Leonardo Miyao – Diretor Comercial FLV leonardo.miyao@paodeacucar.com.br Daniel Watanabe – Gerente de Compras
A batata tem uma importância muito grande para a humanidade, pois é o quarto alimento mais consumido no mundo e seu grau de importância não poderia ser diferente dentro do Grupo Pão de Açúcar, que é atualmente o maior distribuidor de alimentos no Brasil. No varejo, a batata é classificada como um produto de “destino”, ou seja, um item com alto apelo e que atrai fluxo às lojas.
Devido à grande importância da batata, o Grupo Pão de Açúcar iniciou em meados de 2001, uma reestruturação no conceito de compra deste importante produto.
Até o primeiro semestre de 2001, grande parte da compra de batata era feita junto a atacadistas (80%), e a entrega da mercadoria era feita pelo fornecedor loja a loja. Este conceito de compra não permitia uma obtenção de um custo mais competitivo e um controle de qualidade mais minucioso e padronizado, pois era inviável termos pessoas capacitadas e treinadas para executar a inspeção do produto em cada uma das lojas da rede. O sistema acima também impossibilitava a identificação correta das variedades que eram entregues pelos fornecedores. Algumas vezes, os fornecedores negociavam uma determinada variedade e entregava outra.
Práticas como entrega de loja em loja pelos fornecedores e produto embalado em sacos de ráfia ou nylon, contribuíam para o aumento de custo e redução do padrão de qualidade.
A partir do segundo semestre de 2001, foi iniciado um trabalho de reestruturação no conceito de compra de batata objetivando os seguintes pontos:
Melhoramento do padrão de qualidade, maior eficiência no abastecimento, viabilização de um programa de rastreabilidade e redução de custos na cadeia de suprimentos.
Primeiramente, foi criado uma “ficha técnica” onde todas as especificações exigidas pelos clientes (consumidores finais) do Grupo Pão de Açúcar estavam claras. Todos os fornecedores recebem uma cópia da ficha técnica, surgindo a partir daquele momento, um relacionamento transparente de compra e venda entre as partes envolvidas.
Com a centralização do recebimento do produto em um centro de distribuição, a equipe de controle de qualidade efetua a inspeção da mercadoria, baseados em conceitos técnicos definidos e padronizados. Agrônomos e técnicos agrícolas coordenam todo o trabalho de controle de qualidade de FLV (frutas, legumes e verduras) no recebimento.
Através da centralização, houve um ganho de escala, por consequência, uma redução de custo na distribuição das mercadorias às lojas. Otimização de transporte e recebimento da loja de grande parte das mercadorias num veículo foram duas grandes vantagens obtidas.
O estreitamento do relacionamento entre o Grupo Pão de Açúcar e os produtores rurais gerou grandes vantagens para as duas partes tais como: melhora considerável da qualidade, frescor, aumento das vendas, rastreabilidade, segurança de recebimento e aumento da competitividade. Como resultado desta ação, atualmente a grande parte da compra de batata é feita junto a produtores.
O Grupo Pão de Açúcar foi o primeiro a adotar as caixas plásticas retornáveis para a batata. Esta medida também contribuiu na melhoria da qualidade, pois as caixas preservam melhores as condições do produto.
Seguindo a tendência global do varejo, baseando a oferta do produto de acordo com a expectativa do consumidor (gerenciamento de categorias), o Grupo Pão de Açúcar busca desenvolver novos conceitos de consumo para FLV. Este trabalho só é viável a partir do envolvimento do setor produtivo, visto que são os produtores que podem promover as devidas alterações e ajustes no processo de produção de novos produtos.
A batata na mesa do consumidor já conta com inúmeras formas de consumo. Parcerias comerciais do varejo e setor produtivo vem produzindo interessantes resultados, com incremento de vendas e rentabilidade através de diferentes propostas de apresentação (embalagens), exposição em lojas e campanhas de estímulo ao consumo.
A batata merece um trabalho no mínimo mais elaborado em termos de comercialização.
Estamos certos que um setor produtivo tão desenvolvido como o bataticultor pode produzir excelentes resultados.
O Grupo Pão de Açúcar acredita em nossa agricultura e conta com vocês no desenvolvimento do agronegócio nacional.
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Paulo Popp, Engenheiro Agrônomo, Paulo Popp Consultoria Agrícola Ltda, pesquisador eassessor de desenvolvimento da Germicopa S/A, França. rppopp@netpar.com.br, telefones:(41) 253 7435 e (41) 9963 4092. Variedade é tecnologiaUma nova variedade de batata é sempre...