A ABBA elegeu nova diretoria para o período de 21 de fevereiro de 2006 a 20 de fevereiro de 2008.
Os diretores eleitos foram: Marcelo Balerini de Carvalho – Presidente; Edson Asano – Diretor Administrativo e Financeiro; Kenji Okamura – Diretor de Marketing e Pesquisa; Paulo Dzierwa – Diretor
Batata Consumo e Industria e Albanez Souza de Sá – Diretor Batata Semente.
Além dos diretores, o grupo presente na assembléia decidiu pela criação de um Conselho Consultivo e de um Conselho Fiscal visando o crescimento da ABBA. Para o Conselho Consultivo foram eleitos: Airton Arikita, Celso Roqueto, Peter Elsof, Sandro Bley, Tadashi Takaku. E para o Conselho Fiscal: Arari Pinto de Oliveira, Eduardo Kage Mori e Tsuyoshi Oi.
Esta será a quinta diretoria da ABBA que terá a importante missão de dar continuidade à evolução do processo associativista na Cadeia Brasileira da Batata. Para cumprir esta missão continuaremos desenvolvendo o Projeto ABBA 2005 a 2010, composto pelos seguintes desafios: ser uma associação modelo, incentivar e apoiar o ensino e a pesquisa, apoiar a modernização das legislações batata, combater as importações ilegais e incentivar as exportações de batatas brasileiras, sensibilizar o governo sobre a importância social e econômica da Cadeia Brasileira da Batata, organizar e participar dos principais eventos de batata no Brasil e exterior, organizar viagens técnicas aos principais países produtores de batata, realizar cursos técnicos sobre a produção de batatas, desenvolver propostas para a modernização da comercialização de batata no Brasil, apoiar a certificação da produção de batata, buscar alternativas de novas variedades de batata para o Brasil, publicar revistas e livros técnicos sobre batata, defender a imagem da batata brasileira, incentivar o consumo de batata brasileira, proporcionar informações sobre a batata, aliar-se a outras cadeias produtivas e unir profissionalmente a Cadeia Brasileira da Batata.
Somos cientes das dificuldades para vencer todos estes desafios, porém temos certeza que esta é a melhor alternativa para a profissionalização da Cadeia Brasileira da Batata, ou seja, da sustentabilidade e crescimento de uma das mais importantes cadeias produtivas do Brasil.
Marcelo Bregagnoli1; Keigo Minami2; João Benedito Roque1 1E.A.F.Muzambinho, mbrega@eafmuz.gov.br; 2ESALQ/USP A bataticultura nacional está à mercê das oscilações de mercado, deixando o produtor sempre exposto ao risco (NORI, 2001). A crescente industrialização, trouxe a...
Alexandre Andreatta Diretor da Andreatata Sementes Ltda. tatasem@uol.com.br Representante exclusivo no Brasil de HZPC Holland B.V. No mundo todo existem produtores que são pontos de referência, seja local ou internacionalmente, pela qualidade aplicada em...
A aplicação errada de produtos defensivos agrícolas é sinônima de prejuízo, pois além de gerar desperdício e poder causar resistência, aumenta consideravelmente os riscos de contaminação das pessoas e do ambiente. Com o objetivo...
A Revista Batata Show traz nesta edição entrevistas com duas consumidoras para avaliar o comportamento na hora de comprar e escolher batatas e suas opiniões sobre a divulgação das especialidades culinárias de cada variedade...