Carretel Enrolador e a cultura da batata.

Marcelo A. Pedrozo – Consultor de Projetos Irrigabrasil Ind. e Com. de Máquinas LTDA.
Rua Porecatu, 233 – (41) 3668.2223 – marcelo@irrigabrasil.comwww.irrigabrasil.comContribuição: Edgar Menoncin.


Tecnologia, aumento de produtividade, qualidade do produto, menor consumo de energia, redução dos custos de produção entre vários outros fatores, é assim que o bataticultor tem de pensar e agir para poder se manter no mercado. Com a transformação da fazenda em empresa e do agricultor em empresário, adota-se uma visão holística e a profissionalização do setor já se faz presente.
A irrigação é uma técnica milenar que se confunde com a do desenvolvimento e prosperidade econômica dos povos. Porém, a irrigação não deve ser considerada isoladamente, mas como parte de um conjunto de técnicas empregadas na lavoura. Na visão atual, dentro do foco empresarial do agronegócio, a irrigação é uma estratégia para elevar a rentabilidade da empresa agrícola de forma sustentável, gerando mais emprego e renda no campo. A cultura da batata é muito exigente em água, e a falta desta, mesmo em períodos curtos, pode reduzir bastante a produtividade, ainda mais se coincidir com períodos críticos da cultura. A irrigação usada de forma adequada também permite reduzir o risco da cultura e melhoria da qualidade do produto final, uso racional de fertilizantes e até mesmo produzir fora da época normal, obtendo melhores preços no mercado. Por este motivo é tão importante o uso de um sistema de irrigação eficaz e de qualidade.
Na irrigação convencional o constante remanejamento de ramais, gera alto custo de mão-de-obra, pois é necessário de 10 a 15 pessoas para irrigar uma área de 35 a 40 alqueires, além da manutenção periódica de tubos e acessórios, pois exigem muitas trocas, que nem sempre são executadas com o devido cuidado.
Ocasionado o pisoteio, aumentam as perdas e incidência de doenças. Por outro lado o sistema de irrigação por Carretel Enrolador Autopropelido – TURBOMAQ tem sido cada vez mais aceito e empregado pelo bataticultor. No cultivo de batata, o TURBOMAQ começou a difundir-se na região de Guarapuava e Araucária, no estado do Paraná, na macro região de Capão Bonito e Itapetininga, estado de São Paulo e ainda na região de Ibiá, em Minas Gerais.
O TURBOMAQ tem vários modelos para irrigar a cultura da batata, para áreas de 15 a 60 hectares.
A mangueira pode ter de 50 a 140 mm de diâmetro externo e desde 250 até 500 metros de comprimento. O TURBOMAQ pode ser fornecido com canhão aspersor ou barra irrigadora. Este sistema é muito prático e simples, contando com um funcionamento seguro, a irrigação é simultânea ao enrolamento automático da mangueira PEMD (Polietileno de Média Densidade) e para a operação do conjunto é necessário apenas uma pessoa e um trator de média potência.
O sistema de carretel enrolador TURBOMAQ tem inúmeras vantagens, como por exemplo, o espaçamento utilizado no sistema consegue otimizar a cobertura da área irrigada, não ficando manchas sem irrigar. Permite irrigar durante a noite, economia com mão-de-obra, menor pisoteio na lavoura, pois não necessita remanejar tubulação constantemente, eliminação de ramais, uniformidade de aplicação e distribuição média. A mangueira PEMD com qualidade é de fundamental importância para a vida útil do sistema. Hoje, a vida útil de uma mangueira PEMD bem cuidada pode chegar a 15 anos de uso. O painel de controle eletrônico permite diversas programações, como velocidade de recolhimento da mangueira, lâmina d’água, tempo de parada e horímetro entre outras funções.
O bataticultor também pode controlar o tamanho de gota, reduzindo o impacto que causa sobre a planta e o solo. Com canhões aspersores cada dia mais modernos, é possível reduzir o tamanho de gota contando com recursos dos próprios canhões e com seus acessórios, como por exemplo, o sistema quebra-jato.
Outra boa opção há muito tempo utilizado é a barra irrigadora, com uma uniformidade de irrigação ainda maior e baixa pressão de serviço. A motobomba, a tubulação, o TURBOMAQ e todos os acessórios foram redimensionados para alcançar a qualidade e eficiência de irrigação solicitada pelos produtores.
Com a busca da certificação de batata semente, consumo e indústria, além da profissionalização do setor, não podemos tratar a irrigação como meramente a luta contra a seca, e sim pensar na sua qualidade, quantidade e hora de irrigar, sem esquecer do meio ambiente, principalmente com o uso legal e racional da água. Atender as necessidades de cada produtor e proporcionar satisfação total aos clientes é a meta da IRRIGABRASIL, assegurando sempre equipamentos de qualidade e com uma assistência técnica especializada.


 

VEJA TAMBÉM

Grupo Nascente – União dos conhecimentos para o progresso

I – HistóricoO Grupo Nascente é uma empresa composta exclusivamente por profissionais “aficcionados” pela cultura da batata, haja visto a composição societária que somam mais de 115 anos dedicados à bataticultura na extinta Cooperativa...

LER

FALECIMENTO ANTONIO HERMÍNIO PINAZZA

  No dia 1º de outubro de 2002 o agronegócio perdeu um dos maiores profissionais brasileiro – Eng º Agr º Antonio Hermínio Pinazza. Pesquisador, Professor, Mestre em Economia Rural e Doutor em Ciências...

LER

Plantio direto de batata utilizando o protótipo “UFV-ENG”

Antônio Donizette de Oliveira – adonizette@eafmuz.gov.br Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, Morro Alto, 37.890-000, Muzambinho – MG. (35) 3571-1529. Paulo Cezar Rezende Fontes – pacerefo@ufv.br Haroldo Carlos Fernandes Júlio Cezar Silveira Nunes O solo...

LER

Pequena empresa familiar que deu certo

Jéferson Luiz Suzin – Sócio-diretor da Agro Suzin – R. Juiz Fonseca Nunes, 379 – CP 192Cep 88600-000 – São Joaquim – SC – agrosuzin@brturbo.com.br A Agro Suzin é uma empresa inovadora do setor...

LER