Comercialização de batatas pelos supermercados

Os consumidores escolhem as batatas nos supermercados baseando- se somente na aparência e no preço. O resultado prático desta situação encaixa certinho no ditado – BONITINHA, MAS ORDINÃRIA… pois, geralmente, as batatas são bonitas e ruins para comer…


O “FUNDO VERDE DE BANCA” corresponde a sobra de batatas que não foram compradas pelos consumidores e não foram retirada das bancas pelos funcionários dos supermercados. Estas “batatas verdes” que não são vendidas, geralmente, correspondem a batatas miúdas que foram rejeitadas pelos consumidores. A maioria das batatas frescas vendidas nos supermercados é ofertada a GRANEL e, frequentemente, há tubérculos de vários tamanhos, machucados, verdes, podres, brotados, etc. Esta forma de apresentação desestimula o consumidor…


A maioria dos supermercados do Brasil oferecem menos de 10 ALTERNATIVAS de produtos à base de batatas aos consumidores – batata fresca, processada como: pré frita congelada e desidratada na forma de purê ou sopa… Em muitos países os consumidores tem mais de 30 ALTERNATIVAS…


Os supermercados tem como PONTOS POSITIVOS na comercialização de batatas o volume de comercialização, o horário de atendimento, a disponibilidade de oferta e os preços competitivos. Como PONTOS NEGATIVOS têm a falta de cuidado com a batata, a falta de informações para os consumidores, a qualidade variável do produto oferecido e a pressão de preços sobre o produtor.


Os supermercados deveriam ser OBRIGADOS a vender batatas conforme a aptidão culinária de cada variedade, pois os consumidores ficariam satisfeitos e os supermercados venderiam muito mais batata…
A comercialização de batatas é cada vez maior nas grandes redes de supermercados. Esta tendência é natural devido a força do capital dos supermercados que só pensam no seu negócio, pois é assim que funciona o mundo capitalista. Justamente neste ponto entra a minha indagação, pois os produtores de batata estão na mão de quem comercializa, seja supermercados ou outros meios. Mediante essa situação os produtores deveriam se profissionalizar para organizar a comercialização e incentivar o consumo.
A união da cadeia produtiva certamente é o caminho. Como fazer?…


ESTE É O GRANDE DESAFIO.
Não se deve esperar nada dos supermercados em termos de apoio à campanhas esclarecedoras, eles querem apenas comprar barato e vender caro. A variedade ÃGATA é tudo o que querem, barata e bonita, deixando os produtores reféns deles.


Muitos supermercados misturam batatas de classificação diferentes – especial e primeira e vendem com o preço de especial. Esta ATITUDE ILEGAL deveria ser penalizada. Será que eles pensam que os consumidores não sabem diferenciar uma batata de 250g de uma de 60g? A integração produtor – supermercado consumidor em muitos países proporciona um GANHA – GANHA – GANHA… No Brasil o resultado, geralmente, é PERDE – PERDE – PERDE… Consequentemente, muitos produtores vão a falência e os consumidores deixam de consumir batatas… As promoções semanais de frutas, legumes e verduras realizadas pelas grandes redes de varejo são “ISCAS” para os consumidores comprarem a sobra e outros produtos que dão larga margem de lucro aos supermercados.


NÓS, DONAS-DE-CASA desconhecemos os tipos de batatas e para que servem. Acho que no Brasil deveria ter o nome de cada uma delas nas feiras e supermercados. Assim compraríamos as batatas certas para cada tipo de prato. Com certeza, é muito importante que se tivesse especificado cada tipo de batata e sua culinária. Mas seria também necessário uma RÍGIDA FISCALIZAÇÃO em cima disso, porque nem mesmo alguns produtores conseguem diferenciar algumas variedades de batata. Sendo assim, alguns consumidores acabariam comprando gato por lebre…


A seção PRÓS e CONTRAS proporciona oportunidade para todos se manifestarem sobre temas importantes relacionados a Cadeia Brasileira da Batata. Acreditamos que estas manifestações contribuam para a solução de muitos problemas.


 

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