Comercialização de Hortifruti
Os cinco produtos mais vendidos (entre frutas, legumes e verduras): batata, cebola, maçã gala, banana prata e laranja.
Sobre a Batata
Fonte de abastecimento: Região de São Gotardo, Araxá, Santa Juliana e através de vários comerciantes do Ceasa TM. Quantidade média comercializada/ mês é de 3 mil sacas de 50 Kg.
Principais variedades comercializadas:
Monalisa, Mundial, Bintje (preferida), Cupido, Asterix e Ãgata. Principais problemas na comercialização de Batata Em primeiro lugar está a má classifi cação do produto após a colheita, sendo que os sacos de 50 kg do produto apresentam grande desuniformidade quanto ao tamanho, qualidade e sanidade dos tubérculos. Esse grande número de batatas fora do tamanho adequado(do qual foi comprado), batatas com a casca verde, batatas com deformações e soltando a casca provocam perdas para o supermercado pois são refutadas pelo consumidor e acabam sendo excluídas.
Mensagem aos produtores para melhorar o produto
Melhor classificação do produto e manejar bem a lavoura para produzir batata de qualidade, com menores quantidades de anomalias (esverdecimento, esfolamento e embonecamento) e doenças.
Sugestão para aumentar o consumo de batata.
Investir nas variedades mais nobres como a Bintje, Baraka e Asterix.
Empresa: Irmãos Bretas Filhos e Cia LTDA.
Entrevistado: João Batista de Queiroz
Cargo: Comprador
Endereço: rodovia Br 50, Km 76, Ceasa TM
E-mail: ceasatm@bretas.com.br
Fundação: Maio de 1954
Lojas: Seis em Uberlândia, uma em Patos de Minas (na região do Triângulo Mineiro)
Locais sede/fi liais: estado de Minas Gerais e Goiás.
Número de funcionários: aproximadamente 150 por loja (sete lojas na região=1.050 funcionários)
Entrevistador: Paulo Augusto Rezende Silva (34)-91442619, e-mail pauloarsagro@yahoo.com.br
Batata é um dos ingredientes mais consumidos em restaurantes “Maioria dos pratos do Traira’s Filé, de Minas Gerais, acompanha batata” Restaurante consome cerca de300 kg de batata pré-frita por mês Um dos ingredientes mais consumidos...
PARA LER A REVISTA BATATA SHOW, ACESSE O ARQUIVO PDF http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_30.pdf
Nos mais diversos segmentos, a globalização e a competitividade têm determinando oportunidades de mercado ao mesmo tempo que às restringe aos que não se situam neste processo. Diante esta realidade, a instituição de associações...
A ABBA desenvolve as atividades baseadas em 16 projetos, sendo que cada projeto é composto em média por três atividades consideradas prioritárias. No caso do Projeto Ensino, as atividades prioritáriassão: estágios para estudantes, informações...