Certificação – Certificação GLOBALGAP Batata e Alho Wehrmann

Produção certificada é sinônimo de garantia de permanecer e conquistar novos mercados



Mariana Burgos Meloni
Consultora em Certifi cação de Qualidade Agropecuária


Agrícola Wehrmann,
Cristalina (GO)
(61) 3204-5300
www.wehrmann.com.br


A crescente preocupação do consumidor final em relação à segurança, qualidade sanitária e condições em que os alimentos são produzidos, fazem com que a Certificação Agropecuária torne-se cada vez mais uma ferramenta imprescindível para
que os produtores rurais, exportadores e processadores consigam manter mercados e acessar novos. Grandes redes de supermercado começam a colocar a certifi cação dos alimentos como uma exigência para os fornecedores. Os governos aumentam as legislações sobre o tema (Ex: Japão,  Europa e Estados Unidos). E para os produtores, a certifi cação é uma oportunidade de aprimorar o sistema produtivo, enquadrar-se nas novas exigências de mercado e tornar o negócio mais competitivo.


Agregar valor é necessário


A certificação permite agregar maior valor ao produto, e possibilita aos produtores atingirem novos mercados que exigem o cumprimento das normas, garantindo um melhor preço para o produto.
Com base neste panorama a Agrícola Wehrmann Ltda., grande produtora  de grãos; sementes e hortaliças no município de Cristalina (GO), investiu desde setembro de 2007 na implantação do Protocolo de Certifi cação GLOBALGAP (antes conhecido como EUREPGAP), sob a coordenação da consultora Mariana Burgos Meloni, e conseguiu em maio a certifi cação das produções de alho e batata, através da Certificadora OIA Brasil.
A norma consiste em um Sistema de Gestão da Qualidade e visa as Boas Práticas Agrícolas, que abrange pontos referentes à segurança e higiene na produção do alimento; conservação do meio ambiente; segurança e saúde dos trabalhadores.
Para adequar o sistema de produção  da batata e alho Wehrmann ao Protocolo GLOBALGAP, algumas modificações foram necessárias. Com relação a higiene na produção e manipulação do produto colhido realizou-se a capacitação dos funcionários de todos os setores sobre normas de higiene no plantio, colheita e processamento dos produtos. Foi implantado um Sistema de Controle de Qualidade, baseado na análise de amostras retiradas durante o beneficiamento da batata e do alho. Esta verificação nos permite avaliar a qualidade do produto colhido e do beneficiamento realizado pelos funcionários.


                         
Local para o armazenamento de agrotóxicos em fazenda de produção da empresa Wehrmann
                         
Instalação, na sede da empresa Wehrmann, destinada ao armazenamento de agrotóxicos

Rastreabilidade dentro e fora da porteira

Quanto à segurança do produto foram tomadas medidas como a utilização apenas de agrotóxicos registrados para a cultura da batata e do alho; realização anual de análises de resíduos de agrotóxicos em laboratório especializado e realização anual de análises completas (incluindo avaliação microbiológica) nas águas utilizadas no processo de produção seja para irrigação ou para a lavagem, no caso da batata. Elaborou-se um Sistema de Rastreabilidade capaz de reunir, a qualquer momento, as informações necessárias para elaborar a trajetória do produto do campo de produção até o cliente. Esse sistema tem como base a identifi cação de todos os lotes de batata e de alho no momento do plantio e na manutenção deste código identifi cador durante todo o processamento pós-colheita até a expedição.
Outros procedimentos para garantir a qualidade também foram desenvolvidos como o Sistema de Recebimento e Tratamento de Reclamações, que atrelado ao Sistema de Recolhimento do Produto, garantem segurança e satisfação ao cliente; possibilitando à empresa desenvolver um processo de melhoria contínua através da identificação, avaliação e correção de possíveis não-conformidades detectadas durante a produção.
Deve ser salientado que um dos pressupostos básicos para a certifi cação é o emprego de produtos defensivos registrados junto aos órgãos competente do governo. Porém, como observou o engenheiro agrônomo Rafael Jorge Corsino, responsável pelas culturas de alho, cebola, cenoura e beterraba da Agrícola Wehrmann e presidente da ANAPA (Associação Nacional dos Produtores de Alho), “o registro de produtos para culturas de menores escalas, como por exemplo, a cenoura e a beterraba, é dificultado tanto pela falta de interesse das empresas multinacionais, pois priorizam produtos para cultura em larga escala,  como pelo Governo Federal, o qual impõe uma série de restrições e burocracias para o registro”.
Como não é possível usar apenas produtos registrados no processo, em face a falta de interesse das multinacionais em determinadas culturas, bem como a lento processo imposto pelo Governo, o agrônomo Rafael Jorge Corsino entende que deveria existir uma política para incentivar as empresas privadas e outra para facilitar o registro junto ao Governo, para que todas as culturas possam trabalhar com produtos de procedência e efi ciência comprovada, facilitando eventual certificação e melhorando a qualidade do produto final.


