Jennifer Kane Gerente Internacional de Marketing – USPB e-mail: jkane@uspotatoes.com site: www.uspotatoes.com
O Conselho dos Produtores de Batata dos EUA (USPB, U.S. Potato Board) representa um dos maiores e mais diversos grupos de produtores agrícolas do país: os produtores de batatas norte-americanos. Seja uma fazenda familiar de dois hectares ou um grande produtor com muitos hectares, seja das montanhas ou das planícies, os produtores de batatas norteamericanos espalhados por todo o país encontraram uma voz e um objetivo comum na sua organização, composta por 7.000 membros. A missão do Conselho dos Produtores de Batata dos Estados Unidos, fundado em 1971, é aumentar a demanda por batatas e produtos derivados através de um programa de promoção integrada, de forma que os produtores dos EUA possam expandir os mercados para sua produção.
Como orgulhoso representante de um setor de vários bilhões de dólares, o USPB, através da avaliação obrigatória dos produtores, regulamentada pelo Ministério de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), garante o melhor interesse para todos os produtores de batatas in natura, congelada, fatiada, desidratada e de sementes. O principal enfoque é a ampla pesquisa integrada e programas de marketing com o objetivo de expandir o consumo nos EUA e internacionalmente. O Conselho está envolvido no movimento de mais de 23,5 milhões de toneladas de batatas anualmente, sendo 10% desse total para a exportação.
Utilização da batata nos EUA In natura: 26%; Desidratada 12%; Fatiada 11%, Congelada 35%; Outros 1%.
Expansão da produção de batata nos EUA
Programas do USPB ajudam no desenvolvimento de um setor global O USPB está comprometido com a criação de alianças estratégicas pessoais de produtores de batatas além das nossas fronteiras. Com exportações na ordem de mais de US$ 609 milhões, refletindo um aumento de 26% em quatro anos, as batatas dos EUA tiveram um papel importante na recente explosão do setor de serviços de alimentação em muitos mercados emergentes.
Tamanho do mercado de exportação:
Além dos benefícios óbvios para os produtores dos EUA, o rograma do USPB é também vantajoso para importadores estrangeiros, fabricantes de salgadinhos, operadores de serviços de alimentação, produtores e representantes do setor de batatas em geral. Com atividades e representantes locais em 25 países da América Latina e Ãsia, o USPB está diretamente envolvido nas seguintes funções:
Essas e várias outras atividades preparatórias transmitem a sensação de que fazer negócios com os produtores de batatas dos EUA é uma decisão de bom senso.
Criação de uma aliança estratégica com o USPB
No competitivo mercado global de batatas da atualidade, os compradores de batatassemente dos EUA podem claramente se beneficiar por aliarem-se ao líder. Seja com o produtor ou com o importador, o USPB está interessado em criar uma parceria estratégica dedicada à troca de informações cruciais e atualizações sobre o nosso setor. Nosso objetivo é estabelecer oportunidades de negócios a longo prazo e não um único negócio. Por esse motivo a primeira etapa de qualquer relação é a obtenção de informações cruciais.
Nosso site na Web: uspotatoes.com, assim como seus muitos links, fornece uma visão geral dos vários segmentos do setor de batatas dos EUA: in natura, congelada ou desidratada. Além disso, a equipe de marketing de exportação de sementes do USPB, que é composta por especialistas multilíngues em agricultura e marketing, com o apoio da força-tarefa de exportação de sementes com produtores, exportadores, oficiais de certificação de sementes, além de outros membros do setor, visitam os mercados-alvo de exportação durante todo o ano. Essa é a maneira de se familiarizar com as práticas globais de produção de batatas e descobrir como os EUA podem satisfazer às necessidades específicas dos produtores locais.
Em muitos casos, o USPB trabalha diretamente com os produtores de batatas locais na realização de testes de variedades de sementes.
Em resumo, os recursos consideráveis do USPB são utilizados para garantir que os compradores de sementes dos EUA recebam a atenção pessoal e a colaboração de especialistas, como merecem, para iniciar uma parceria industrial verdadeiramente global. “Os EUA Cultivam: batatas redondas brancas, russets, redondas, vermelhas, alongadas, brancas, de polpa amarela, roxa e azulada. Temos a variedade ideal para cada necessidade de importação.” Tudo começa com uma semente… semente dos EUA.
Com características superiores, reflexo da diversidade geográfica, clima ideal, experiência técnica e rígidos sistemas de certificação, as sementes dos EUA são a base da produção bemsucedida de batatas em todo o mundo. Os compradores batatas-semente dos EUA se beneficiam com:
Eis alguns motivos importantes para considerar o uso de sementes dos EUA em suas operações:
Mais de 100 opções e a preferência de muitos
Da confiável variedade Atlantic até a nova Yukon Gold, os produtores dos EUA têm variedades que se ajustam a cada necessidade de produção e uso. As variedades são especialmente determinadas de acordo com o seu uso final. O Export Variety Seed Guidebook (Guia de variedades de sementes para exportação) do USPB é cuidadosamente catalogado para identificar as melhores variedades dos EUA de acordo com as condições e usos, para facilitar a seleção e para a obtenção dos melhores resultados.
