DAISY: PRODUZ E FRITA

Paulo Popp, Engenheiro Agrônomo, Paulo Popp Consultoria Agrícola Ltda, pesquisador e
assessor de desenvolvimento da Germicopa S/A, França. rppopp@netpar.com.br, telefones:
(41) 253 7435 e (41) 9963 4092.


Variedade é tecnologia
Uma nova variedade de batata é sempre uma tecnologia importante e significativa no crescimento da Cadeia Produtiva da Batata. Ao se observar a produção de batatas na Europa e Estados Unidos, percebemos que outras tecnologias como manejo, mecanização e sementes têm poucas mudanças nos últimos anos. Já uma nova variedade é sempre uma constante exigência. Tudo isto tem como objetivos: aumentar o rendimento e viabilizar a atividade frente à constante alta dos custos e agregar valor na venda de seu produto atendendo às exigências do mercado. Sem a mudança de variedades, jamais conseguiríamos atingir estes objetivos.


Exigências de Mercado
No Brasil, sempre houve uma grande demanda de variedades que possuam boa aptidão para fritura, seja por indústrias processadoras, restaurantes e donas de casa. É fato de que a Bintje, uma batata de grande característica culinária e antiga referência como batata de fritura, está praticamente desaparecendo do nosso mercado. No lado oposto, tivemos o crescimento do cultivo de variedades de alta produção e que só têm a aparência da pele como principal atributo. Neste vácuo, houve a introdução e expansão de Asterix que, no entanto, é somente cultivada nas safras das secas e inverno e tem qualidade de fritura inconstante. Sempre que falo de uma nova variedade de bom potencial agronômico, o interlocutor, qualquer que seja, me pergunta de imediato: “Frita?”.


Nos últimos quatro anos, tive a oportunidade de introduzir e testar 43 novas variedades para mercado de pele e também para fritura originárias da Holanda, Alemanha e França. A seleção de variedades no Brasil é muito difícil porque, além de atenderem aos padrões de mercado (aparência), elas devem se adaptar às diferentes condições ambientais, muitas vezes bastante adversas. Algumas destas variedades, 17 ao todo, foram incluídas no Registro Nacional de Cultivares do Ministério da Agricultura do Brasil depois de submetidas à rede de ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Apenas quatro apresentam aptidão à fritura dentre as quais, a variedade DAISY de origem da Germicopa S/A da França.


Apresentando DAISY



Produção em 1 metro



DAISY foi criada a partir do cruzamento entre Gipsy e Culpa, em 1985, na estação experimental da Germicopa no Oeste da França e incluída no catálogo francês em 1998. A linha de pesquisa que resultou na criação de DAISY focou-se nas características de aptidão à fritura (baixos teores de açúcares redutores e alta matéria seca), associadas ao rendimento e desempenho agronômico. DAISY é uma variedade que apresenta constância nos resultados decorrente do dedicado trabalho de seleção do Dr. Eric Bonnel, melhorista da Germicopa S/A, possibilitando seu cultivo com sucesso em várias partes do mundo.
Nos ensaios de VCU, realizados em diferentes safras das regiões de Itapetininga, Vargem Grande do Sul e Araxá, DAISY mostrou resultados bastante promissores. O mesmo tem ocorrido em testes de observações e campos de produção cultivados em outros locais do Cerrado de Minas Gerais, Centro e Sul do Paraná e na Bahia, em pesquisas mais recentes. Os resultados de rendimento no Brasil variam, na média, de 35 toneladas por hectare de padrão especial, mas o potencial é superior.


Alguns campos mostraram rendimentos excepcionais na faixa de 45 até 48 toneladas por hectare. Sob nossas condições, a matéria seca é na média de 19% com variação de 18,1% até 20,5% e o teor de açúcares bastante baixo atendendo aos padrões mais exigentes das indústrias. Sua aptidão para fritura é, sem dúvida, muito superior à maioria das variedades cultivadas no Brasil para este fim. Seu formato alongado é principalmente destinado à fritura em palitos, sendo usada em muitos locais para processamento em larga escala. Em alguns países, incluindo o Brasil, a fritura sob forma de chips resulta em um produto de elevada qualidade, comparável a Atlantic, padrão de referência local. Possui características essenciais para fritura: cor, textura, crocância e sabor.


