BEM BRASIL ALIMENTOS

Assessoria de Imprensa
FSB Comunicações – erika.pardini@fsb.com.br


Entrevista com Marcelo Balerini, sócio-fundador da Bem Brasil Alimentos.


Matéria-prima


RBS – Qual a área plantada e local de produção?
MB – Toda a matéria-prima da Bem Brasil é proveniente de fazendas próprias dos grupos Montesa e Rocheto, localizadas nas cidades de Serra do Salitre e Perdizes, Minas Gerais. No total, as áreas plantadas das fazendas somam 2.500 hectares.



RBS – Quais variedades serão produzidas/utilizadas?
MB – A Bem Brasil utiliza como matéria-prima as seguintes variedades: asterix, marijke e shepody. Essas espécies são as melhores para o processo de fritura, pois contém maior teor de sólidos e o produto final apresenta melhor qualidade.


RBS – Quem serão os fornecedores da matéria-prima?
MB – Toda a matéria-prima da Bem Brasil é proveniente de fazendas próprias dos grupos Montesa e Rocheto. Se futuramente a empresa precisar comprar matéria-prima será mantido o padrão de qualidade da matéria-prima própria das fazendas dos sócios.



Produção industrial


RBS – Que tipos de produtos serão produzidos (pré-frita congelada, flocos…)?
MB – Inicialmente, a Bem Brasil lançará a linha de batatas pré-fritas congeladas com a marca ‘Bem Batata’ e os flocos de batatas desidratados com ‘Flocos Bem Brasil’. Em um futuro próximo, a empresa espera ampliar sua linha de produtos, fabricando alimentos prontos diferenciados a base de batata.


RBS – Qual a capacidade produtiva da fábrica?
MB – A fábrica terá capacidade de processar e embalar 12 toneladas de batatas in natura por hora, produzindo 6 toneladas / hora de batatas pré-fritas congeladas. Estas quantidades equivalem ao processamento de 288 toneladas / dia de batatas in natura e 144 toneladas / dia de batatas pré-fritas congeladas e embaladas.


RBS – Quantos empregos irá gerar?
MB – A fábrica da Bem Brasil deve gerar 160 empregos diretos, além de mais 500 postos de trabalho indiretos que serão gerados com a ampliação de 70% de áreas plantadas em fazendas que somam 2.500 hectares.


RBS – Informe sobre o processo de certificação do sistema de produção.
MB – O grande diferencial da Bem Brasil está na qualidade da matéria-prima. As batatas são cultivadas em fazendas próprias dos grupos Rocheto e Montesa em um raio de no máximo 100 km da fábrica, e são processadas ainda frescas. A Bem Brasil tem também a primeira operação agrícola certificada pela multinacional Suíça SGS (Societé Générale de Surveillance), que emite certificado de origem em parceria com a Associação Brasileira da Batata que considera, além da qualidade do produto, aspectos sociais, ambientais de rastreabilidade e segurança alimentar.



RBS – Fale sobre o manejo ambiental que será adotado.
MB – A planta industrial da Bem Brasil foi projetada a partir da consideração de aspectos relacionados à preservação e equilíbrio do meio ambiente. As instalações são auto-suficientes em energia: possuem uma caldeira alimentada por biomassa (cavacos de madeira e bagaço de cana) capaz de produzir 15 toneladas/hora de vapor para a linha de produção, além de suprir toda a energia necessária na planta industrial.
A água utilizada na linha de produção passa por um processo para ser desmineralizada, após a captação em poços artesianos próprios, que suprem os 25 metros cúbicos/hora necessários para a produção. A unidade também é equipada com um sistema de tratamento de efluentes com quatro lagoas em desnível, com o reaproveitamento dos resíduos sólidos para compostagem ou ração animal, já que o processo de produção não envolve produtos químicos.



RBS – Fale sobre sobre o mercado (concorrência, expectativas e previsões comerciais).
MB – Existem no Brasil grandes empresas, mas nenhuma é 100% nacional como a Bem Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Batata, entidade mais representativa do setor, 98% da batata pré-frita congelada consumida no Brasil é importada, e os outros 2% correspondem a uma produção quase artesanal, sem representatividade em volume e qualidade. A empresa tem espaço para crescer no mercado brasileiro e no internacional também. Foram feitos contatos com países da América Latina, Caribe e Europa.


RBS – O que o consumidor pode esperar da Bem Brasil?
MB – ‘A Bem Brasil é uma empresa 100% nacional que chega ao mercado oferecendo um produto de qualidade para os consumidores. Iremos em busca de clientes dos setores de food service, varejo e todos os outros setores: em poucos dias as batatas estarão nas gôndolas de supermercados’.


 

VEJA TAMBÉM

Clínica Fitopatológica da ESALQ / USP Auxílio na diagnose de doenças de plantas.

A Clínica Fitopatológica da ESALQ/USP foi criada há mais de 10 anos com o objetivo de auxiliar estudantes da área de Ciências Agrárias, agricultores, agrônomos de empresas públicas e privadas, donas de casa, entre...

LER

IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE SEMENTES DE BATATA

Uma perspectiva do que ocorreu no setor nos últimos dez anos Alexandre Andreatta, representante no Brasil de HZPC Holland B.V. e Semillas SZ S.A.tatasem@uol.com.br Podemos produzir no Brasil sementes de batata em material básico...

LER

Batata Semente – Fitossanidade / Microtubérculos / Pós-Colheita

PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 40, ACESSE O ARQUIVO PDF: http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_40.pdf

LER

Encontro Nacional da Batata – Lançamento da Grife e Batatique ABBA

Encontro Nacional da Batata Lançamento da Grife e Batatique ABBA

LER