Editorial

A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, assim como o Brasil é o 2º maior mercado consumidor potencial, naturalmente a globalização interfere fortemente na Cadeia Brasileira da Batata . Esta interferência provoca grandes ameaças a diversos segmentos da cadeia e também grandes oportunidades a outros segmentos. Destacamos como segmentos beneficiados os importadores, as grandes redes de supermercados e fast food, as grandes indústrias de processamento de batata e os consumidores de maior poder aquisitivo. São prejudicados os produtores, os provedores de insumos, o pequeno varejo e a maioria da população.


Esta situação implica em medidas imediatas por parte dos segmentos que estão sendo prejudicados e por isso, entre as diversas atividade desenvolvidas pela ABASP, foi criadauma revista da batata. A proposta da revista ABASP Batata Show é integrar e beneficiar todos os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata. A ediçõe atual e posteriores tratarão de importantes assuntos exclusivos sobre batata: semente, legislação, variedades, agroquímicos, fertilizantes, embalagens, combustíveis, máquinas/implementos, produção, beneficiamento , comercialização, importações, varejo, indústria, consumo, países produtores, etc.


A viabilização desta revista é uma das atividades resultantes da parceria entre produtores de batata da ABASP e as seguintes empresas: Aventis, Basf, Bayer, Castanhal, DA Petrus, Dow AgroSciences, Du Pont, Fertilizantes Mitsui, FMC, Utilfertil, GF Lub, Hokko, Iap Serrana, Ihara, Itupetro, Manah, Milênia, Novaplast, Procópio, Risel, Rohm Haas, Sacaria Imperial , Solorrico e Syngenta. Outras importantes atividades da parceria são: aumentar o consumo da batata brasileira, modernizar a comercialização da batata fresca e desenvolver o marketing da batata brasileira. Sem dúvida, são grandes desafios a serem superados. Sem dúvida, isto beneficiará a Cadeia Brasileira da Batata. Confiança é o ponto de partida…

VEJA TAMBÉM

Crédito Rural: A importância do recálculo no PESA e Securitização

Igor Pantuzza Wildman sp@bhlink.com.br Acompanhando as negociações e votações das novas medidas pertinentes ao Crédito Rural, cristalizadas na MP 2196-3 (que cria a Empresa Gestora de Ativos – EMGEA) e na MP 9 (que...

LER

Importações Brasileiras de Batata Semente 2000 / 2001

Fonte: ANABA (Associação Nacional da Batata) A – Classificação por empresas exportadoras Exportador País Variedades Quantidades % s/total 1. HZPC HOLLAND BV HOLANDA Asterix Baraka Bintje Caesar Elvira Felsina Liseta Marijke Monalisa Mondial Symfonia...

LER

A CULTURA DO ALHO NO BRASIL

Engº Agrônomo GILMAR CARLOS MICHELON DALLAMARIA Presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho – ANAPA e funcionário da EPAGRI – SC – anapa@baroni.com.br A produção de alhos nobres no Brasil teve início no...

LER

Carlos Alberto Lopes

    56 anosPesquisador da Embrapa Hortaliças(atualmente Chefe de Pesquisa & Desenvolvimento)Ãrea de atuação: Fitopatologiaclopes@cnph.embrapa.br Quais foram os trabalhos desenvolvidos ou a desenvolver referente à produção de Batata?Desde 1977, venho trabalhando na Embrapa Hortaliças...

LER