Contribuições da Embrapa Clima Temperado à bataticultura gaúcha

Arione Pereira Pesquisador da Embrapa Clima Temperado arione@cpact.embrapa.br


O Rio Grande do Sul cultiva a maior área de batata do país. A produtividade obtida no Estado é uma das mais baixas e a qualidade da produção tem dificuldades de competir no mercado quando se trata de batatas de película amarelada. Além disso, boa parte é importada de outras regiões para atender às dezenas de micro e pequenas empresas que fazem o processamento na forma de batata palha. Diversos fatores contribuem para esta situação.
Tem papel destacado para isso é a falta de cultivares adaptadas aos sistemas de produção utilizados e a qualidade dos materiais. Diante dessa realidade a Embrapa Clima Temperado tem buscado o desenvolvimento de novas cultivares. Em 2000 foi disponibilizada a cultivar BRS Pérola, que visa contribuir com a agroindústria rio-grandense. A Pérola apresenta características para atender os requisitos do segmento da produção e da industrialização na forma de batata palha.
Pelas suas características de dormência curta, resistência mediana à requeima, à pinta preta, baixa degenerescência de sementes, adapta-se bem aos sistema de produção predominante dos pequenos produtores. Através desta cultivar, a Embrapa contribuirá para o aumento de oportunidades de negócios dos bataticultores e para a melhoria da matéria-prima ofertada à indústria de “batata palha”, em especial para as micro e pequenas empresas do Sul do Brasil. Pois, que encontravam muita dificuldade na aquisição de matéria-prima de qualidade e preço.



No ano de 2001 foi lançada a cultivar BRS Eliza, direcionada ao mercado de consumo de mesa, além de apresentar boa resistência a doenças, resultando em redução no custo de produção e na dispersão de agrotóxicos no ambiente. Distingue-se das demais cultivares nacionais pela excelente aparência de tubérculos‘, boa resistência às doenças fúngicas das folhas e menor exigência em níveis de fertilizantes, representando competitividade no mercado e custo de produção mais baixo. Com alto potencial produtivo a cultivar tem apresentado adaptação às principais regiões produtoras de batata do país.



A Embrapa Clima Temperado está atenta às demandas do setor produtivo, buscando o desenvolvimento de novas cultivares que tornem a cadeia produtiva mais eficiente. E, efetivamente, nos dois últimos anos tem disponibilizado cultivares que atendam os anseios dos produtores e outros segmentos importantes da cadeia produtiva da batata.

VEJA TAMBÉM

O Uso da Batata

Sidney ChristChef ConsultorAjinomoto – Castelo Alimentos – Panexsidneychrist@ig.com.br É quase impossível você entrar em uma feira ou supermercado e não comprar batatas, ela é presença constante na mesa e muito usada em vários pratos...

LER

Defensivos Agrícolas – Mercado Brasileiro e da Batata

LER

Planet Potato – Um novo conceito em sabor!

Ronaldo Pereira Pinto, diretor Planet PotatoAv. da Paz, 225 ap 73 bl 05 (Cond Golden Ville)Vila São Judas Tadeu – Guarulhos/SP, 07061 032(11) 6496.9255 – (11) 9262.0148rppinto@ig.com.br ou planetpotato@uol.com.br Com apenas alguns meses de...

LER

Do sul de Minas para o Brasil e o Mundo

Eng. Agrônomo Orlando Palocci Neto ABASMIG/DIASUL/ABBA Av. pref. Olavo Gomes de Oliveira, 1 785 Pouso Alegre/MG Fone: (35) 3422.4142 -9984.2556 email: diasul@net.em.com.br Do Sul de Minas, principal região produtora de batatas do Brasil, respondendo...

LER