KORIMA Equipamentos Industriais, fone (11) 5594.2003,
www.korima.com.br – best@korima.com.br
A empresa BEST, de origem belga (Belgian Electronic Sorting Technology), através de sua representante brasileira, Korima Equipamentos Industriais, anuncia o lançamento no mercado nacional de tecnologia inovadora para a seleção de batata. Baseia-se em um sistema capaz de visualizar os objetos de forma simultânea por laser e câmeras, o que implica na possibilidade de seleção por cor, estrutura e forma das batatas, conferindo diferenciais competitivos às etapas do beneficiamento. Conforme explica Rodrigo de Garcia, gerente de vendas da Korima, o princípio tecnológico utilizado dos equipamentos BEST é o da simplicidade operacional e excelência em eficiência. A BEST possui todas as possíveis tecnologias para sistemas de visão, quais sejam: raios- X, câmeras e lasers. “Para as batatas, apenas o raio-X não possui aplicabilidade”, avalia Rodrigo.
Além disso, possui também a possibilidade de o equipamento provocar queda livre aos produtos (em um processo exclusivo), enquanto os analisa e os seleciona para modelos totalmente a lasers, ou por esteira para modelos combinados. “Vamos considerar um exemplo, como o equipamento GENIUS – que utiliza esteira para encaminhamento das batatas. Este modelo apresenta câmeras especificamente posicionadas para ver todos os lados do produto que está sendo analisado, inclusive por baixo, e então poder contar com uma excelente seleção, por observar as diferenças de colorações”, informa.
Três etapas em uma
O grande diferencial do GENIUS é que, além das câmeras específicas para seleção por cores, “uma plataforma exclusiva pode também ser instalada, para permitir seleção por formas e tamanhos”, informa de Garcia. “E, na versão mais completa, lasers analisam a presença de materiais/ objetos estranhos ao produto. São três etapas em uma só: seleção por cores, forma e materiais estranhos”, finaliza.
Lasers – Remoção de Objetos Estranhos “Com o laser, a identificação de materiais estranhos à batata torna-se extremamente fácil. Uma combinação de lasers, sendo que o que prevalece é o infravermelho, é capaz de identificar o que é a batata e o que são os objetos estranhos, por exemplo madeira, metal, pedra, plástico, tecido, insetos, dandolhes o devido destino – a rejeição, mesmo que estes sejam da mesma cor que os produtos bons”, explica. Outra vantagem é que esta tecnologia permite a detecção e seleção de vidro, principalmente vidros transparentes, junto a todos os outros materiais estranhos.
Para estes objetos estranhos, a eficiência de seleção é de 99%. Simplicidade Operacional
Conforme mostra Rodrigo, os equipamentos BEST são de simples operação, não necessitando de operadores especializados para trabalharem os equipamentos, além de baixíssima manutenção, dada à surpreendente simplicidade construtiva.
“Quando a BEST decidiu investir no mercado mundial, tiveram de desenvolver um sistema que fosse eficaz de forma global, partindo sempre de sua matriz na Bélgica”, avalia. “Assim, criaram seus equipamentos cuja plataforma permite que até um simples operário funcione e ajuste o equipamento com apenas um dia de treinamento”, finaliza. No mais, a simplicidade construtiva contribui para a baixíssima necessidade de assistência técnica e, quando esta é necessária, é fácil de se localizar o defeito.
A experiência da BEST também mostra sua excelência. Fundada em 1996, em menos de 10 anos, já conta com, ao redor de, 2000 equipamentos por todo o mundo, em que, ao redor de, 400 são para batatas. “Certamente quem cresce dessa maneira não é oferecendo equipamentos que funcionem menos do que o que se divulga”, finaliza Rodrigo. Para a tecnologia de seleção por esteira, BEST dispõe do equipamento GENIUS em três versões: o GENIUS 640 (foto), que oferece seleção a uma velocidade máxima (de produto entrante) de 3~3,5 toneladas/ hora, o GENIUS 1200, para 8~10 toneladas/ hora, e o GENIUS 1600, para quem necessita de até 16 toneladas/ hora.
Mais informações sobre a BEST podem ser obtidas com seus agentes no Brasil: KORIMA Equipamentos Industriais.
Nirlene Junqueira Vilela1; Sieglinde Brune (1); Igor Origenes M. Borges (2) (1) Pesquisadores da Embrapa Hortaliças; (2) Estagiário – Curso de Agronomia da FTB, Brasília-DF. C. P. 218, 70.259-970, Brasília-DF nirlene@cnph.embrapa.br A produção mundial...
“O cultivo da batata na região sul do Brasil”Dr. Arione Pereira – EMBRAPAFone (53) 275-8100arione@cpact.embrapa.br “Solonáceas”Dr. Marco Alvarenga UFLAFone (35) 3829-1282marcoant@ufla.br “Trabalho Rural – Orientações Práticas ao Empregador”Dr. Antenor PelegrinoFone (34) 3235-9977antenor@pelegrino.com.br
Maio de 2018 – Cuzco – Peru Natalino Shimoyama Diretor Executivo – ABBA Mais uma viagem internacional, desta vez para o Peru. Partindo de São Paulo no dia 23 de maio de 2018 com...
O nome da empresa RF lavouras é resultado da união dos irmãos Antonio Carlos Rodrigues, 52 e José Antonio Furtado, 51 , que sempre atuaram no setor agropecuário. As atividades da empresa são desenvolvidas...