ABSTRAC: Critical factors in potato production process The production of Brazilian potato was 3.1 millions of tons in 2006 (FAO, 2006). An analysis since 2001 has been showing that potato price had a variation leading to a risk for producers. In this case, it is important to increase the effi ciency and effi
cacy of potato production. It’s supposed that application of management methods show good actions for production improvement. And, the objective of this work was to identify critical points of potato
production. The results made possible to identify fi ve critical factors and showed that the potato planting is not able to attend the limits. Keywords: Solanum tuberosum L, mecanização, FMEA, qualidade.
Introdução
A batata (Solanum tuberosum L.) é a quarta cultura em ordem de importância no mundo, após o trigo (Triticum spp.), arroz (Oryza sativa) e milho (Zea mays) (Pereira & Daniels, 2003) com uma produção brasileira de 3,1 milhões de toneladas e um PIB (Produto Interno Bruto), estimado em torno de 1,3 bilhões de dólares (FAO, 2006; Camargo Filho, 2001). Analisando o mercado da batata desde 2001 a 2007 é possível observar que existe uma oscilação do preço, principalmente nas safras das águas (colheita de novembro a abril), afetando assim o rendimento econômico da empresa (Legnaro, 2007). Uma das formas de diminuir os riscos externos é aumentar a efi ciência e efi cácia do processo produtivo da batata.
Para tanto, a aplicação de métodos gerenciais, consagrados no setor industrial, pode ser uma alternativa. Esses métodos permitem a identifi cação dos fatores críticos e a análise desses fatores contribuem para a melhoria contínua do processo.
Dos métodos existentes, destacamse o FMEA (modo de análise de falhas e seus efeitos) e o controle estatístico de processo. Eles permitem a identifi cação e avaliação dos pontos críticos do processo e proporcionam o desenvolvimento de ações norteadoras para a conformação da qualidade (Campos, 1999; Helman & Andery, 1995). Matos (2004), detectou pontos críticos no processo de benefi camento da madeira pelo método FMEA, e o monitoramento desses pontos forneceu subsídio para o processo de tomada de decisão nos níveis operacionais, táticos e estratégicos (gerenciamento com base em fatos e dados).
Considerando a importância do cultivo da batata no Brasil e os métodos gerenciais para identifi cação das oportunidades de melhoria, esse trabalho tem como objetivo identifi car fatores críticos na produção da batata.
Materiais e métodos
Esse trabalho foi desenvolvido numa empresa produtora de batata com área plantada em torno de 500 hectares por ano, localizada em Itapetininga/SP. Ele foi realizado em 4 etapas: mapeamento dos processos (etapa 1), aplicação do FMEA (etapa 2), coleta de dados (etapa 3) e análise do processo (etapa 4).
As etapas 1 e 2 foram desenvolvidas através de uma entrevista com a equipe técnica da empresa, nos níveis tático e operacional. Iniciou-se pela identifi cação dos principais processos da produção de batata, tendo como critério o custo e a sua interdependência, e a partir dessa foi elaborado o mapeamento de processo identifi cando os produtos, máquinas, materiais, fornecedores e clientes. Após o mapeamento, iniciou-se a etapa 2, que consiste na seleção dos produtos considerados críticos para o desempenho da empresa, utilizando-se o método FMEA. Para cada produto atribuiu-se os índices de severidade, detecção e ocorrência baseadas em critérios descritos na tabela 1.
Os produtos que receberam pontuações acima de 8 foram considerados críticos e desenvolveu-se indicadores de desempenho para efetuar sua monitoração. Na etapa 3 foi realizada a coleta dos dados no campo, seguida da aplicação das cartas de controle de média e de amplitude (etapa 4). Os dados obtidos fora dos limites superiores de controle (LSC) e inferiores de controle (LIC) são variáveis consideradas especiais, possíveis de serem detectados e corrigidos. O LM representa os valores da média de todas as amostras.
