COMERCIALIZAÇAO DE BATATA FRESCA.

O Super Varejão 03 Irmãos é o principal local de compra de frutas, legumes e verduras da população de Itapetininga – aproximadamente 120 mil habitantes e distante 170 km da cidade de São Paulo.
A liderança e o sucesso da empresa são resultados de décadas de trabalho de uma família muito unida que durante anos foi produtora de hortaliças e frutas.



 



O nome da empresa foi uma idéia sugerida pela matriarca da família e aprovada por unanimidade: se o pai, o filho e o genro são como irmãos a empresa deveria ser chamada de 03 Irmãos.


Criada há 05 anos o Super Varejão 03 Irmãos tem uma equipe de trabalho composta por 18 funcionários e 08 familiares que atendem mensalmente mais de 5.000 clientes. A empresa compra mais de 200 produtos (1.000 variedades) diretamente de produtores da região, Ceagesp – SP e Ceasa – Sorocaba. Os mais vendidos são acelga, alface, banana, batata, beterraba, cenoura, laranja, melancia e tomate.


Segundo José Cláudio Gonçalves, um dos 03 Irmãos, a empresa vende mensalmente 200 sacos (50 kg) de batata das principais variedades (ágata, monalisa, asterix, mondial, bintje) e de todos os tipos de classificação (especial, especial x, primeira, pirulito e boneca).


Apesar do esforço em comprar sempre batata de boa qualidade, José Cláudio informa que há sempre duas situações em que ocorrem perdas significativas:


1- O descarte de tubérculos com danos mecânicos (esfolamento) provocados pelos inúmeros “choques” durante o transporte e manuseio do produto.


2- O “Fundo de Banca” – A necessidade de retirar e vender por preços inferiores os tubérculos menores da batata especial que foram rejeitados pelos consumidores.


Questionado sobre sugestões de alternativas para aumentar o consumo de batata, José Cláudio sugeriu:


1- Desenvolver ações de marketing para incentivar o consumo.


2- Oferecer novas variedades com melhores aptidões culinárias.


3-Fornecer informações aos consumidores: aptidão culinária, garantia de alimento saudável.


4- Substituir as atuais embalagens de 50 kg por sacos ou caixas com 20 a 25 Kg. Finalizamos esta matéria agradecendo ao José Cláudio pela importante contribuição à Revista Batata Show.

VEJA TAMBÉM

Batata transgênica no Brasil e no mundo

Eduardo Romano, PhD romano@cenargen.embrapa.br Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia – CENARGEN, C.P., 02.372, 70849 Brasília, DF. Desde a adoção da transgenia na agricultura em 1994, o mundo tem assistido a um enorme crescimento da...

LER

Nutrição-Nitrogênio e glicoalcaloides em tubérculos de batata

Heder Braun1, Paulo Cezar Rezende Fontes2, Marcelo Cleón de C. Silva3, Fabrício S. Coelho1 1UFV, Doutorando no Departamento de Fitotecnia, Bolsista do CNPq, hederbraun@hotmail.com, fabrício.coelho@ufv.br 2UFV, Professor do Departamento de Fitotecnia, Bolsista de Produtividade...

LER

Bardo Batata une gastronomia e cultura, no bairro dos Jardins – SP

Contato Comunicação & Marketing – R. 13 de Maio, 743 – 2º andar – Bela Vista, São Paulo/SP – 01327-000Fone: (11) 3288.8424 / 2377 – contato@contato.ppg.br Bardo Batata – Gastronomia e CulturaRua Bela Cintra,...

LER

ABBA REALIZAÇÕES 2002

A ABBA foi fundada em agosto de 1997. O período inicial (até 3 anos) foi bastante difícil, pois apenas um pequeno grupo de produtores percebiam a importância de uma associação. Com o passar do...

LER