Cultivar Nascente Yapira

Nascente Agrícola Ltda. – 34 3664.5171 – info@nascente.comwww.nascente.com


O cultivo de batata é singularmente peculiar em suas estratégias de produção por ser uma cultura de propagação vegetativa de alto risco, a busca e viabilização de novas fronteiras tecnológicas são os grandes desafios enfrentados pelo setor.
A empresa Nascente Agrícola, envolvida que está no processo de produção de batata, aceitou esse desafio: investiu e tem investido em programas de melhoramento, estrutura física e aprimoramento técnico da equipe para viabilização da bataticultura em termos de qualidade e produtividade.
A independência em relação a batata semente importada foi um passo importante para a melhoria em qualidade e foi conseguida através do uso de técnicas de micropropagação em laboratório e produção de minitubérculos em larga escala, que possibilitou o aumento de produtividade, sanidade dos campos produtivos e substituição de importação.



Outro passo importante foi a instalação de seu programa de melhoramento, para suprir a necessidade de cultivares adaptadas às condições edafoclimáticas brasileiras, libertando o setor da forte dependência por cultivares estrangeiras, além de oferecer à cadeia novas opções de produto de qualidade diferenciada.
Os resultados de todo esse esforço foi a obtenção de cinco cultivares. Essas cultivares, em 2006, já foram protegidas junto ao Ministério da Agricultura.


A cultivar denominada Nascente Yapira, com nome comercial Yapira, apresentada nesta edição é uma dessas cultivares. Obtida através do método convencional de cruzamento, realizado nas estruturas de telado da Nascente Agrícola, em São Gotardo – MG, apresenta pele vermelha lisa e formato oval alongado que se mantém no inverno e no verão. Testes de fritura, em minilaboratório, revelaram padrões de cor, textura, aparência e sabor muito bons, sem queimados e defeitos, tanto na forma “chips” quanto “palito”.


Em relação às cultivares comercializados no Brasil compete em sólidos, padrão de formato e uniformidade de cova. O alto teor de sólidos (18-20 %) confere a Nascente Yapira grande potencial para a indústria, porém seu foco principal está no mercado “in natura” devido ao seu formato e aparência de pele lisa, sabor diferenciado, ligeiramente adocicado, polpa amarelada e grande versatilidade culinária (serve para purê, nhoque, assada e cozida).


Quanto ao desempenho agrícola, possui um alto potencial produtivo (chegou até 50 ton/ha) em ensaios, que apesar de não terem sido ensaios específicos para pragas e doenças, também evidenciou boa resistência à requeima, alternária e minadora em relação as variedades Ãgata, Bintje Holandesa e Asterix. Possui boa tuberização por haste, rusticidade e facilidade de enchimento. Seu ciclo é médio/longo (110 a 120 dias).


Cultivares protegidos:
http://www.agricultura.gov.br/


 

VEJA TAMBÉM

Qualidade e Quantidade são Sinônimos da Bem Brasil Alimentos

O mercado brasileiro de batata pré-frita congelada, dominado por produtos importados e sujeito às intempéries dos processos de importação, bem como a disponibilidade das gigantes estrangeiras que operam no setor, está mais autossuficiente com...

LER

A importância da bataticultura na região sudoeste para a economia brasileira

Luiz Gonzaga Vieira , (PSDB) Deputado Estadual por São Paulo. Há um estigma que marca profundamente a nossa região, a região Sudoeste do Estado de São Paulo, e que nos ofende porque não faz...

LER

Parceria 2002

A ABBA foi fundada em agosto de 1997 através da iniciativa de alguns produtores de batata, que acreditavam na associatividade como uma alternativa interessante para resolver grandes problemas que afetavam suas atividades.Durante o período...

LER

Síntese Histórica da Universidade Federal de Viçosa – UFV

Edifício Arthur da Silva Bernardes, núcleo inicial do campus, inaugurado no dia 28 de agosto de 1926 A Universidade Federal de Viçosa originou-se da Escola Superior de Agricultura e Veterinária – ESAV, criada pelo...

LER