Cargill Fertilizantes

Departamento Agronômico Eng. Agronômos – Fabio Vale, Márcio Marini Tortorelli, Marcelo Vieira
Rolim, Júlio César Bertoni, Marco Antonio Araújo, Hernani Vasconcelos, Antonio Jamas.


O mercado de fertilizantes está recebendo uma nova marca, a Cargill Fertilizantes, que está empenhada em melhorar a qualidade dos produtos consumidos pelo mercado agrícola. Fundada em 1865 nos Estados Unidos, a Cargill é uma das maiores empresas mundiais no setor agro-industrial. A empresa adquire, processa, armazena, transporta e vende produtos agropecuários e diversos outros commodities no mundo inteiro. Emprega mais de 82 mil funcionários em mais de 1000 localidades distribuídas em 59 países, além de ter negócios em outros 130.


A sede mundial da empresa fica em Minneapolis, estado de Minnesota, nos Estados Unidos, aproximadamente 40% do seu patrimônio encontra-se investido fora país. É a maior empresa americana de capital fechado, com faturamento anual acima de US$ 56 bilhões. A empresa está organizada em cinco principais grupos de negócios: agrícola, alimentos, industrial, trading e de carnes.


No Brasil desde 1965, a Cargill tem o perfil de uma companhia diversificada e suas raízes são intimamente ligadas ao setor de agribusiness, sendo também uma das indústrias de alimentos mais importantes do país.
Presente no setor de fertilizantes nacional desde o início da década de 90, com sua unidade de produção de fertilizantes líquidos em Monte Alto, estado de São Paulo, atualmente é uma das maiores empresas do setor, depois das recentes incorporações das empresas Solorrico e Fertiza ao seu patrimônio. Conta hoje com uma série de unidades produtoras de fertilizantes sólidos espalhadas por todo o território nacional, conforme pode ser observado no mapa em anexo.


São objetivos da Cargill Fertilizantes em todo o mundo a produção e comercialização de uma larga ariedade de fertilizantes, além de fornecer serviços relacionados à agricultura aos seus clientes. A empresa possui um Departamento Agronômico em constantes estudos visando o desenvolvimento de produtos diferenciados específicos para cada situação agrícola, sempre buscando a obtenção de maiores produtividades por parte da rede de consumidores de seus produtos. Ao mesmo tempo em que cada unidade produtora procura aproveitar-se de todos os conceitos de qualidade adquiridos pela Cargill em todo o mundo para produzir todos esses fertilizantes. Em resumo, a Cargill Fertilizantes procura sempre fornecer a seus clientes soluções adequadas para cada situação de solo e cultura presente.
Aproveitando o lançamento da nova marca, novas linhas de produtos estarão chegando em breve ao mercado, sempre com o intuito de diferenciar a empresa no mercado de fertilizantes. A linha de produtos Eutro é composta de Misturas de Grânulos de Alta Qualidade, contendo os micronutrientes incorporados aos grãos fosfatados, possibilitando uma aplicação mais homogênea desses elementos.


É recomendada para culturas como soja, milho, arroz, feijão, trigo, pastagem, batata, café e citrus. Possuem os nutrientes necessários para altas produtividades em diferentes culturas, em fórmulas com micronutrientes balanceados, desenvolvidas para manutenção e correção da fertilidade do solo. As matérias-primas utilizadas em sua composição possuem granulometria uniforme, facilitando a aplicação, com boa fluidez e regulagem das doses. Graças a essas características, é possível ser adquirido em big-bags, com redução dos custos de transporte, manuseio e embalagens.


Reagill é um Fosfato Natural Reativo originário de Youssoufia, na região oeste de Marrocos, que apresenta solubilidade adequada no solo, disponibilizando gradativamente o fósforo durante todo o ciclo da cultura. É comercializado na forma farelada, garantindo maior eficiência do fósforo. Seu fosfato é de dupla ação, sendo uma parte prontamente disponível (absorvida rapidamente pelas plantas) e outra de liberação gradual, garantindo um suprimento maior e mais duradouro de fósforo às culturas. Sua aplicação é altamente recomendada para plantio, recuperação e renovação de pastagens, plantio de reflorestamentos, cana-de-açúcar, café e citrus, de acordo com a produção esperada e a necessidade de fósforo do solo. Deve ser usado para abertura de áreas novas ou em adubação de correção de fósforo em diversas culturas Maxigrano Soja é um produto contendo nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e micronutrientes em um único grânulo, apresentando um balanço nutricional que permite alta produtividade para a soja. Possui vantagens que fazem dele a melhor relação benefício/custo do mercado. É um produto que não segrega e não forma pó, por apresentar granulometria uniforme e consistência adequada, favorecendo uma melhor distribuição no campo e redução nos custos de aplicação. Favorece um maior rendimento das operações, com economia do tempo de plantio. Diversas características químicas do produto são diferenciais para o agricultor que pretende atingir altas produtividades de grãos: sua formulação permite a adição de menor quantidade de potássio no sulco de plantio, possibilitando menor salinidade e um ambiente mais favorável às bactérias fixadoras de nitrogênio. Porém sua utilização deve ser acompanhada pela aplicação de KCl em pré-plantio ou cobertura. Outra característica importante é a maior quantidade de enxofre, melhorando a produtividade e qualidade dos grãos. Contém micronutrientes com solubilidade adequada e em quantidades corretamente balanceadas.


Devido às características do produto, é possível ser transportado e armazenado à granel, com economia de tempo e redução dos custos de mão-de-obra. A seleção de matérias-primas para a produção de fertilizantes pela Cargill sempre se baseia na escolha de produtos granulometricamente compatíveis, para que se tenha uma aplicação homogênea do fertilizante no campo, sem apresentar segregação. Também a presença de macronutrientes secundários é um parâmetro importante para que nossos clientes tenham sempre a possibilidade de alcançarem melhores produtividades. Por isso, a escolha de produtos Cargill Fertilizantes em sua próxima adubação será a certeza que faltava para a obtenção de maiores retornos da sua lavoura.

VEJA TAMBÉM

IV Seminário Latino-Americano de Uso e Comercialização de Batata

O IV Seminário Latino-Americano de Uso e Comercialização de Batata foi realizado em Punta del Este – Uruguai, no período de 26 a 29 de março de 2001.O evento teve a participação de aproximadamente...

LER

Prioridades de pesquisa para a bataticultura – 1. Estudo de caso: um exemplo de pesquisa em bataticultura

PqC Eng. Agr. Hilario da Silva Miranda Filhohilario@iac.sp.gov.br Era um problema. Na década dos 60, campos de produção da variedade Bintje, no sudoeste paulista, onde tinha sido utilizado para a propagação material básico importado;...

LER

A CULTURA DO ALHO NO BRASIL

Engº Agrônomo GILMAR CARLOS MICHELON DALLAMARIA Presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho – ANAPA e funcionário da EPAGRI – SC – anapa@baroni.com.br A produção de alhos nobres no Brasil teve início no...

LER

VIII REUNIÃO TÉCNICA DE PESQUISA E EXTENSÃO DA CULTURA DA BATATA DA REGIÃO DO SUL DO BRASIL

O evento foi realizado de 20 a 21 de novembro de 2002 em São Joaquim/SC, contou com 94 participantes e o apoio das seguintes entidades: EPAGRI, EMBRAPA/CPACT, IAPAR, UFSM, UPF, UEPG, EMATER/RS, ICEPA/SC, ASEPROBASC,...

LER