Do sul de Minas para o Brasil e o Mundo

Eng. Agrônomo Orlando Palocci Neto ABASMIG/DIASUL/ABBA Av. pref. Olavo Gomes de Oliveira, 1 785 Pouso Alegre/MG Fone: (35) 3422.4142 -9984.2556 email: diasul@net.em.com.br


Do Sul de Minas, principal região produtora de batatas do Brasil, respondendo por 70% da produção do estado, o que representa quase 30% da batata produzida no país, sai batata para os principais centros consumidores: Rio, São Paulo e Belo Horizonte. Nesta região que planta e colhe batatas o ano todo, de Janeiro a Dezembro, tem também um batalhador, um idealista, que o ano todo prega o associativismo e não se cansa momento algum de falar de batata, dando assistência, levando novidades, levando uma nova técnica ou falando seu assunto preferido: a batata.


Seu currículo é invejável: formado em 1973 pela Universidade Federal de Viçosa – MG, trabalhou na ACAR (1974 – 1976), na EMATER (1976 – 1987), foi o primeiro técnico a trabalhar com batata na região do Alto do Paraíba e Triângulo Mineiro junto com produtores pioneiros como Carlos Mapeli e o saudoso Edson Nagano, junto com os quais coordenou dois grandes dias de campo para divulgar e introduzir a cultura na região. É membro fundador da ABASMIG (Associação dos Bataticultores do Sul do Estado de Minas) e desde 1997 vem a presidindo.


José Daniel participa ativamente de todos eventos e encontros da Bataticultura sendo talvez o único técnico brasileiro a participar de todos os 10 Encontros Nacionais de Abastecimento de Batatas desde o 1º em Guaíra (SP) em 1987 até o último encontro em Itapetininga (SP) em 1999, e com toda certeza, estará este ano no 11º em Uberlândia (MG).


Recebeu inúmeras homenagens durante sua vida profissional sendo agraciado com o Diploma de Reconhecimento e Dedicação à Batata pela Associação Chilena de La Papa (ACHIPA)
Mas talvez a maior homenagem de sua vida ele recebeu na inauguração da Câmara Frigorífica de Armazenagem de Batata Semente, com capacidade para 50.000 caixas, construída em Pouso Alegre (MG), num trabalho árduo e incansável à frente de um grupo de 50 produtores liderados por este técnico exemplar.


Ao descerrar a placa inaugural, uma justa homenagem dava à Câmara Frigorífica o seu nome e dizia: “Ao vencedor as Batatas”. Uma homenagem de todos os bataticultores do Sul de Minas ao Agrônomo José Daniel Rodrigues Ribeiro pelos relevantes serviços prestados à bataticultura. Nesta obra comunitária e associativista, seu nome ficou perpetuado para sempre.


Realizou diversas viagens técnicas a países como Argentina, Chile, Alemanha e Holanda. Sempre preocupado com a batata e o Meio Ambiente, desenvolveu em 1998 um intenso trabalho à frente da ABASMIG, realizando o Projeto “Bataticultura e Meio Ambiente” juntamente com a Associação, empresas fabricantes de insumos e órgãos governamentais. Este projeto transformou o Sul de Minas numa grande sala de aula, treinando e ensinando mais de 3000 produtores de batatas a produzir, sempre preservando o meio ambiente; conscientizando os bataticultores a usar os defensivos agrícolas racionalmente, produzindo uma batata limpa e livre de resíduos.


Com este trabalho intenso o Sul de Minas e a cidade de Pouso Alegre receberam da ANDEF (Associação dos Fabricantes de Defensivos), o presente de construir a 1ª e única Central de Coleta de Embalagens vazias de Defensivos Agrícolas Tríplice Lavadas inaugurada em dezembro de 1999. O sul de Minas, onde é plantado mais de 25.000 ha de batata é constituído na maioria por pequenos produtores (4.000 produtores). Mais de 40 cidades tem suas economias voltadas e dependentes à cultura da Batata.


Nesta região, não há lugar onde não se conheça a figura carismática de José Daniel. Por onde passa, irradia simpatia e simplicidade. Assim, está sempre pronto e disponível a observar mais uma lavoura e conversar um pouco mais sobre batata.


Neste região, onde é produzido 30% da batata que é distribuída para todo o Brasil, saem também exemplos de técnicos, como o Agrônomo José Daniel, que diariamente prega a mensagem do associativismo e da união, como única forma de fortalecimento deste difícil setor que é a bataticultura. Continue com seu sonho e trabalho José Daniel. A Bataticultura Sul Mineira e Nacional sempre o agradecerá.

VEJA TAMBÉM

Cadeia Produtiva – Situação atual da cultura do alho: desafios e perspectivas

Cobrança de antidumping do alho chinês é uma das medidas para retomar a produção nacional A cultura do alho no Brasil passa por um momento decisivo na sua história. Com a renovação do direito...

LER

CAPA: PURA ILUSÃO

PARA LER A REVISTA BATATA SHOW, EDIÇÃO 36 ACESSE O ARQUIVO PDF: http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_36.pdf

LER

Batata orgânica

Pedro Hayashi – jarril@uol.com.br Joop Stontemborg, Sítio A Boa Terra – aboaterra@aboaterra.com.br A batata, juntamente com o tomate e o morango, vem sendo duramente atacada pela mídia pelo uso exagerado de defensivos agrícolas.Quando falamos...

LER

Restaurante Warong

Onde você compra batata fresca para seu restaurante?R: No batateiro de São João da Boa Vista. Que tipo de batata fresca e de embalagem você compra regularmente para seu restaurante?R: Batata Asterix, bem embalada...

LER