A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, assim como o Brasil é o 2º maior mercado consumidor potencial, naturalmente a globalização interfere fortemente na Cadeia Brasileira da Batata . Esta interferência provoca grandes ameaças a diversos segmentos da cadeia e também grandes oportunidades a outros segmentos. Destacamos como segmentos beneficiados os importadores, as grandes redes de supermercados e fast food, as grandes indústrias de processamento de batata e os consumidores de maior poder aquisitivo. São prejudicados os produtores, os provedores de insumos, o pequeno varejo e a maioria da população.
Esta situação implica em medidas imediatas por parte dos segmentos que estão sendo prejudicados e por isso, entre as diversas atividade desenvolvidas pela ABASP, foi criadauma revista da batata. A proposta da revista ABASP Batata Show é integrar e beneficiar todos os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata. A ediçõe atual e posteriores tratarão de importantes assuntos exclusivos sobre batata: semente, legislação, variedades, agroquímicos, fertilizantes, embalagens, combustíveis, máquinas/implementos, produção, beneficiamento , comercialização, importações, varejo, indústria, consumo, países produtores, etc.
A viabilização desta revista é uma das atividades resultantes da parceria entre produtores de batata da ABASP e as seguintes empresas: Aventis, Basf, Bayer, Castanhal, DA Petrus, Dow AgroSciences, Du Pont, Fertilizantes Mitsui, FMC, Utilfertil, GF Lub, Hokko, Iap Serrana, Ihara, Itupetro, Manah, Milênia, Novaplast, Procópio, Risel, Rohm Haas, Sacaria Imperial , Solorrico e Syngenta. Outras importantes atividades da parceria são: aumentar o consumo da batata brasileira, modernizar a comercialização da batata fresca e desenvolver o marketing da batata brasileira. Sem dúvida, são grandes desafios a serem superados. Sem dúvida, isto beneficiará a Cadeia Brasileira da Batata. Confiança é o ponto de partida…
Frederico Rozansky – Diretor do Departamento de Suprimento Escolar (DSE) da Secretaria de Estado da Educação Oferecer refeição escolar com um cardápio balanceado, alimentos frescos e de qualidade para mais de um milhão de...
A ABASP realizou em 1º de maio de 2001 o Dia de Campo envolvendo as empresas parceiras. As atividades começaram com a visita a duas áreas de produção comercial de batata consumo, pertencentes aos...
Lago – Chapada Diamantina – BA Batata Suja Alunos do ICIAG – UFU na Dinâmica da Batata-Julho de 2007 Curso da Batata-Junho de 2007- Campinas/SP Tubérculo com Lenticelose Danos de...
Rubens Antonio Mandetta de Souza Eng. Agrícola com Especialização em Marketing e Mestrado em Economia é Consultor da Associação Paulista de Supermercados na organização da Feira FLV (19) 9771.3699 rmandetta@mpc.com.br Já há algum tempo...