Professor Eduardo Luís Tanure
etanure@alfenas.psi.br
eduardo.tanure@unifenas.br
Mestre em Ciências Ambientais
Especialista em Poluição de Ãguas
Coordenador do Laboratório de Pesquisas Ambientais de Recursos Hídricos
Coordenador do Projeto Furnas
Coordenador de Abastecimento de Ãgua no Diagnóstico das Condições de Saneamento dos Municípios do Entorno do Reservatório do Lago de Furnas, Ministério da Cidade, Governo Federal.
Responsável Técnico pela Estação de Tratamento de Ãgua Campus Universitário de Alfenas
Professor das Disciplinas: Química Aplicada, Preservação e Conservação de Recursos Hídricos, Tratamento de Ãgua, para os cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e pós-graduação.
Um suculento prato composto de um bife acebolado recheado de batatas fritas, acompanhado de uma cerveja gelada é o campeão para assistir os jogos da Copa do Mundo de futebol. A batata dá o molho necessário neste cardápio hoje nacional. É inegável o consumo da batata nos pratos dos brasileiros de todas as classes. Na agricultura, a produção de batata é a segunda maior do País, ficando atrás apenas da sojicultura.Sua produção poderá render até três safras anuais. Hoje sua cultura poderá ser toda mecanizada sendo mais produtiva, estreitando os laços custo e benefício. Em Minas Gerais, a maior produção de batata está localizada no sul de Minas. O maior manancial hídrico reservado mineiro encontra-se também ao sul de Minas através das águas doces e bem equilibradas do reservatório do Lago de Furnas, possuindo uma área margeada de 1.473 km2 reservando 22,95 bilhões de metros cúbicos, sendo hoje considerado o “mar de Minas”.
Culturas irrigadas às margens do reservatório de Furnas nos municípios de Alfenas e Fama. Observa-se que não há proteção do manancial hídrico quanto ao carreamento de resíduos ao reservatório. (LAPARH)
Pesquisas feitas pela UNIFENAS, em convênio com FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S/A nos anos de 2001 a 2002, através do LABORATÓRIO DE PESQUISAS AMBIENTAIS DE RECURSOS HÍDRICOS, mostram a presença de agrotóxicos em suas águas. Comparando os resultados obtidos em local margeado, sem presença de culturas, com local margeado por lavoura de batata, observa-se a presença em concentrações elevadas de agrotóxicos nessas.
Os resultados das análises de resíduos de agrotóxicos mostram indícios de contaminação generalizada do reservatório. A utilização do reservatório de Furnas para determinado fim pode prejudicar outros usos de sua água. Estes casos ocorrem e são conhecidos como conflito de usos. O aproveitamento das margens pode ocasionar a produção de resíduos produzidos pelas atividades humanas, pesticidas, fertilizantes, os quais, alcançando a água, tornam-na inadequada para usos nobres. Os usos do reservatório de Furnas devem ser disciplinados de forma a garantir o melhor aproveitamento econômico e social de sua água reservada. Esse disciplinamento deve considerar as necessidades da população e ser feito através da definição dos usos prioritários do manancial, do estabelecimento de critérios de qualidade da água para esses usos, e da adoção de medidas de controle da qualidade do líquido. É urgente a reavaliação dos procedimentos utilizados na proteção das culturas agrícolas presentes nesta bacia hidrográfica. É importante que cada bacia hidrográfica tenha um plano de utilização integrado de recursos hídricos, o qual deve constituir o referencial de todas as decisões setoriais desta bacia. Essas ações de gerenciamento devem envolver organismos de atuação na área federal, regional, estadual e municipal, o que infelizmente não vem ocorrendo.
Joaquim Gonçalves de PáduaPesquisador EPAMIG – FECDC. P. 33, 37780-000 – Caldas/MGpadua@epamigcaldas.gov.br O Professor Aquira Mizubuti (1934-1998), natural da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, graduou emAgronomia em 1963 pela antiga UREMG (hoje UFV). Em...
geraldo@risel.com.br O que é o Biodiesel?O Biodiesel é um combustível produzido a partir de fontes naturais e renováveis, derivadas de óleos vegetais como: soja, mamona e outros. O Biodiesel comercializado no mercado é uma...
Natalino Shimoyama Gerente Geral da ABBA A comercialização de muitos produtos agrícolas é o principal problema do segmento produtor no Brasil. No caso da batata podemos destacar como principais fatores: a globalização, as variedades...
Marcelo Marques Ribeiro – Gerente da Filial de Araxá – minassafra@minassafra.com.br No ano de 1994 o setor agrícola brasileiro estava cercado de incertezas. O agricultor vivia um sentimento de insegurança, o agronegócio não tinha...