A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, assim como o Brasil é o 2º maior mercado consumidor potencial, naturalmente a globalização interfere fortemente na Cadeia Brasileira da Batata . Esta interferência provoca grandes ameaças a diversos segmentos da cadeia e também grandes oportunidades a outros segmentos. Destacamos como segmentos beneficiados os importadores, as grandes redes de supermercados e fast food, as grandes indústrias de processamento de batata e os consumidores de maior poder aquisitivo. São prejudicados os produtores, os provedores de insumos, o pequeno varejo e a maioria da população.
Esta situação implica em medidas imediatas por parte dos segmentos que estão sendo prejudicados e por isso, entre as diversas atividade desenvolvidas pela ABASP, foi criadauma revista da batata. A proposta da revista ABASP Batata Show é integrar e beneficiar todos os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata. A ediçõe atual e posteriores tratarão de importantes assuntos exclusivos sobre batata: semente, legislação, variedades, agroquímicos, fertilizantes, embalagens, combustíveis, máquinas/implementos, produção, beneficiamento , comercialização, importações, varejo, indústria, consumo, países produtores, etc.
A viabilização desta revista é uma das atividades resultantes da parceria entre produtores de batata da ABASP e as seguintes empresas: Aventis, Basf, Bayer, Castanhal, DA Petrus, Dow AgroSciences, Du Pont, Fertilizantes Mitsui, FMC, Utilfertil, GF Lub, Hokko, Iap Serrana, Ihara, Itupetro, Manah, Milênia, Novaplast, Procópio, Risel, Rohm Haas, Sacaria Imperial , Solorrico e Syngenta. Outras importantes atividades da parceria são: aumentar o consumo da batata brasileira, modernizar a comercialização da batata fresca e desenvolver o marketing da batata brasileira. Sem dúvida, são grandes desafios a serem superados. Sem dúvida, isto beneficiará a Cadeia Brasileira da Batata. Confiança é o ponto de partida…
Igor Pantuzza Wildman sp@bhlink.com.br Acompanhando as negociações e votações das novas medidas pertinentes ao Crédito Rural, cristalizadas na MP 2196-3 (que cria a Empresa Gestora de Ativos – EMGEA) e na MP 9 (que...
Fonte: ANABA (Associação Nacional da Batata) A – Classificação por empresas exportadoras Exportador País Variedades Quantidades % s/total 1. HZPC HOLLAND BV HOLANDA Asterix Baraka Bintje Caesar Elvira Felsina Liseta Marijke Monalisa Mondial Symfonia...
Engº Agrônomo GILMAR CARLOS MICHELON DALLAMARIA Presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho – ANAPA e funcionário da EPAGRI – SC – anapa@baroni.com.br A produção de alhos nobres no Brasil teve início no...
56 anosPesquisador da Embrapa Hortaliças(atualmente Chefe de Pesquisa & Desenvolvimento)Ãrea de atuação: Fitopatologiaclopes@cnph.embrapa.br Quais foram os trabalhos desenvolvidos ou a desenvolver referente à produção de Batata?Desde 1977, venho trabalhando na Embrapa Hortaliças...