Essa variedade e versatilidade incomparáveis, que não são oferecidas por outros exportadores internacionais, ajudam a manter as suas operações na liderança do mercado atual. É por este motivo que as mais importantes empresas e processadores de alimentos, como a Frito-Lay (PepsiCo), McCain e muitas outras, contam com a produção de batatas dos EUA para satisfazer suas vastas necessidades de mercado.
Temperaturas que fortalecem os bulbos
Invernos frios, rigorosos e longos, com temperaturas extremas, são vitais para o cultivo de batatas-semente. As batatas não crescem em clima frio, nem os insetos e doenças que degeneram a qualidade da batata-semente. Invernos longos e frios reduzem significativamente a pressão exercida pelas doenças. Dias longos, com sol intenso e noites frias na estação de crescimento resultam em plantas vigorosas e alta produtividade.
Tradição e tendências caminham juntas
Os EUA contam com programas de sementes desde 1913, refletindo uma longa tradição de cultivo de batatas, passando, frequentemente, por até mais de três gerações familiares. Atualmente, extensas coleções de idioplasma garantem a viabilidade a longo prazo do setor de sementes, com o desenvolvimento e introdução anual de novas variedades por intermédio de mais de uma dezena de programas de reprodução. Uma rede de programas de extensão universitária e alianças apóiam esses programas. Dessa forma, a ciência e a arte do cultivo de batatas-semente obteve grandes avanços com o passar do tempo, mas o equilíbrio cuidadoso entre tradições comprovadas e novos rumos é o que caracteriza o setor de batatassemente dos EUA.
Adoção precoce de alta tecnologia
A liderança mundial dos EUA em tecnologia também se aplica às batatas. A produção norteamericana de sementes tornou-se uma especialidade altamente técnica. Atualmente, é retirada uma amostra do solo para análise nutricional e depois, mapeamento; tratores distribuem fertilizantes específicos para o tipo de solo, guiados pelo GPS (Global Positioning System, Sistema de posicionamento global) computadorizado; o conteúdo de água no solo é medido através de tensiômetros e comparado com taxas de evaporação para determinar a necessidade de irrigação. Até mesmo o clima, embora não controlado, é cuidadosamente monitorado para que os produtores possam adaptar suas operações com previsibilidade. Padrões e proteção superiores
As batatas-semente dos EUA se originam em tubos de ensaio estéreis e são disseminadas no campo por, no máximo, cinco anos. Isso garante que todas as batatas sejam constantemente renovadas no sistema para minimizar os níveis de doenças. Níveis mínimos de doenças significam maior produção e maior lucro para o comprador de batatas-semente. Os padrões federais para batatas-semente dos EUA estão entre os mais rigorosos do mundo. As batatas-semente são rigorosamente monitoradas para que sua qualidade seja garantida através do Serviço de inspeção de saúde animal e de plantas dos EUA (Animal & Plant Health Inspection Service, APHIS), a maior agência governamental de proteção às plantas. Surtos de pragas e doenças exóticas no setor de batatas são estudados e prevenidos pelo APHIS, que também ajuda a garantir a limpeza da semente norte-americana.
Além disso, os 15 estados que são os maiores produtores de sementes possuem seus próprios programas de certificação de sementes sob um padrão nacional, o que ajuda a garantir a qualidade e a viabilidade de cada variedade através de extensas avaliações de campo e de ponto de embarque.
Regulamentações e infra-estrutura de apoio
Em vez de representar empecilho para o processo, a infra-estrutura e a regulamentação das batatas-semente dos EUA representam proteção e melhorias para o setor, por exemplo, sua proximidade do mercado. A produção ao longo das costas oeste e leste, o tamanho dos EUA e a sua relação física com os mercados da América Latina, Caribe e Ãsia representam uma vantagem para os seus parceiros comerciais. Esse aspecto, aliado ao transporte de qualidade superior, excelente rede de distribuição, estabilidade financeira incomparável e vastos recursos significa que os compradores das sementes dos EUA se beneficiam de sistemas que funcionam a favor, e não contra, seu sucesso nos negócios.
geraldo@risel.com.br O que é o Biodiesel?O Biodiesel é um combustível produzido a partir de fontes naturais e renováveis, derivadas de óleos vegetais como: soja, mamona e outros. O Biodiesel comercializado no mercado é uma...
À partir desta edição, a revista Batata Show dedica este espaço à participação dos leitores com a publicação de sugestões, opiniões, reclamações, dúvidas e esclarecimentos de assuntos ligados à cadeia produtiva da batata brasileira.As...
Produção de batata no norte de Santa Catarina Santa Catarina, junto com o Paraná, sempre foi um estado receptivo as imigrações de várias etnias, tendo como principais os alemães, italianos, poloneses e ucranianos, que...
Os pesquisadores possuem conhecimentos e materiais em abundância… As empresas podem divulgar seus produtos e recomendações…Os produtores, os estudantes, os técnicos precisam de informações…Em face a esta situação a ABBA decidiu criar uma coleção...