Joaquim Gonçalves de Pádua – Pesquisador EPAMIG/FECD – Av. Santa Cruz, 500 – 37780-000 – Caldas – MG – (35) 3735.1101 – padua@epamigcaldas.gov.br
A escolha correta de uma cultivar é muito importante para o sucesso do Agronegócio da Batata. Para sobressair num mercado cada vez mais competitivo e exigente o produtor necessita de produtos a custos reduzidos e de boa qualidade. A utilização de cultivares que apresentam maior potencial produtivo e maior percentagem de tubérculos graúdos, maior tolerância ou resistência às pragas e doenças e ciclo mais precoce, pode resultar numa redução significativa do custo de produção. A qualidade do produto, principalmente no mercado de tubérculo in natura, resulta de um conjunto de caracteres como tubérculos de boa apresentação (maior tamanho, formato alongado, pele lisa e olhos rasos) e aptidão para fritura, que é a forma de consumo mais utilizada no país.
A EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) em parceria com a AGRICO BA e Margossian Sementes Ltda, e com o apoio da FAPEMIG, vem desenvolvendo desde 2001, ensaios para avaliação do valor de cultivo e uso de cultivares introduzidas da Holanda, visando a seleção daquelas que reúnam um maior número de caracteres que satisfaçam o produtor e o consumidor. Os ensaios são conduzidos junto a lavouras comerciais, e contam com a expressiva colaboração dos produtores que auxiliam na condução e na avaliação das cultivares, as quais são feitas em diferentes épocas de plantio e em ambientes representativos das regiões Sul, Triângulo, Alto Paranaíba e Campos das Vertentes, que são as principais produtoras em Minas Gerais. Neste período foram selecionadas nove cultivares que se encontram registradas no Ministério da Agricultura e à disposição dos produtores, representando mais opção na escolha adequada da cultivar.
As cultivares apresentadas a seguir são recomendadas para o cultivo no Estado de Minas Gerais e apresentam como vantagens o alto potencial produtivo, baixo percentual de descarte e ciclo precoce, que possibilitam ao produtor obter maior produção por área em menor espaço de tempo, o que lhe permite reduzir significativamente os custos de produção. Os tubérculos se destacam pelo formato e aparência, que atendem bem as exigências do mercado. Além dessas vantagens essas cultivares apresentam ainda algumas características peculiares importantes tais como:
Almera: Destaque pela aparência dos tubérculos. Adequada para cozimento. As plantas são bem tolerantes aos vírus Y e do enrolamento das folhas.
Amorosa: Tubérculos com pele vermelha e adequada para cozimento. As plantas são bem tolerantes aos vírus Y e do enrolamento das folhas.
Armada: Destaca pelo maior tamanho dos tubérculos. Adequada para consumo na forma cozida ou assada. Resistente ao Vírus PVY.
Arnova: Adequada para cozimento. Boa tolerância à sarna comum e ao vírus do enrolamento das folhas.
Artemis: Adequada para cozimento e fritura doméstica na forma de palitos. As plantas são bem tolerantes aos vírus Y e do enrolamento das folhas.
Fontane: Adequada para frituras. As plantas são tolerantes aos vírus Y e do enrolamento das folhas e os tubérculos pouco sensíveis à sarna comum.
Maranca: Rústica e bastante produtiva. Adequada para cozimento. Moderada resistência para sarna comum e o vírus Y.
Markies: Destaca pela aparência dos tubérculos. Adequada para frituras. Boa resistência para Requeima e ao vírus Y.
Sinora: Rústica e bastante produtiva. Tubérculos ovais arredondados. Adequada para frituras na forma de palitos e chips.
Além dos ensaios conduzidos pela EPAMIG, foram realizadas unidades de observação com diversos produtores em todos os Estados onde se pratica o cultivo da batata no país e, segundo o Sr. Abraham Margossian, foi observado o mesmo desempenho agronômico obtido em Minas Gerais. Todas essas cultivares estão protegidas no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC) do Ministério da Agricultura e maiores informações podem ser obtidas com o Sr. Abraham Margossian, que é o representante legal da AGRICO no Brasil, pelo Telefax (19) 3894-5325 – Celular: (011) 9981-2475.
O Prof. Dr. Luís Azevedo do Instituto de Biologia, Departamento de Entomologia e Fitopatologia, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, lançou no Congresso Paulista de Fitopatologia o seu quarto livro sobre Proteção...
A 10º edição da Revista Batata Show traz matérias sobre dietas, agroquímicos, mecanização, beneficiamento, comercialização, ensino, pesquisa, paises, industria, culinária, fitossanidade, personalidades, tecnologia, produtores, empresas, curiosidades… Inicialmente lembramos que são produzidos 2000 exemplares de...
A ABBA esteve presente na posse do novo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Dr. Roberto Rodrigues, ocorrida no dia 02 de janeiro de 2003, pois acreditamos que a experiência, competência e patriotismo...
Foi realizado nos dias 29 e 30 de novembro de 2005 o III Seminário Brasileiro da Batata, na cidade de Itapetininga/SP. O evento contou com um público de aproximadamente 400 pessoas. O objetivo foi...