Ensino

A ABBA realizou em 26 de outubro de 2004 a Dinâmica da Batata no Instituto de Ciências Agrárias- ICIAG, Curso de Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU – Minas Gerais .
Esta atividade é uma iniciativa do Professor José Magno Queiroz Luz, responsável pela disciplina de Olericultura, 8o período, e tem como objetivo proporcionar informações aos estudantes sobre a Cadeia Brasileira da Batata em nível nacional e internacional, complementando e enriquecendo o conteúdo ministrado sobre esta cultura dentro da referida disciplina.


  Casca mais comprida


A Dinâmica da Batata teve a participação de 46 alunos e consistiu das seguintes atividades:


1- Divisão dos alunos em 04 equipes, incentivando a criatividade, o trabalho conjunto e a competição entre os grupos. Nesta oportunidade cada grupo teve que escolher um nome, sendo obrigatório envolver alguma denominação dentro da cadeia de Batata, estimulando e checando em um primeiro momento, a criatividade de cada grupo. Estes foram assim denominados: Os Sarnentos, Os Embonecados, Gisele Bintje e Asterix. Estes nomes foram considerados bem criativos em comparação a outros grupos de turmas anteriores onde também foi realizado esta dinâmica.


  Batata na boca


2- Sugestões sobre o Perfil do Profissional – visa sugerir aos alunos sobre as principais características que um profissional, no caso Engenheiro Agrônomo, deve ter sucesso na vida profissional. Destacam-se os seguintes pontos: necessidade de se ter conhecimento, mesmo que não seja pleno, mas o suficiente para buscar os resultados dos problemas a serem enfrentados na atuação profissional; ser criativo, ter iniciativa e sempre estar motivado; ter conhecimentos adicionais considerando-se como básico o domínio de informática e da língua inglesa, e ter conhecimentos básicos e atuais de política, economia e questões sociais; ter responsabilidade, ética, idoneidade, equilíbrio emocional, ser humano em suas ações e sempre procurar manter um bom relacionamento com seus colegas e outras pessoas envolvidas; e ainda, defender e valorizar o Brasil.


  Prof. José Magno e Alessandro Sanches, vulgo “Batata”


3- Identificação de Sintomas e Variedades – visa apresentar aos alunos as principais variedades plantadas atualmente no Brasil e os principais problemas fitossanitários e fisiológicos que ocorre nos tubérculos.
Foram apresentados 20 amostras entre variedades e problemas. Esta parte sempre é muito elogiada pelos estudantes ,pois ajuda a suprir a parte prática da disciplina


  Segura o saco


4- Palestras – Comercialização de Batata Fresca no Brasil e Panorama da Cadeia da Batata no Brasil e no Mundo. São apresentados dados atuais, aspectos gerais da Cadeia, a inserção dos segmentos de ensino e pesquisa, os demais segmentos (provedores de insumos, produtor, varejo, indústria, importadores, bancos, governo e organizações) e a comercialização, caracterizando um histórico e a situação atual da comercialização da batata no Brasil.


5- Competições – representantes masculinos e femininos dos grupos participaram das seguintes competições – peso da batata, descascar batata, segura o saco e batata na boca. Atividades visaram incentivar os alunos a exercitar o bom senso, a habilidade, a força e o entretenimento.


6- Avaliação dos alunos – foi aplicado um questionário com 20 questões sobre os assuntos discutidos ou apresentados visando avaliar o aproveitamento individual dos alunos. Este questionário valeu 10 pontos dentro da disciplina de Olericultura. Um aluno tirou nota 4,5; um nota 5,5; dois notas 6,0; quatro notas 6,5; quatorze notas 7,0; quatorze notas 7,5; seis notas 8,0 e três tiraram notas 8,5, perfazendo a turma uma média de 7,1.


7- Avaliação da Dinâmica da batata – Os alunos atribuíram notas de 0 a 10. O resultado desta avaliação teve 02 notas 08, 09 notas 09 e 16 notas 10, resultando em uma média de 9,55. 8- Premiação do Grupos – os grupos foram premiados simbolicamente no final da dinâmica de acordo com resultados obtidos nas identificações dos sintomas e das competições.


A ABBA agradece a oportunidade ao Professor José Magno, aos alunos e ao ICIAG UFU e esperamos que esta atividade resulte em benefícios a Cadeia Brasileira da Batata..
 
 

VEJA TAMBÉM

Receita

Casa dos Carneiros (carne seca desfiada com cebola dourada, mussarela de búfala e tomate seco)Carne seca, charque, carne de sol. De norte a sul do país, na caatinga, nos pampas, no cerrado, este tipo...

LER

Família paulista destaca-se na produção de sementes

Mitsuru Horiguchi (Tatuí/SP) irmaoshoriguchi@cristalnet.com.br Cristalina, que hoje está entre os mais importantes celeiros do Brasil, produzindo cereais em grande quantidade devido a investimentos de agricultores e principalmente pela fertilidade de seu solo, conta com...

LER

Arione da Silva Pereira

56 anosEng Agrônomo – Universidade Federal de Pelotas; M.Sc. – University of California/Davis, Estados Unidos; Ph.D. – University of Guelph, Canadá. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- EMBRAPAPesquisador da EMBRAPA e CNPq, e Professor Colaborador...

LER

MAPA – Coordenadoria de Apoio à Cadeia Brasileira da Batata

Ronaldo Amaral de PaivaSecretaria de Política AgrícolaMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(61)218.2741 Direto Fax:(61)225.4726ronaldopaiva@agricultura.gov.brwww.agricultura.gov.br O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Secretaria de Política Agrícola – SPA, criou dentro do Deagro –...

LER