Resultados e discussões
A produção de batata foi dividida em cinco processos: preparo de solo, plantio, tratos culturais, colheita e comercialização. Considerando o custo e a interdependência dos processos com as etapas seguintes foram selecionados pela equipe técnica o preparo de solo e plantio para o mapeamento de processo. Desses dois processos selecionados, identifi cou-se no total seis produtos, os quais através da aplicação do FMEA obteve-se cinco críticos, descritos na tabela 2.
Dos cinco produtos críticos escolheu-se, por decisão da equipe, analisar o produto semente plantada e os resultados na forma de carta de controle, que são apresentados na fi gura 1.
No produto “semente plantada” a porcentagem de valores dentro do intervalo de espaçamento requerido pelo cliente (0,25m±0,02m), correspondeu a 30,9% da frequência observada. Nas cartas de controle, pode-se verifi car que a média (fi gura 1A) dos espaçamentos está acima do requerido, e a amplitude (fi gura 1B) exibe dados acima do limite superior de controle, com oscilações frequentes dentro dos limites. Isso mostra que existem fatores, causas especiais, possíveis de serem detectados e melhorados, e o processo não se encontra sob controle.
Conclusões
Com a metodologia aplicada foi possível identifi car cinco produtos críticos. A análise do produto “semente plantada” mostrou que o processo esta fora de controle estatístico e não atende aos requisitos da empresa.
Agradecimentos
À empresa Irmãos Hoshino pela oportunidade e apoio fi nanceiro para o desenvolvimento desse projeto.
Referências Bibliográficas
CAMARGO FILHO WP. 2001. Produto interno produto da cadeira produtiva da batata. Batata Show. Disponível em http://www.abbabatatabrasileira. com.br/revista02_017.htm. Acessado em 15 de setembro de 2007.
CAMPOS VF. 1999. TQC controle da qualidade total (no estilo japonês). Editora DG. 229p. FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, 2006. Disponível em: http://faostat.fao.org/site/339/default.aspx. Acesso em 15 de setembro de 2007.
HELMAN H; ANDERY PRP. 1995. Análise de falhas: aplicação dos métodos de FMEA. Fundação Christino Ottoni. 156p.
LEGNARO A. 2007 Análise de preços da batata in natura nos últimos sete anos. Batata Show. 18 : 48-50.
MATOS RB. Indicadores de desempenho para o benefi ciamento de madeira serrada em empresas de pequeno porte: um estudo de caso. Piracicaba: USP-ESALQ. 100p.
PEREIRA AS; DANIELS J. 2003. O cultivo da batata na região sul do Brasil. Embrapa. 567p.
Segundo trabalho premiado
Henry Sako1; Fernando PrettI Rimério2; Roselane
Biangaman Matos3; Marcos Milan4
1ESALQ/USP-Departamento de Engenharia Rural
(henrysk@uol.com.br), 2(fp_r@yahoo.com.br)
3 (rbmatos@gmail.com), 4 (macmilan@esalq.usp.br)
Eng. Agr. Dra. Vanessa S. Ramos Eng. Agr. Ph.D. Valmir Duarte O Brasil (3.851.396 t) é o vigésimo produtor de batata na classificação internacional, com a China (99.065.724 t), Índia (43.770.000 t) e EUA...
Sidney ChristChef-ConsultorAjinomoto-Castelo Alimentos-Panex RochedoDocente de Gastronomia SENAC/ RJDocente de Gastronomia SENAC/ MGsidneychrist@ig.com.br Como estava dizendo nos números anteriores. A batata, além de ter suas propriedades gastronômicas, também aparece no campo medicinal.Ela se torna muito...
A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é...
Ailton Reis / Sieglinde Brune Pesquisadores, Embrapa Hortaliças, Brasília Eduardo S. G. Mizubuti Professor, Depto. de Fitopatologia, UFV ailton@cnph.embrapa.br Várias doenças fúngicas incidem na cultura da batata, comprometendo a sua produtividade, acarretando um aumento...