DAISY apresenta ciclo cultural mediano, tubérculo oval alongado, olhos superficiais, pele amarela de boa aparência, lisa e polpa de cor creme. As plantas se apresentam com crescimento semi-ereto, de tamanho médio a grande, bom desenvolvimento de folhagem e cobertura vegetal. A dormência é mediana e não apresenta dominância apical. A tuberização não é tardia, apresentando tubérculos bastante uniformes (uma de suas características principais), de tamanho médio a grande, em número de 11 a 12 por planta na média. DAISY apresenta boa tolerância à Requeima e Canela Preta e é ligeiramente susceptível à Pinta Preta e a Sarna Comum. Apresenta muito boa resistência ao esverdeamento depois de lavada e boa resistência a defeitos fisiológicos.
DAISY é uma variedade que se resume em boa produtividade, bom aspecto de pele e excelente fritura. Uma nova tecnologia a ser incorporada pelos produtores brasileiros que certamente colherão bons resultados


Uma parceria de futuro
O desenvolvimento da pesquisa avançada de DAISY somente tem sido possível com a total colaboração do Grupo Nascente, com quem temos uma parceria bem sucedida. Toda a experiência deste grupo de produtores envolvidos em todos os processos, desde a produção de sementes até a comercialização final, tem sido aplicada nestes últimos anos a fim de aprender o máximo sobre esta e outras variedades da Germicopa. O Grupo Nascente é um exemplo de produtores que acreditam e investem na aplicação de novas tecnologias. Proteção: Defenda Essa Idéia! Como se trata de uma nova variedade, DAISY já está protegida em todos os locais onde está sendo cultivada, inclusive no Brasil. A sua multiplicação em laboratórios, telados e campos, mesmo para uso próprio, somente pode ser obtida mediante a autorização da Germicopa S/A. A criação de novas variedades é a contribuição das empresas para o crescimento e fortalecimento da Cadeia Produtiva da Batata. A proteção se justifica pelos anos e capital investido na criação de uma nova tecnologia que será incorporada pelos produtores e se beneficiarão deste trabalho.
Amigo produtor: diga não à pirataria!



Fritura em forma de chips


Germicopa S/A uma empresa de vanguarda
A empresa Germicopa está localizada em Quimper na região da Bretanha, na costa do litoral oeste da França. É a principal região para produção de batata-semente devido as excelentes condições climáticas e de isolamento próprios para a produção de sementes de alta qualidade sanitária, estando livre de algumas doenças já presentes em outros locais. Fora isso, a França dispõe de um rigoroso serviço de controle de produção e qualidade, inspecionado por vários técnicos do governo junto com a iniciativa privada. A batata-semente francesa já ocupa um lugar de importância no mercado internacional. A Germicopa é a maior empresa produtora e exportadora de batata da França, encontrando-se entre as maiores do mundo. Possui mais de 4 mil hectares de campos de batata-semente contratados que atendem, além do mercado local, a vários países da Europa, Ãfrica, Oriente Médio, Ãsia e Américas. Seu programa de melhoramento se concentra nas linhas de batatas de polpa firme, processamento e de aparência visual. Possui uma gama de, aproximadamente, 40 variedades comercializadas sendo que as mais conhecidas são: Charlotte, Samba, Aida, Amandine, Atlas, Chérie e Alowa – estas duas últimas também introduzidas no Brasil.


A França tem o modelo de maior sucesso mundial em marketing de variedades de batata junto ao consumidor final. A Germicopa é a grande responsável por esta posição, se destacando pelo seu ousado e inovador programa de marketing de variedades de batatas, único no mundo. Dentre as ações, destacam-se a exclusividade de comercialização de algumas variedades por parte de atacadistas, supermercados e indústrias e a promoção de suas variedades junto ao consumidor final. Outro destaque é a Confraria dos “Toqués” (chefs de cozinha) que abrange um grande número de restaurantes que utilizam as variedades da Germicopa e que mencionam em seus cardápios o nome da variedade com o qual o prato é elaborado – uma inovação bastante ousada e eficiente. No final, todos são beneficiados, do produtor ao consumidor.


A Germicopa acredita no sucesso da batata brasileira e por isso tem investido em nosso País desde 2001. O Sr. Jean-Paul Sirvente é o diretor de vendas e o Rubens Oliveira, brasileiro residente em Portugal há muitos anos, nosso contato direto. A Germicopa possui uma página na Internet que pode ser acessada: www.germicopa.com
 
 

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