Sacolão Center
O Sacolão Center, criado há 25 anos, em Belo Horizonte, possui atualmente 34 lojas e mais de 600 funcionários distribuídos nos municípios de Uberlândia, Araguari, Patos de Minas, Patrocínio, Mariana, São João Del Rei, Formiga, Viçosa, Ipatinga, Sete Lagoas, Barbacena, Guaxupé, Passos, São Sebastião, Arcos, Belo Horizonte e até em Franca (SP). A empresa comercializa mais de 500 itens, sendo que os mais vendidos são: batata, tomate, laranja, melancia e os cortes de frango.
Entrevistamos o administrador Rodrigo Borges Marques, 33 anos, gerente da unidade de Uberlândia, que nos informou que são comercializadas de oito a dez toneladas/mês de batata, das variedades Ãgata e Asterix, nos seus diversos tamanhos. Segundo Rodrigo, apesar da batata ser um produto de alto giro, os principais problemas são:
• Durabilidade: a variedade Ãgata esverdeia muito rápido, murcha, brota e apodrece com frequência, enquanto que a Asterix fica com a pele escura e murcha.
• Classificação ruim: muitas vezes, a cada três ou quatro sacos de batatas tamanho especial sobra um saco de batata miúda, ou seja, batatas que são vendidas a preços menores. Os consumidores não aceitam pagar as batatas miúdas pelo mesmo valor que pagam pelas batatas graúdas.
• Danos nos tubérculos: os danos mais frequentes são ferimentos causados durante o transporte e manuseio, principalmente quandos e utiliza sacos de nylon. Além dos danos mecânicos, é comum que muitos tubérculos já venham com danos ocasionados por pragas, doenças, lavagem e colheita.
As perdas médias são em torno de 15% de cada saco de 50 kg, ou seja, de sete a oito kg de batatas. Para amenizar os problemas e melhorar as vendas de batata fresca, Rodrigo sugere a introdução de variedades mais duráveis, como era a Bintje, mais capricho na classificação, utilização de embalagens que protejam as batatas e a disponibilizaçao de informações culinárias aos consumidores.
A esterilização de adultos é componente integrado da traça-da-batatinha Algumas perdas signifi cativas na produção de batatas são devido ao ataque da traça-da-batatinha, Phthorimaea operculella (Lepidoptera: Gelechiidae). Ela é considerada uma das principais causas...
A batata (Solanum tuberosum L.) situa-se entre as quatro mais importantes culturas para a produção de alimentos no mundo, depois do trigo, arroz e milho. Entretanto, muitas cultivares de S. tuberosum são suscetíveis a...
Arysta LifeScience conquista 1º lugar no XI Prêmio Mérito Fitossanitário, promovido pela ANDEF O Programa Aplique Bem, da Arysta LifeScience em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), conquistou o primeiro lugar na...
A atual crise da agricultura brasileira é consequência de fatores externos e internos. Depois de um espetacular ano agrícola em 2004, faltando apenas dois meses para terminar 2005, podemos concluir que foi um péssimo...