Considerando que no Brasil são plantados anualmente de 100 a 110 mil hectares de batata, e que em média são utilizadas de 80 a 100 caixas de 30 kg /hectare, podemos concluir que são necessárias aproximadamente 10 milhões de caixas de batata semente. Mediante este raciocínio surgem muitas perguntas:
• Qual a área plantada que utiliza batata semente? Quantos produtores utilizam batata semente?
• Qual a área plantada que utiliza batata consumo como semente? Quantos produtores fazem isso?
• Por que muitos produtores utilizam batata consumo como semente?
• Quais são as principais doenças e pragas que estão sendo disseminadas pelas batatas consumo utilizadas como semente?
• Como será solucionado o problema de todas as regiões produtoras cujos solos foram contaminados com patógenos com grande potencial de destruição e praticamente impossíveis de serem erradicados?
• Como podemos receber novas variedades se a maioria dos produtores não quer pagar royalties e multiplicam descaradamente variedades protegidas?
• Por que não está sendo possível definir as normas de certificação para a produção e comercialização de batata semente?
• Onde está falhando o governo federal? Onde estão falhando os produtores? Onde estão falhando os importadores de batata semente?
• Se não resolvermos esta situação insustentável, o que será da produção de batata no Brasil nos próximos anos? Será que as variedades atuais se tornarão resistentes aos problemas?
Diante da gravidade do problema convidamos três especialistas em batata semente para comentar sobre o assunto (veja páginas 8 a 13).
Esperamos que estas matérias sensibilizem as autoridades, os produtores e todos os demais profi ssionais envolvidos com batata semente a se unirem para solucionar o mais rápido possível este sério problema da Cadeia Brasileira da Batata.
Os consumidores escolhem as batatas nos supermercados baseando- se somente na aparência e no preço. O resultado prático desta situação encaixa certinho no ditado – BONITINHA, MAS ORDINÃRIA… pois, geralmente, as batatas são bonitas...
Mário Massayuki Inomoto, Professor, ESALQ/USP, Piracicaba/SP Claudio Marcelo Gonçalves de Oliveira, Pesquisador Científico, Instituto Biológico, Campinas/SP A batata é uma das culturas mais prejudicadas pelos nematóides fitoparasitos. Mais de uma dezena de espécies de...
Engil I. P. Pereira – Bolsista do Programa FIPE, Centro de Ciências Rurais (CCR),Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).engil@mail.ufsm.brDilson A. Bisognin – Professor do Departamento de Fitotecnia da UFSM. Pesquisador do CNPq. Líder do...
Antônio Donizette de Oliveira – adonizette@eafmuz.gov.br Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, Morro Alto, 37.890-000, Muzambinho – MG. (35) 3571-1529. Paulo Cezar Rezende Fontes – pacerefo@ufv.br Haroldo Carlos Fernandes Júlio Cezar Silveira Nunes O solo...