                          
Lavoura de batatas com a sinalização de segurança utilizada em áreas tratadas pela empresa Wehrmann.


                             
Banheiros móveis utilizados nas lavouras, equipados com água para lavagem das mãos


Controle das informações
Segundo o agrônomo Sandro Bley, gerente do projeto Wehrmann Batatas e diretor de Batata Semente da ABBA (Associação Brasileira da Batata), “Na certifi cação de qualidade da produção,  a rastreabilidade é um dos fatores mais importantes na implantação do processo. O controle das informações desde o processo de produção, transporte, beneficiamento, armazenamento e chegada até o cliente nos permitiu uma visão mais clara de todas as etapas que envolvem o sistema produtivo, facilitando as tomadas de decisões. Com isto temos acesso rápido a qualquer informação necessária para esclarecer dúvidas e resolver problemas que ocorram com o produto fi nal. Também nos auxilia no planejamento e execução da próxima safra. Para isto é fundamental que todas as pessoas que participam do processo produtivo estejam totalmente esclarecidas e envolvidas com as mudanças exigidas. Hoje na empresa todos os funcionários são conscientes que produzem alimentos com responsabilidade social, ambiental com segurança no trabalho e segurança alimentar, isto é motivo de orgulho para todos”.
Além do benefício em atender as novas exigências do mercado internacional, a certifi cação permitiu à Agrícola Wehrmann atingir um alto nível de organização e transparência no sistema de produção, possibilitando a identifi cação de fatores desfavoráveis ao crescimento do negócio e facilitando na determinação de novas estratégias que garantam o sucesso de uma produção sustentável com maior valor agregado frente ao novo mercado. Desta maneira, a empresa decidiu implantar a certificação nas demais produções de cenoura, cebola e abóbora, que estão atualmente na fase fi nal do processo de implantação.


                               
Refeitórios nas lavouras, equipados com água para lavagem das mãos antes e depois das refeições
                               
Instalação de benefi ciamento: as batatas são lavadas; selecionadas; classifi cadas e embaladas, seguindo a política de qualidade estabelecida
                           
Ãrea de plantio de alho da empresa Wehrmann: exigência no uso de EPI para a segurança do trabalhador
                               
Lavoura de alho Wehrmann: o sistema de rastreabilidade da empresa começa com a identificação dos talhões no campo.





 

VEJA TAMBÉM

A indústria fala

FRAIZZ – Indústria de Alimentos, Comercial e Importadora S/A Rua Luigi Batistini, 570 – São Bernardo do Campo/SP – CEP: 09842-020 RENATO NORIO – Diretor Industrial RICARDO MOTIO FUKUA – Diretor Comercial 1. Quais...

LER

Empenho em conjunto é a fórmula do sucesso!

Nos mais diversos segmentos, a globalização e a competitividade têm determinando oportunidades de mercado ao mesmo tempo que às restringe aos que não se situam neste processo. Diante esta realidade, a instituição de associações...

LER

Batata Semente – Índice de Severidade

PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 38, ACESSE O ARQUIVO PDF:http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_38.pdf

LER

Fiscalização Trabalhista – Multas no Campo

Frederico Melo Assessor Jurídico Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio de sua Comissão Nacional de Relações do Trabalho e Previdência Social...

LER