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Cerca de 170 pessoas participaram, nos últimos dias 28 e 29 de outubro, de um evento sobre tecnologia no cultivo de Batata e outras culturas, patrocinado pela fabricante de defensivos agrícolas Syngenta em São Gotardo (Minas Gerais), conhecido como CNT (Circuito Nacional de Tecnologia). O evento contou também com o apoio da ABBA (Associação Brasileira da Batata). Coordenado pelos representantes técnicos de vendas da empresa Leandro Sitta e Ricardo Alcântara, o evento reuniu produtores, técnicos e trabalhadores rurais em palestras e demonstrações sobre técnicas de manejo e de gerenciamento da produção.
Um dos principais pontos do evento foram as palestras sobre saúde e segurança em empresas rurais. Num dos módulos, um fisioterapeuta falou sobre ginástica laboral, uma prática originária do Japão que tem como benefícios reduzir o número de faltas por motivos de saúde na empresa e, para o trabalhador, melhorar seu estado físico em geral. Segundo Sitta, em alguns casos, houve redução de faltas de uma média de duas por ano para nenhuma. “Quando se pensa em um grande número de funcionários, isso ode fazer uma grande diferença”, diz o representante da Syngenta.
Durante o CNT de São Gotardo de Minas Gerais, foram também discutidas técnicas de tratamento e manejo das culturas de batata, cenoura e beterraba, com apresentação de produtos específicos para cada uma delas fabricados pela Syngenta. Em especial foram demonstrados o Amistar, com técnicos da Syngenta falando sobre sua tecnologia e indicações de uso, principalmente contra doenças causadas por alternarias, como a fita preta. Após as palestras, os participantes puderam visitar áreas tratadas e compará-las com áreas em que não foi utilizado o produto. “No total, os participantes do CNT representavam cerca de 15 mil hectares de batata, 3.500 ha de cenoura, 2.000 ha de cebola, 2.500 ha de alho, 900 ha de beterraba e quase 24 mil ha de cereais na região. Isso demonstra o sucesso da iniciativa da Syngenta e da ABBA, pois é importante não apenas oferecer a oportunidade de conhecimento, mas fazer com que o produtor se beneficie dessa oportunidade”, diz Alcântara. “Conseguimos atingir muita gente com o CNT e isso garante que, de agora em diante, essas pessoas irão adotar cada vez mais as técnicas e tecnologias mais avançadas que demonstramos a elas.”
Os participantes também foram apresentados ao pacote de serviços e produtos Base Forte, desenvolvido pela Syngenta para atender a todas as principais necessidades de tratamentos fitossanitários dos agricultores, independentemente da cultura que exploram. A partir dele, os produtores têm a possibilidade de contratar serviços e adquirir produtos diretamente da Syngenta de forma a maximizar seu potencial produtivo.
A contribuição da ABBA no evento foi uma palestra sobre o direcionamento do mercado de batata no Brasil, o que se revelou importante para os produtores que, além de técnicas de administração e cultivo, também obtiveram informações sobre saúde e segurança no campo. “Decidimos oferecer um pacote completo de dados para os participantes. Falamos não apenas de tecnologia, mas de mercado e até mesmo de saúde e segurança”, afirma Sitta. “O mais interessante é agregar informações que nem sempre fazem parte desse tipo de evento, como a ginástica laboral, em saúde, e o descarte correto de embalagens utilizadas, em segurança.”
A ABBA realizou um levantamento da área média de produção agrícola anual de seus 61 associados:
PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 37, ACESSE O ARQUIVO PDF: http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_37.pdf
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