sr. Margossian continua realizando vários ensaios com novas variedades. Em 2004 foram registrados no MAPA as variedades: almera, amorosa, armada, arnova, artemis, fontane, markies, maranca e sinora, tendo se destacado pelas suas excelentes qualidades: markies, maranca, almera, amorosa, artemis e etc..,
Atualmente, encontra-se em fase final alguns ensaios com as variedades arrow, el paso, madaleine, marlem, matador, novella e sofia que depois de aprovadas pelo MAPA serão lançadas no mercado do Brasil.
Visita Grupo ABBA ao Centro de Pesquisa da Cooperativa Agrico na Holanda em Setembro de 2005
Dia de Campo em Nova Resende/MG, para divulgação da variedade Diamant – 1986.
IRINEU PEREIRAEngenheiro Agrônomoirineu@futuragro.com.brFuturagro – Distribuidora de Insumos Agrícolas Ltda.- Mafra/SCFone/Fax: (47) 3642-6865 / (47) 9966-6122 A região é bastante propícia à produção de batatas devido ao clima e solos férteis. Atualmente, tem mais de...
Alexandre Andreatta fone: (11) 5051 1605 tatasem@uol.com.br O título deste artigo resume minhas expectativas com esta variedade. Creio firmemente que a Caesar terá um papel muito importante no mercado brasileiro nos próximos anos por...
A batata (Solanum tuberosum L.) situa-se entre as quatro mais importantes culturas para a produção de alimentos no mundo, depois do trigo, arroz e milho. Entretanto, muitas cultivares de S. tuberosum são suscetíveis a...