Editorial

A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, assim como o Brasil é o 2º maior mercado consumidor potencial, naturalmente a globalização interfere fortemente na Cadeia Brasileira da Batata . Esta interferência provoca grandes ameaças a diversos segmentos da cadeia e também grandes oportunidades a outros segmentos. Destacamos como segmentos beneficiados os importadores, as grandes redes de supermercados e fast food, as grandes indústrias de processamento de batata e os consumidores de maior poder aquisitivo. São prejudicados os produtores, os provedores de insumos, o pequeno varejo e a maioria da população.


Esta situação implica em medidas imediatas por parte dos segmentos que estão sendo prejudicados e por isso, entre as diversas atividade desenvolvidas pela ABASP, foi criadauma revista da batata. A proposta da revista ABASP Batata Show é integrar e beneficiar todos os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata. A ediçõe atual e posteriores tratarão de importantes assuntos exclusivos sobre batata: semente, legislação, variedades, agroquímicos, fertilizantes, embalagens, combustíveis, máquinas/implementos, produção, beneficiamento , comercialização, importações, varejo, indústria, consumo, países produtores, etc.


A viabilização desta revista é uma das atividades resultantes da parceria entre produtores de batata da ABASP e as seguintes empresas: Aventis, Basf, Bayer, Castanhal, DA Petrus, Dow AgroSciences, Du Pont, Fertilizantes Mitsui, FMC, Utilfertil, GF Lub, Hokko, Iap Serrana, Ihara, Itupetro, Manah, Milênia, Novaplast, Procópio, Risel, Rohm Haas, Sacaria Imperial , Solorrico e Syngenta. Outras importantes atividades da parceria são: aumentar o consumo da batata brasileira, modernizar a comercialização da batata fresca e desenvolver o marketing da batata brasileira. Sem dúvida, são grandes desafios a serem superados. Sem dúvida, isto beneficiará a Cadeia Brasileira da Batata. Confiança é o ponto de partida…

VEJA TAMBÉM

Manejo nutricional em batata via fertirrigação e aplicação foliar

Luiz Dimenstein – M.Sc.Agr. ldimenstein@uol.com.brHaifa Química do Brasil Ltda.fone: 11-3057-1239 / fax: 11-3057-0542 A cultura da batata é consumidora voraz de potássio. Na fase de enchimento dos tubérculos, a disponibilidade de K+ é a...

LER

A Cobrança pelo uso da água na agricultura

Engº. Waldemar S. Casadei Fundação Prefeito Faria Lima – CEPAM wcasadei@terra.com.br O Estado de São Paulo vive um momento de intensa discussão. Questiona-se a introdução da cobrança pelo uso da água como instrumento de...

LER

Restaurante Bintje

Bintje Batata Suíça & SmoothiesR. Padre Almeida, 170B – Cambui – Campinas – SPf: (19) 32552842 – www.bintje.com.brDe terça a domingo, das 18h até o ultimo cliente. Imagine um ambiente moderno e agradável, com...

LER

Epamig testa novas cultivares francesas de batata em Minas Gerais

Geraldo M. A. Cançado, Marcos A. M. Fadini, Joaquim G. Pádua Pesquisadores, FECD/EPAMIG, Caldas/MG Fone: (35) 3735.1101 – email: cancado@epamigcaldas.gov.br A batata é o quinto produto agrícola mais cultivado no mundo, só perdendo para...

LER