Nos mais diversos segmentos, a globalização e a competitividade têm determinando oportunidades de mercado ao mesmo tempo que às restringe aos que não se situam neste processo. Diante esta realidade, a instituição de associações de profissionais afim de defender interesses específicos de uma categoria além da identificação de suas oportunidades e deficiências, têm se mostrado uma medida inteligente aos que se empenharam nesta experiência. Para que o sucesso de uma associação seja efetivado e seus associados possam se beneficiar com suas conquistas é fundamental que prevaleça a harmonia de objetivos, empenho e dedicação das partes fundamentais de sua estrutura; como associados, empresas parceiras e organização. Esta é uma medida inteligente, capaz de suprir os interesses de todas as partes envolvidas em uma associação de profissionais. Porém, sua concretização só é possível se esta preencher às expectativas fundamentadas em cinco quesitos básicos:
1 – Plano de trabalho:
Uma associação de profissionais deve eleger suas prioridades e atuar de forma objetiva. No caso de uma associação de produtores e empresas parceiras, como a organização da ABASP, muitas vezes em seu dia-a-dia são desenvolvidas ações de trabalho sobre determinados fatores e situações que se apresentam como verdadeiros desafios e que requerem soluções quase impossíveis de serem efetivadas. Como exemplo, podemos destacar os altos índices de inadimplência presentes nos processos de comercialização. Já a competitividade de mercado, tecnologia e subsídios existentes nos países desenvolvidos são diferenciais marcantes e que desfavorecem de forma quase impossível de reversão a situação de mercado dos produtores de batata no Brasil.
2 – Composição:
Uma associação deve ser instituída a partir de produtores “inteligentes” que almejam resultados e empenham-se pela força de um conjunto. A participação ativa é o combustível básico para alimentar uma associação, assim como a confiança é o principal instrumento para direcionar ao rumo certo. As atividades propostas devem efetivar benefícios comuns. A ABASP, evolui no processo associativista com o sistema de parcerias, tendo como objetivo principal, somar forças, afim de enfrentar outros segmentos da cadeia da batata que estão sendo beneficiados enquanto prejudicam produtores e provedores de insumos, como agroquímicos, indústria de fertilizantes, sacaria e combustível.
3- Recursos econômicos:
É essencial para uma associação a captação de recursos suficientes para que seja possível a realização de sua principais atividades, como também, um controle preciso de suas despesas. Aqui há um grande paradigma a ser superado. Enquanto alguns produtores participam ativamente de uma associação e visualizam suas conquistas, outros têm participação quase nula e cobram seus resultados. Ao mesmo tempo em que alguns consideram o valor da contribuição sensato, compreendendo seus propósitos e aderindo à associação, outros por o considerarem elevado, não contribuem, desestruturando o processo associativista.
Uma situação que demonstra esta problemática refere-se ao preço de mercado da batata. Nos períodos em que o preço é baixo, muitos produtores partem do princípio de que não poderiam pagar a associação; e quando o preço é alto, passam a acreditar que não teriam a necessidade de contribuir com seus encargos, pois beneficiados pelo momento, não necessitariam de conquistas da associação. Assim sendo, se o produtor visualiza benefícios, logicamente deve contribuir para a obtenção dos resultados, estes muitas vezes possíveis somente através de maior empenho em conjunto.
4 – Recursos Humanos:
Uma associação necessita de uma estrutura composta por funcionários eficientes, motivados, honestos e dispostos a se dedicarem integralmente às suas diversas atividades. Nossa experiência através da ABASP revelou a necessidade de mais de quatro anos para que pudéssemos entender os principais problemas dos associados e as ameaças referentes a outros segmentos da cadeia da batata. Uma associação deve ser composta por profissionais diversificados atuantes em diferentes áreas, desde assuntos técnicos e administrativos até mesmo com qualificações específicas, como fluência em outros idiomas, afim de poderem melhor compreender interesses internacionais em nosso segmento.
5 – Resultados:
O principal objetivo que justifica a instituição de uma associação de profissionais, baseia-se no fato de que esta deve proporcionar e oferecer resultados práticos aos associados. Dentre suas principais atribuições, podemos destacar que esta deve prestar orientação através de informações específicas, como introdução de novas tecnologias, efetivação de denúncias de irregularidades, maior profissionalização de seus associados, maior atuação política de seus envolvidos, entre outras. Cabe à ela também, se propor a orientar o ensino e pesquisa nas instituições. Essencialmente, a efetivação de uma associação se justifica pela união de um grupo de produtores dispostos a se dedicarem através de um sistema inteligente e funcional, visando obtenção de benefícios comuns e defesa de seus próprios interesses, pois somente a eles cabe este papel.
Antonio Marcos Gaspari Fernando Milan Sartori O consumo de água doce no planeta é um tema que há muito tempo é evidente e importante, e desde sempre é alvo constante de diversos estudos para...
Omega-9 Oils* da Dow Agrosciences garante produção de alimentos saudáveis sem perder performance industrial Tendo em vista a crescente demanda por alimentos saudáveis, sustentada por informações médicas que alertam sobre os riscos da ingestão...
José Marcos Bernardi – batata@solanex.com.br – (19) 3623.2445 Não é só pelos subsídios agrícolas que os americanos conseguem sucesso na atividade agrícola. Há também algumas coincidências naturais, que lhes são altamente favoráveis. Seja pelo...
Rua Augusta 2077 – lojas 8 e 9 – Na galeria “Praça Nova Augusta”, ao lado do cinema do Sesc. São Paulo / SP. (11) 3062.8776. Renomada casa especializada em batatas rostie, um prato...