Cadeia de comercialização da batata na Sonae

A batata é um dos alimentos mais consumidos no Brasil, estando entre os três primeiros do ranking nacional. Na Sonae Distribuição Brasil, quarta maior empresa do setor supermercadista do País, não é diferente. É um item gerador de tráfego nas lojas. Seu poder de atração é compreendido por estar presente em inúmeros pratos da culinária brasileira e internacional.



Evandro Colombo – gerente de produtos orgânicos



No início de 2000, com a reestruturação do conceito de compra, a Sonae começa a estabelecer parcerias com produtores, fazendo acordos de fornecimento direto com o produtor. “Com a conclusão das aquisições, da fase de grande expansão da empresa, começamos a traçar um novo modelo de compra para os hortifrutis que se direcionava à compra direta de produtores”, salienta o diretor comercial de perecíveis da Sonae, Túlio Bolzoni. Por se tratar de um setor com poder de atração e definidor do local de compras, a Sonae precisava obter melhores custos para competir no mercado e, concomitante, oferecer qualidade ao consumidor. “Só assim, poderíamos fidelizar clientes”, completa Bolzoni. Foi então que a empresa começou a comprar diretamente da ‘fonte’ os produtos de alto giro. Com essa nova forma de relacionamento, a Sonae consegue garantir para seus clientes produtos avalizados pela origem.



Túlio Renato Bolzoni – diretor de perecíveis


Para o gerente nacional de categorias da Sonae, Vandro Colombo, a iniciativa da Sonae tem um único motivador. Segundo ele, os produtores se preocupam mais com seus próprios produtos. “O retorno desse relacionamento direto reflete, imediatamente, nos resultados finais da sua produção”, explica Colombo. Em paralelo à essa nova forma de negociar, a Sonae investiu pesado na construção dos três mais modernos centros de distribuição de hortifrutigranjeiros do Brasil, em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, com câmaras de frio para melhor acondicionar os produtos e, assim, obter uma eficiência logística acima da média do setor. Após a definição dos produtores e o começo do trabalho, sentiu-se a necessidade de uma regulamentação de variedades de batatas e suas qualidades, deu-se início implantação do controle de qualidade através de ficha técnica por produto. Nessa ficha, são analisados os defeitos, características, as variedades e calibres com a orientação de técnicos especializados, com formação em agronomia. Para aprimoramento e a aplicação desse controle de qualidade, Sonae obteve a participação de todos os envolvidos no processo, desde o produtor, diretores da Sonae, gerentes de Pakin, gestores de compra, agrônomos até os colaboradores das lojas.
No Brasil, a Sonae atua na região sul, onde é líder do setor de supermercados, e em São Paulo, sendo a quarta empresa do País do mercado varejista, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Controla hoje no País, 148 lojas distribuídas entre a rede de Hipermercados BIG (com 45 lojas -12 no RS, 5 em SC, 10 no PR e 18 em SP), as redes de supermercados Nacional (com 67 lojas no RS), Mercadorama (com 26 lojas -24 no PR e 2 em SC) e Cândia (com 1 loja em SP), a rede Maxxi Atacado (com 10 lojas – 8 no RS e 2 no PR) e outras 15 lojas especializadas: a rede BIG Eletroeletrônicos (de bazar pesado, informática e eletrônicos) e as Lojas Hello! (especializada em roupas femininas, masculinas, infantil e bebê). Hoje, a empresa gera mais 21 mil empregos diretos e outros 9 mil indiretos. Em 2002, faturou R$ 3,4 bilhões e investiu mais de R$ 150 milhões em programas de expansão, de modernização da infra-estrutura de suas lojas, em estratégias de marketing e no desenvolvimento e qualificação de seus colaboradores. Além disso, a Sonae vem empenhada no crescimento do seu Programa de esponsabilidade Social e Ambiental.

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