Editorial

A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, assim como o Brasil é o 2º maior mercado consumidor potencial, naturalmente a globalização interfere fortemente na Cadeia Brasileira da Batata . Esta interferência provoca grandes ameaças a diversos segmentos da cadeia e também grandes oportunidades a outros segmentos. Destacamos como segmentos beneficiados os importadores, as grandes redes de supermercados e fast food, as grandes indústrias de processamento de batata e os consumidores de maior poder aquisitivo. São prejudicados os produtores, os provedores de insumos, o pequeno varejo e a maioria da população.


Esta situação implica em medidas imediatas por parte dos segmentos que estão sendo prejudicados e por isso, entre as diversas atividade desenvolvidas pela ABASP, foi criadauma revista da batata. A proposta da revista ABASP Batata Show é integrar e beneficiar todos os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata. A ediçõe atual e posteriores tratarão de importantes assuntos exclusivos sobre batata: semente, legislação, variedades, agroquímicos, fertilizantes, embalagens, combustíveis, máquinas/implementos, produção, beneficiamento , comercialização, importações, varejo, indústria, consumo, países produtores, etc.


A viabilização desta revista é uma das atividades resultantes da parceria entre produtores de batata da ABASP e as seguintes empresas: Aventis, Basf, Bayer, Castanhal, DA Petrus, Dow AgroSciences, Du Pont, Fertilizantes Mitsui, FMC, Utilfertil, GF Lub, Hokko, Iap Serrana, Ihara, Itupetro, Manah, Milênia, Novaplast, Procópio, Risel, Rohm Haas, Sacaria Imperial , Solorrico e Syngenta. Outras importantes atividades da parceria são: aumentar o consumo da batata brasileira, modernizar a comercialização da batata fresca e desenvolver o marketing da batata brasileira. Sem dúvida, são grandes desafios a serem superados. Sem dúvida, isto beneficiará a Cadeia Brasileira da Batata. Confiança é o ponto de partida…

VEJA TAMBÉM

DESIDRATADOS

Prativita Alimentos Nutricionais Ltda.Janete Martha Hendges FriesDiretora TécnicaRua Roberto Halmel, Nr. 850 Bairro Empresa,95600-000 – Taquara/RS(51) 542-5020janete@prativita.com.br A secagem de legumes e hortaliças ocupa uma posição representativa na área de desidratação de limentos. É...

LER

ATACADO E GLOBALIZAÇÃO – Ponto de Vista da AgroColt

Entrevista para a Revista Batata Show, com Sr. Cláudio Murilo de Souza Gomes, diretor da empresa AgroColt, situada no Ceasa BH/ MG. A Globalização proporcionou benefícios aos Ceasas?Certamente. Apesar de ter muito que melhorar,...

LER

Eventos-Red LatinPapa

Red Iberoamericana de innovación en mejoramiento y diseminación de la papa   La “Red Iberoamericana de Innovación en Mejoramiento y Diseminación de la Papa” – RED LATINPAPA, integrada por diez países latinoamericanos y España, tiene como objetivo fortalecer la colaboración entre investigadores...

LER

Descarte de embalagens de Agroquímicos

Gerson Augusto Gelmini – Engº Agrônomo Diretor do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo Coordenadoria de Defesa Agropecuária da SAA/SP No âmbito da legislação federal, a Lei 7.802/89, com redação dada...

LER