Editorial

A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, assim como o Brasil é o 2º maior mercado consumidor potencial, naturalmente a globalização interfere fortemente na Cadeia Brasileira da Batata . Esta interferência provoca grandes ameaças a diversos segmentos da cadeia e também grandes oportunidades a outros segmentos. Destacamos como segmentos beneficiados os importadores, as grandes redes de supermercados e fast food, as grandes indústrias de processamento de batata e os consumidores de maior poder aquisitivo. São prejudicados os produtores, os provedores de insumos, o pequeno varejo e a maioria da população.


Esta situação implica em medidas imediatas por parte dos segmentos que estão sendo prejudicados e por isso, entre as diversas atividade desenvolvidas pela ABASP, foi criadauma revista da batata. A proposta da revista ABASP Batata Show é integrar e beneficiar todos os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata. A ediçõe atual e posteriores tratarão de importantes assuntos exclusivos sobre batata: semente, legislação, variedades, agroquímicos, fertilizantes, embalagens, combustíveis, máquinas/implementos, produção, beneficiamento , comercialização, importações, varejo, indústria, consumo, países produtores, etc.


A viabilização desta revista é uma das atividades resultantes da parceria entre produtores de batata da ABASP e as seguintes empresas: Aventis, Basf, Bayer, Castanhal, DA Petrus, Dow AgroSciences, Du Pont, Fertilizantes Mitsui, FMC, Utilfertil, GF Lub, Hokko, Iap Serrana, Ihara, Itupetro, Manah, Milênia, Novaplast, Procópio, Risel, Rohm Haas, Sacaria Imperial , Solorrico e Syngenta. Outras importantes atividades da parceria são: aumentar o consumo da batata brasileira, modernizar a comercialização da batata fresca e desenvolver o marketing da batata brasileira. Sem dúvida, são grandes desafios a serem superados. Sem dúvida, isto beneficiará a Cadeia Brasileira da Batata. Confiança é o ponto de partida…

VEJA TAMBÉM

A lagarta-do-cartucho-do-milho, Spodoptera frugiperda, também pode ser importante para outras culturas

José Roberto Postali Parra – jrpparra@esalq.usp.br • Celso Omoto – celomoto@esalq.usp.br Tradicionalmente, a lagarta-docartucho era uma praga do milho, e embora a mais importante desta cultura, muitas vezes nem era controlada; eventualmente, poderia ocorrer...

LER

COBIG – Comércio de Batatas Irmãos Guadagnin Ltda.

(51) 3326.1313cobig@cobig.com.br A COBIG, Comércio de Batatas Irmãos Guadagnin Ltda. é de propriedade do Ivo, Ivar e Aldacir Guadagnin. O setor de comércio, com sede na Ceasa de Porto Alegre, foi idealizada inicialmente para...

LER

Batata – Regulador de Crescimento

Uso de regulador de crescimento vegetal na cultura da batata   Jesion Geibel da Silva Nunes Engo. Agro. Doutorando em Agronomia/Agricultura Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP Caixa Postal 237, CEP 18610-307, Botucatu (SP) E-mail: jesiongeibel@bol.com.br...

LER

Satisfação e Segurança Alimentar – Direito do Consumidor Brasileiro

O Brasil possui a mesa mais farta, saborosa, saudável e barata do mundo. Podemos produzir alimentos em quantidade e qualidade durante o ano todo, simultaneamente em várias regiões. Apesar dessa situação singular, a maioria...

LER