Consumidor-Consumidor é o foco das tendências de produção de batata na Europa

Paris, Cidade Universitária, setembro de 2008. Neste lugar cheio de beleza, localizado numa das cidades mais cosmopolitas do planeta houve o ciclo de reuniões com o título “O colóquio da batata em Paris”. Programa dividido entre a história, o comportamento do consumidor, a ciência e tecnologia. No evento, organizado pelo Instituto ARVALIS em colaboração com a Germicopa, Bayer, CNIPT (Comitê Nacional, Interprofissional da Batata) e GIPT (Grupo Interprofissional para a Valorização da Batata), estavam presentes produtores, comerciantes, pesquisadores e demais atores da cadeia produtiva local e de diversos outros países. Porque Paris e não outra cidade situada no centro de alguma região produtora, próximo a algum campo ou algum lugar mais identificado com a bataticultura? Ao longo do evento pudemos perceber que as discussões sobre agricultura e, neste caso sobre a batata, consideram hoje a maior importância do consumidor, aquele que vive nas grandes cidades, situado na outra ponta da cadeia produtiva. Está é a maior tendência da bataticultura na Europa: atender as exigências do consumidor. No entendimento desta exigência, há a incorporação de temas como a sustentabilidade, a ética e o ambiente, que precisam ser percebidos, analisados e implantados exigindo alto grau de profissionalização de toda a cadeia. Percebem-se hoje, como os temas ligados à produção de batata são também de interesse e discutidos por todos os segmentos da sociedade. Como resultado, a proposta do bate-papo, em forma de mesa redonda, trouxe profissionais como nutricionistas, historiadores, sociólogos, ambientalistas e outros cientistas representando o 1º, 2º e 3º setor. Dentre as apresentações, uma das que mais chamou a atenção foi “A Evolução do Comportamento dos Consumidores na Europa” apresentado pelo Centro de Pesquisa de Estudos e Observação das Condições de Vida (CREDOC). Trata-se de pesquisa sistemática e abrangente sobre os consumidores de batata, conduzida já há alguns anos e que resultou em uma análise precisa sobre os diferentes estratos: regiões, posição social, idade e sexo. Os trabalhos foram feitos através de questionários respondidos por milhares de pessoas em um determinado período de tempo. Na França, entre 2003 e 2007, observou-se o decréscimo do consumo de batatas tanto frescas, como processada, na ordem de 14% entre as crianças e 2% entre os adultos, em ambos os casos com maior intensidade para a batata fresca. Também se percebeu que a ordem de importância de atributos na hora da compra começa pela aparência (aspecto e apresentação), preço e variedade. O consumidor tenta obter o maior benefício através do balanço dos seus parâmetros de referência de acordo com a seguinte figura:




 


A apresentação da empresa de marketing XTC World Innovation, ressaltou a necessidade da inovação em qualquer atividade. Como resumo de tendências do mercado consumidor da batata, destaca-se os mesmos pontos descritos acima, a saúde (alimentos funcionais, saudáveis, de baixa caloria e orgânicos) e o ganho de tempo (processados de fácil preparo). A análise no consumo de alimentos na Europa feita pela XTC foi resumida em três níveis na figura representativa de uma árvore: no alto, as tendências; no meio, os eixos nas quais se fundamentam e na base, o consumidor. Foram apresentados exemplos de cada um dos atributos destacando a importância de desenvolver produtos diferenciados de batata. É fato que, nos países desenvolvidos, o consumo de produtos processados de batata superou o dobro em um período de 10 anos, ao contrário do produto fresco. Sobre a produção, dados de 20 anos mostraram a redução média de 1% na área plantada de batatas, resultado do uso de novas variedades de maior potencial produtivo, globalização, aumento de custos de produção e concorrência com outras culturas. Na história da batata foi destacada a sua importância ao longo do tempo. Apesar de ter sido adotada como alimento na França somente a partir da metade do século 19, a batata é considerada um dos alimentos de maior importância na salvação de grande parte da população nos períodos de guerra. Outro evento que marcou as celebrações do Ano Internacional da Batata, na França, foi a feira Potato Europe 2008, realizada anualmente em cada um dos quatro países organizadores (França, Holanda, Bélgica e Alemanha). A feira ocupou uma área total de 40 hectares dos quais 15 foram para demonstrações, em Ville Saint Christophe na região de Lille no Norte da França, uma das maiores produtoras de batata da Europa. Vários expositores estiveram presentes apresentando novidades dos quais se destacam: as tecnologias de pós-colheita, o uso da agricultura de precisão na cultura da batata, inovações em máquinas de plantio e de colheita e a diferenciação de variedades, um dos principais fundamentos da batata na Europa de acordo com as exigências e preferências de cada local e divididas em grupos de consumo segundo suas aptidões. Na síntese, a tendência é aumentar e melhorar a qualidade dos produtos processados, mais saudáveis, versáteis e criativos; e na batata fresca, a aparência da batata lavada acompanhada de atributos culinários. Pode-se confirmar que toda a tecnologia da produção, o uso de variedades e demais aspectos são destinados aos produtores, mas devem sempre atender as exigências do consumidor e os conceitos citados anteriormente como a sustentabilidade, a diferenciação, a saúde, o aspecto e o ambiente.



Paulo Roberto Popp, Eng. Agrônomo e Consultor
Paulo Popp Consultoria Agricola Ltda
R. Machado de Assis, 752/65, CEP 80040-100, Curitiba (PR)
tel.:(41) 9963-4092 fax: (41) 3253-0167
paulo.popp@netpar.com.br

VEJA TAMBÉM

Coluna do Leitor

À partir desta edição, a revista Batata Show dedica este espaço à participação dos leitores com a publicação de sugestões, opiniões, reclamações, dúvidas e esclarecimentos de assuntos ligados à cadeia produtiva da batata brasileira.As...

LER

Os nematóides na cultura de batata

Jaime Maia dos Santos – jmsantos@fcav.unesp.br – Prof. Ass. Dr, Nematologista Unesp/Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Depto. de Fitossanidade e Centro de Manejo Integrado de Pragas – Via de Acesso Prof. Paulo Donato...

LER

Fitonematóides do gênero Pratylenchus em batata

Dra. Maria Amelia dos SantosProf. adjunta do Inst. de Ciências Agrárias – UFU – Fitopatologia/NematologiaUberlândia – MG – amelias@umuarama.ufu.br Pratylenchus é considerado o segundo gênero de nematóides parasitos de plantas em importância para o...

LER

DAISY: PRODUZ E FRITA

Paulo Popp, Engenheiro Agrônomo, Paulo Popp Consultoria Agrícola Ltda, pesquisador eassessor de desenvolvimento da Germicopa S/A, França. rppopp@netpar.com.br, telefones:(41) 253 7435 e (41) 9963 4092. Variedade é tecnologiaUma nova variedade de batata é sempre...

LER