Joaquim Gonçalves de Pádua
Eng.º Agr., Pesquisador EPAMIG/CTSM/FECD
padua@epamigcaldas.gov.br
Num momento em que a bataticultura nacional vem atravessando uma grande crise, principalmente pela baixa emuneração do produto, o anúncio de uma nova cultivar traz um novo alento. Sabemos que a solução dessa crise passa por mudanças comportamentais de todos os setores, começando pela organização dos produtores e planejamento da produção, para evitar excessos na oferta do produto.
A escolha correta da cultivar, em função das exigências do mercado e das condições ambientais e estruturais, pode permitir um manejo adequado e a obtenção de um produto mais competitivo.
Na escolha da cultivar é importante que o produtor considere o potencial produtivo e a redução do custo da produção, não esquecendo, porém, da qualidade póscolheita e da finalidade de uso que visa atender às necessidades do consumidor. A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG, em parceria com a AGRICO BA, da Holanda, e a Margossian Sementes Ltda., representante oficial da AGRICO BA no Brasil, vem desenvolvendo ensaios com cultivares introduzidas da Holanda, nas diferentes regiões produtoras de batata em Minas Gerais, visando selecionar aquelas que melhor atendam às necessidades do Estado e do país.
Dos materiais já selecionados, ressalta-se a cultivar Markies, pela versatilidade que apresenta, tanto nos aspectos de manejo como de consumo. Numa rede de ensaios conduzidos em 16 ambientes diferentes, envolvendo variáveis como relevo, solo, época de plantio e nível de tecnologia, a cultivar Markies sobressaiu entre as cultivares introduzidas em todos os ensaios, sobrepondo ou igualando, no aspecto de produção, a cultivar Ãgata, utilizada como testemunha. Apresenta uma boa tolerância à ‘Requeima’ (Phytophthora infestans), doença responsável por grandes perdas na cultura e pela elevação do custo de produção, e aos vírus do enrolamento e Yn. As plantas são bastante vigorosas e apresentam porte ereto, que facilita a realização das práticas culturais.
Na colheita deve-se respeitar o ciclo de 90 a 100 dias para o completo desenvolvimento dos tubérculos e concentração da matéria seca. Predominam os tubérculos graúdos, com formato alongado cheio, olhos rasos, pele amarela clara e lisa, atendendo, perfeitamente, às exigências do mercado consumidor. Os tubérculos apresentam um bom teor de matéria seca e equilíbrio entre açúcares redutores e amido, que lhes conferem dupla aptidão de uso, ou seja, boa qualidade após o preparo, tanto na forma de cozimento como na de fritura. A cultivar Markies vem despertando a atenção de muitos bataticultores nos principais estados produtores. O Sr. Manuel Peral Silvantos, um grande produtor de batatas em Botelhos, no Sul de Minas, e os produtores Sr. Gilson João Muller e Sr. Pedro Donizette Stuani, da Empresa S.M.
Comercial Agrícola, em Monte Mor – SP, não poupam elogios ao falar da satisfação que sentiram quando plantaram a cv. Markies pela primeira vez, enfatizando que esta será a cultivar escolhida para os próximos plantios. Segundo eles, o emprego dessa cultivar implica em economia de agrotóxicos e ganhos no volume e na qualidade de produção, além da boa aceitação que a Markies tem tido no mercado.
Entretanto, é bom frisar que, além da escolha correta da cultivar, é importante que o produtor utilize batata-semente certificada e adote o manejo mais adequado para a sua região.
Mais informações podem ser obtidas com o autor ou com o representante legal da AGRICO B.A. no Brasil: MARGOSSIAN SEMENTES LTDA. Telefax (19) 3894.5325 Celular: (11) 9985.2475. Correio eletrônico: margossian@uol.com.br.
Dilson A. BisogninProfessor do Departamento deFitotecnia da UFSM. Pesquisador do CNPq.Líder do Grupo de Pesquisa em Genética e Melhoramento de Batatadilsonb@smail.ufsm.br Palestrantes do Simpósio de Melhoramento Genético e Previsão de Epifitias em Batata, realizado...
A ABBA foi fundada em agosto de 1997. O período inicial (até 3 anos) foi bastante difícil, pois apenas um pequeno grupo de produtores percebiam a importância de uma associação. Com o passar do...
A partir do ano 2005, está previsto a cobrança de água para os produtores rurais. Os valores a serem cobrados serão definidos pelos comitês de bacia de cada região e foi estabelecido o limite...
PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 40, ACESSE O ARQUIVO PDF: http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_40.pdf