Dechen assume diretoria da ESALQ em cerimônia prestigiada


 


Assessoria de Comunicação – ACOM
19 3429.4485 / 4477 – 19 3429.4109
www.esalq.usp.br/acom
acom@esalq.usp.br


No último dia 16, em cerimônia que contou com a presença da reitora da USP, Suely Vilela, do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João de Almeida Sampaio Filho, e de inúmeras outras autoridades, além de professores, alunos e funcionários da Escola, Antonio Roque Dechen assumiu oficialmente o cargo de diretor da ESALQ, função que exercerá pelos próximos quatro anos.
A sessão solene reuniu cerca de 600 pessoas no Salão Nobre, recinto onde Dechen ingressou conduzido por 37 membros da Congregação da ESALQ. O Hino Nacional Brasileiro foi cantado por sua esposa, Sônia Falci Dechen.


Após a leitura do termo de compromisso pelo novo diretor, Renata Teixeira do Reis, secretária-geral substituta da USP, leu o termo de posse. A troca das vestes talares entre Dechen e o professor José Roberto Postali Parra, que dirigiu a Escola entre 2004 e 2007, marcou a posse do novo diretor.
No discurso de posse, Dechen destacou o papel da ESALQ no cenário do agronegócio mundial e afirmou que pretende focar seu trabalho em profissionais voltados para as demandas da sociedade, ampliando as áreas de pesquisas alternativas. “A demanda por energia e alimentos seguirá com forte expansão, portanto iremos primar pela formação de profissionais capazes, empreendedores e arrojados”, disse.


Ainda em seu pronunciamento, fez menção às mudanças sociais ocorridas nos últimos anos. “As transformações são tantas que as convicções de ontem já não valem para hoje. Temos que fortalecer o elo entre a universidade e a sociedade. A sociedade deve encontrar na universidade talentos capazes de resolver questões difíceis. Ao mesmo tempo, a Escola deve contribuir na solução dos problemas sociais”.
Para a reitora da Universidade de São Paulo, Suely Vilela, a Escola é motivo de orgulho por se constituir em patrimônio nacional e referência internacional pela alta qualidade das suas pesquisas e dos seus cursos. Em seu pronunciamento afirmou que a história da USP e da ESALQ se completam. “Estou certa de que poderei contar com o empenho do professor Dechen e de sua equipe na tarefa de prover à ESALQ as condições necessárias para dar passos cada vez mais largos, em sintonia com os propósitos delineados para a nossa Universidade, no que encontrará, de minha parte, ampla ressonância”.


João de Almeida Sampaio Filho, que assumiu no inicio do mês a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, afirmou ser uma honra assumir a pasta e já participar da posse do novo diretor da ESALQ. “É oportuno estar aqui nesta data. Em minha gestão, pretendemos fortalecer e ampliar ainda mais as parcerias existentes entre a Escola e a Secretaria”. Na ocasião, disse que sua pasta, no atual governo, pretende priorizar sanidade, pesquisa, desenvolvimento, geração de emprego e renda no campo.


Finalizando a cerimônia, aconteceu a inauguração do quadro do professor Parra, que passou a integrar a Galeria de Diretores da ESALQ. “Deixo o cargo com o sentimento do dever cumprido”.
Quem é o novo diretor Engenheiro Agrônomo do Ano 2006, pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp), Antonio Roque Dechen formou-se pela ESALQ no ano de 1973. De 1975 a 81, foi pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Na Escola, é professor do departamento de Ciência do Solo desde 1981, lecionando a disciplina Nutrição Mineral de Plantas, onde também ocupou outras posições de destaque como a de vice-diretor da instituição, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária e vice-presidente de pós-graduação. Presidiu ainda a Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (Fealq), por nove anos ininterruptos, de 5 de janeiro de 1998 à 4 de janeiro de 2007.


 

VEJA TAMBÉM

Agroquímicos – Brasil precisa de novas moléculas para manejo fitossanitário

É preocupante o reduzido número de produtos fitossanitários modernos à base de ingredientes ativos (i.a.) novos à disposição dos agricultores brasileiros. A tecnologia e a inovação estão cada vez mais presentes, sendo exigidos em...

LER

BATATA – ALIMENTO SAUDÃVEL

A batata vem sendo citada nos principais meios de comunicação do Brasil como possível causadora de câncer, como um dos produtos que mais contém resíduos de agrotóxicos, como alimento proibido às crianças (propagandas de...

LER

DuPont lança Curzate® na embalagem solúvel em água

DuPont do Brasil – Produtos Agrícolas – Assessoria de ImprensaBureau de Idéias, Imprensa e Comunicação Corporativa – 11 3031.7579Jorge Pacheco – jorge@bureauideias.com.brLuiz Giágio – luiz@bureauideias.com.brMarcelo Quaglio – marcelo@bureauideias.com.br Produto é reconhecido por sua eficiência...

LER

Resíduos de agrotóxicos na batata – Uma preocupação necessária

Gilberto Casadei de Baptista Professor Titular do Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola. ESALQ/USP CP 9 Piracicaba – SP, 13418-900 gcbaptis@esalq.usp.br www.ciagri.usp.br/~larp A Portaria 3, de 16 de janeiro de 1992, do Ministério...

LER